Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Esquadrão de Demonstração Aérea em Florianópolis!


Diz um conhecido ditado popular que "onde há fumaça, há fogo". No caso do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, a fumaça traz consigo um outro significado: espetáculo no céu, proporcionado por manobras que chamam a atenção pela beleza visual, arrojo e precisão, resultado de muito treinamento e dedicação de um grupo de militares, formado por pilotos e técnicos, que há 74 anos encanta o público, dentro e fora do país. Na tarde deste domingo (21/6), o privilégio coube à população de Florianópolis e região, que pôde acompanhar uma apresentação memorável. Para registrar a visita da Esquadrilha da Fumaça à capital catarinense, o site Aviação em Floripa preparou para seus leitores, uma cobertura fotojornalística especial, com muitas informações, imagens e conteúdos gráficos exclusivos. Boa leitura e Fumaça...Já!!!


Cartaz oficial da apresentação em Florianópolis. Fonte: PMF/divulgação

A história do Esquadrão de Demonstração Aérea começou no início de 1952, quando Instrutores da antiga Escola de Aeronáutica, localizada no Campo dos Afonsos (RJ), formaram uma equipe de acrobacias composta por quatro aviões de treinamento North American T-6 Texan. A primeira exibição ocorreu em 14 de maio do mesmo ano, tendo como público, apenas os Cadetes da Instituição de Ensino. Inicialmente a equipe não tinha uma denominação própria nem status oficial e por isso os pilotos treinavam as manobras acrobáticas durante suas folgas. Entretanto, a partir de 1953, através da adição de um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça, facilitando a visualização das evoluções no ar, o grupo passou a ser carinhosamente conhecido como "Esquadrilha da Fumaça". No ano seguinte, um quinto T-6 foi acrescentado às demonstrações. A equipe também passou a contar com emblema próprio e os aviões ganharam uma pintura exclusiva. Com a popularização do grupo e o aumento no número das exibições aéreas, em 1963 o time foi reconhecido como Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira. Em 1969, a equipe ingressou na era do jato com a chegada de sete aviões de treinamento Fouga Magister, de fabricação francesa (denominados de T-24 na FAB), pintados nas cores da Bandeira nacional, verde, amarelo e azul sobre um fundo branco. A nova aeronave no entanto, provou ser de difícil operação por exigir aeródromos com pista pavimentada e uma maior estrutura de apoio. Além disso, a pouca autonomia para as dimensões continentais do país forçou a FAB a reconsiderar a utilização da aeronave e assim, depois de apenas 46 demonstrações com o Magister, a equipe retornou ao seu antigo avião, voando com o T-6 até 1976, quando foi dissolvida.

North American T-6 Texan, a primeira aeronave utilizada pela "Esquadrilha da Fumaça". Foto: FAB/Divulgação

Alguns anos se passaram e no final da década de 70, na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga (SP), a acrobacia com caráter demonstrativo ressurgiu, novamente de maneira extra-oficial e por iniciativa própria de Instrutores de Voo da Escola. Chamada de "Cometa Branco", a esquadrilha era composta por aeronaves T-25 Universal, que apresentavam-se com a pintura padrão daqueles aviões na FAB. A primeira exibição ocorreu em 10 de julho de 1980, durante uma Solenidade de Formatura na Academia da Força Aérea. A esta altura, um novo avião de treinamento estava sendo desenvolvido pela Embraer para a Força Aérea Brasileira e em 21 de outubro de 1982, a "Esquadrilha da Fumaça" foi reativada, agora com o nome oficial de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) e equipada então com as novas aeronaves. Os T-25 voaram em 55 demonstrações até serem substituídos pelos T-27 Tucano em 1983. Inicialmente pintados nas cores vermelha e branca, em fevereiro de 2002, no ano do cinquentenário da equipe, os aviões ganharam um novo esquema de pintura nas cores verde, amarela e azul. Com o Tucano, aeronave de fácil operação e com excelente capacidade acrobática, o Esquadrão de Demonstração Aérea se popularizou de vez, ganhando fama dentro e fora do país. Após quase três décadas voando com o Tucano, em meados de 2012 o grupo iniciou a transição para o A-29 Super Tucano, assim como seu antecessor, projetado e fabricado pela Embraer. As cores nacionais continuaram a compor a pintura do novo avião, incluindo o desenho da própria Bandeira Nacional no estabilizador vertical. Como curiosidade, o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira é a segunda equipe acrobática militar mais antiga no mundo, ficando atrás apenas dos Blue Angels da Marinha dos Estados Unidos, formados em abril de 1946.


