Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola (SBJV) - Joinville/SC



Um pouco de história

A semente do que viria a ser o atual cenário aeronáutico de Joinville foi plantada por um grupo de pioneiros da aviação em 05 de novembro de 1937, nesta data é criado o Clube de Planadores de Joinville, e, no início do ano seguinte, mais precisamente no dia 25 de janeiro, é fundado o Aeroclube de Joinville.

Logotipo do Aeroclube de Joinville

O primeiro campo de pouso da cidade de Joinville foi construído em um terreno localizado junto à Estrada Guilherme na gestão do Prefeito Joaquim Wolf (1938/1939), comprado pela Prefeitura do Sr. Otto Pfutzenreuter, que era dono de uma granja no local, desse modo, ficou conhecido como Granja Campo de Aviação. Em junho de 1941 o Ministério da Aeronáutica realizou uma vistoria no campo de pouso da Estrada Guilherme, sendo considerado inadequado para a prática da aviação; no mesmo relatório foi determinado que fosse escolhido outro terreno para a construção do novo campo de pouso da cidade.

Após análise de vários locais foi escolhida uma área localizada na região do Cubatão Grande. O acesso a essa área se dava pela Estrada da Ilha e estava distante cerca de 15 km do centro da cidade. Após a escolha do local teve início a obra da nova pista de pouso que foi construída sem revestimento asfáltico com extensão de 1060 metros e 30 metros de largura em terras pertencentes à Prefeitura do Município de Joinville. Em 25 de outubro de 1942 já com a pista de pouso pronta, o Aeroclube de Joinville inaugura seu hangar em uma área próxima à uma de suas cabeceiras.

Imagem de Satélite do Aeroporto de Joinville (Fonte: Google Earth)

Em 1960 foram realizadas pelo Ministério da Aeronáutica as primeiras obras de melhoria da pista de pouso com o recapeamento asfáltico. Em dezembro de 1962 foi assinado o contrato para nova ampliação da pista dos 1401,50 metros de comprimento para os atuais 1640 metros, obra que foi concluída em fevereiro de 1965. Em 1974 a Infraero passa a administrar os aeroportos brasileiros e também o Aeroporto de Joinville, essa absorção foi efetuada através da Portaria 120/GM-5 de 03 de setembro de 1973 e a transferência de jurisdição ocorreu em 7 de janeiro de 1974. Em 1976 a pista de pouso passou por uma restauração completa, inclusive com melhorais na pista de táxi, pátio de aeronaves e drenagem.

O terminal de Passageiros é ampliado em 1994 e construída uma sala de desembarque com 170,00 metros quadrados. Em 1995 foi construída uma sala de embarque climatizada ampliando as instalações já existentes em mais 252,00 metros quadrados. Em 1999 devido ao crescente número de passageiros, inicia-se a fase de contratação do projeto para a construção de um novo e moderno Terminal de Passageiros para a cidade de Joinville.


O Aeroporto de Joinville (SBJV)

Joinville é a maior cidade do estado de Santa Catarina, com uma população de mais de 525 mil habitantes, segundo levantamentos recentes do IBGE. A cidade é considerada o 3º maior pólo industrial da região Sul do Brasil. Outros setores que movimentam a economia local estão relacionados ao turismo de eventos e de negócios.


Vista da fachada principal do Terminal de Passageiros

Com o foco voltado para a crescente movimentação de passageiros, no dia 08 de março de 2004, em meio às comemorações de 153 anos de Joinville, a cidade ganhou um novo aeroporto. Na ocasião foi inaugurado o novo terminal de passageiros de quatro mil metros quadrados e capacidade para atender até 500 mil passageiros por ano. Também foram construídos um prédio administrativo e uma torre de controle.

Torre de Controle - SBJV

Localizado a cerca de 13 km do centro da cidade, o Aeroporto de Joinville recebe o nome do empresário e político Lauro Carneiro de Loyola, que durante sua vida pública foi Cônsul da Bélgica em Joinville e, por quatro vezes, eleito Deputado.

Projetando o futuro, estão sendo elaborados estudos pela Infraero, em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado de Santa Catarina visando a ampliação da pista de pouso e decolagem, do pátio de aeronaves, das pistas de taxiamento e implantação de infraestruturas complementares no terminal.

Fontes:


Nota editorial: O blog Aviação em Floripa em recente passagem pela cidade de Joinville foi até o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola e traz aos seus leitores, alguns registros fotográficos que além de mostrar um pouco da movimentação aérea de SBJV, ajudam a ilustrar o texto acima.


Cirrus SR-22 Xi - PT-BOR (c/n 3573) - Particular


Aeronave Cirrus e ao fundo, um Embraer Phenom 100 (PR-DFC) no pátio do Aeroclube de Joinville.


ATR-72-212A - PP-PTM (c/n 798) - TRIP Linhas Aéreas








ATR-72-600 - PT-ATU "Azul Anil" (c/n 1033) - Azul Linhas Aéreas Brasileiras











Boeing 737-8EH - PR-GUF (c/n 35838) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes











Pilatus PC-12NG/47E - PP-ARO (c/n 1317) - Particular







Deixo esta curiosa foto como um bônus final: a proximidade da cabeceira 15 da pista do Aeroporto de Joinville com a Estrada Nossa Senhora de Fátima, cerca de 100 m, fez a Infraero colocar esta placa e o semáforo (ao fundo) alertando pedrestes e motoristas sobre a operação das aeronaves, sobretudo na decolagem.












0 comentários:

Postar um comentário