O Esquadrão de Demonstração Aérea tem como missões, divulgar a imagem da Força Aérea Brasileira dentro e fora do país, demonstrar o alto grau tecnológico da indústria aeronáutica brasileira e de seus produtos, o nível de treinamento e a qualidade do piloto militar brasileiro, difundir a cultura aeronáutica, além de evocar o sentimento patriótico na população. A equipe é composta atualmente por quinze pilotos dedicados exclusivamente ao Esquadrão. São no total sete posições de voo, numeradas de 1 a 7, com as seguintes denominações: Líder (Fumaça #1), Ala Direita (Fumaça #2), Ala Esquerda (Fumaça #3), Ferrolho (Fumaça #4), Ala Esquerda Externa (Fumaça #5), Ala Direita Externa (Fumaça #6) e o solista, chamado de Isolado (Fumaça #7). Cada piloto ao ingressar na equipe assume um destes números (cada qual com funções e manobras específicas) e permanece voando na mesma posição durante todo seu período junto ao time. Para tornar-se um "Fumaceiro", como são conhecidos, os candidatos, todos voluntários, devem ser Pilotos Operacionais da Força Aérea Brasileira, ter pelo menos 1.500 horas de voo, das quais 800 horas como Instrutor de Voo. A aprovação é feita pelos próprios membros da equipe e deve ser unânime. A avaliação é criteriosa e entre os requisitos, são levados em consideração aspectos psicomotores, experiência de voo, habilidade de pilotagem e a capacidade de trabalhar em grupo e de relacionamento interpessoal. Além dos pilotos, completam o time mais cinco Oficiais de outras Especialidades, uma equipe técnica de Graduados, chamados carinhosamente de "Anjos da Guarda", responsáveis por manter em ordem os equipamentos de voo e a manutenção dos aviões, além de pessoal ligado à área administrativa. Todos, a exemplo dos pilotos, são escolhidos pelo Conselho Operacional da Unidade Aérea. Em média, cada piloto permanece por dois anos na equipe, depois desse tempo, retorna para um dos diversos Esquadrões operacionais da Força Aérea Brasileira para seguir sua carreira.



A série de apresentações da Esquadrilha da Fumaça em Santa Catarina compreendeu as cidades de São Francisco do Sul (19/6), Guaramirim (20/6), ambas situadas no norte do Estado, além de Florianópolis (21/6). Para as duas primeiras exibições, a equipe utilizou o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, como base operacional. Infelizmente as condições de tempo adversas sobre a região Sul do Brasil, causaram o cancelamento da demonstração aérea programada para o sábado. Contudo, no domingo pela manhã, antes de seguir rumo à capital catarinense, com o objetivo de marcar presença e compromisso com a população guaramirense, a equipe fez alguns sobrevoos sobre a cidade. Para a última etapa da turnê, a Base Aérea de Florianópolis foi o local escolhido para receber e abrigar o grupo. O deslocamento ao Sul do país contou com oito aeronaves A-29 Super Tucano, além do suporte logístico de um cargueiro C-97 Brasília, responsável pelo transporte da equipe de apoio, equipamentos e peças sobressalentes para os aviões.


Chegada da aeronave precursora. Fotos: Marcelo Lobo da Silva

Chegada da aeronave de apoio. Foto: Marcelo Lobo da Silva

Chegada do Esquadrão de Demonstração Aérea à Base Aérea de Florianópolis, procedente de Joinville. Fotos: Marcelo Lobo da Silva

A aeronave utilizada para o apoio logístico da Esquadrilha da Fumaça nesta última etapa das apresentações por Santa Catarina, foi o C-97 Brasília com a matrícula FAB 2012, pertencente ao Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), também conhecido como Esquadrão "Pioneiro", com sede na Base Aérea do Galeão/RJ. Fotos: Marcelo Lobo da Silva









Ausente da capital catarinense desde outubro de 2023, a presença da Esquadrilha da Fumaça em Florianópolis integrou as comemorações pelos 85 anos da Base Aérea de Florianópolis, celebrados no dia 22 de maio. Também marcou o aniversário de 100 anos da Ponte Hercílio Luz, um dos principais símbolos e cartões postais de Santa Catarina, completados no último dia 13 de maio. O evento foi organizado pela Base Aérea de Florianópolis e contou com a parceria da Prefeitura da capital, além do apoio das forças de segurança municipal e estadual, reunindo um grande público de todas as idades para acompanhar as acrobacias aéreas. A apresentação teve como palco a Beira-Mar Continental, centrada na área próxima ao bolsão de estacionamento e às quadras de esporte, tendo como cenários de fundo a icônica ponte e as paisagens urbanas e naturais da Ilha de Santa Catarina. Além do espetáculo no céu, a programação também reservou espaço para atrações em terra firme, iniciando às 14h30 com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Santa Catarina. Pontualmente às 16h10, as sete aeronaves iniciaram a demonstração e durante cerca de 40 minutos, encantaram a todos os presentes com diversas sequências de manobras acrobáticas, algumas delas, exclusivas da Esquadrilha. Após a exibição aérea, a Banda da 14ª Brigada Motorizada do Exército Brasileiro encerrou as atividades, com uma apresentação musical. 


Fotos: Marcelo Lobo da Silva

Fotos: Ângelo dos Santos Melo

O site Aviação em Floripa agradece ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), ao Comando e à Seção de Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis (SCS/BAFL) e ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), por todo o apoio fornecido para a realização desta matéria.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ótima matéria, belas fotos! Você sempre presente nos eventos da Fumaça. Parabéns!!!!

sergio m. borba disse...

Excelente cobertura, parabens.

Nilton disse...

Parabéns Marcelo excelente matéria.

Anônimo disse...

Parabéns

Anônimo disse...

Excelente cobertura jornalística Cmte Marcelo Lobo. Você mais uma vez, fazendo certo, fazendo com profissionalismo e fazendo com qualidade. Sensacional. Câmbio!

Postar um comentário