No final da manhã de ontem (17/6), decolou do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, litoral norte de Santa Catarina, mais um caça F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira, encerrando o sétimo processo de entrega desses aviões. Mantendo a tradição, o site Aviação em Floripa acompanhou todos os passos da operação e apresenta aos seus leitores, a partir de agora, a maior e mais completa cobertura jornalística sobre a chegada do mais novo vetor de combate da FAB, com fotos e conteúdos visuais exclusivos, além de muitas informações. Seja bem-vindo a bordo, escolha seu assento, aperte o cinto e tenha uma boa leitura!!
A jornada iniciou-se nas primeiras horas da madrugada do dia 23 de maio, pelo horário da Suécia, utilizando-se da mesma organização vista nas entregas anteriores. A razão disso é simples e atende a dois fatores principais, ambos relacionados com a logística da operação. O primeiro deles é a proximidade entre os Aeroportos de Linköping (onde fica a planta industrial da Saab) e de Norrköping, local onde o avião é embarcado. São apenas 40 quilômetros, vencidos em poucos minutos de voo. Após o pouso, a aeronave seguiu rebocada por via terrestre até o porto da cidade. O processo foi rápido, em função da pequena distância que separa as duas instalações, facilitado pela infraestrutura, com vias largas, com boa pavimentação e livres de obstáculos. Desta vez, a embarcação contratada para o transporte, foi o MV "Fagelgracht", um Navio de Carga Geral, de bandeira holandesa e pertencente à Companhia de Navegação Spliethoff, com sede em Amsterdã. Cabe ressaltar que esta empresa foi responsável por efetuar seis das sete operações de recebimento de caças Gripen para a FAB, realizadas até o momento. A bordo, a exemplo das últimas duas entregas, estava apenas uma aeronave, com a matrícula FAB 4110, quebrando a sequência numérica que vinha se mantendo desde o começo, iniciada com o FAB 4100 (em setembro de 2020) e tendo no FAB 4108, o último caça a chegar, em setembro do ano passado. Acredita-se que o indicativo visual FAB 4109 esteja reservado para o F-39 Gripen que encontra-se atualmente em fase final de produção na Embraer, com apresentação programada para novembro desse ano.
A viagem marítima teve duração de 20 dias, tempo necessário para percorrer os cerca de 12 mil quilômetros entre Norrköping e Navegantes. A chegada à cidade catarinense ocorreu, como previsto pelos sites de rastreamento marítimo, no dia 12 de junho. Como das outras vezes, o avião veio a bordo, preso a uma estrutura especial, fixada no assoalho do porão de carga. Para isso, as rodas do trem de pouso principal foram removidas. Da mesma forma, por questões de segurança, o assento ejetável e o conjunto de cargas explosivas para o seu acionamento, vieram separados em um contêiner. Na sequência, em um procedimento rápido, porém cuidadoso, a aeronave foi içada e retirada da embarcação por um dos grandes guindastes usados para a movimentação de cargas no terminal portuário. Já no pátio, com o auxílio de macacos hidráulicos, teve as rodas recolocadas, deixando-a pronta para a próxima etapa, o traslado até o aeroporto. Ainda durante o período de permanência na Portonave, o FAB 4110 teve a documentação verificada pelos órgãos aduaneiros, um procedimento rotineiro, uma vez que trata-se de uma carga como qualquer outra que está entrando no Brasil.
O transporte do avião entre a Portonave e o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder aconteceu no início da madrugada de sexta, 13 de junho, de forma a não impactar o trânsito e evitar a aglomeração de pessoas ao longo do percurso. Mesmo assim, muita gente acompanhou o cortejo com grande interesse, registrando em fotos e vídeos, esse momento especial, afinal de contas, não é sempre que se tem a oportunidade de observar de perto, um avião de caça capaz de voar a mais de duas vezes a velocidade do som, deslocando-se lentamente pelas ruas. Outro fator que justifica o traslado nesse horário, é o encerramento dos voos comerciais no aeroporto, liberando a pista de pousos e decolagens para que o avião chegasse sem maiores percalços, ao local onde ficou abrigado. Toda a operação foi coordenada pela Saab e pela Força Aérea Brasileira e contou com um forte aparato de segurança, capitaneado pela Infantaria da Aeronáutica, por meio de militares e viaturas do Grupo de Segurança e Defesa da Base Aérea de Canoas (GSD-CO) e com o apoio da Portonave, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Guarda Municipal de Navegantes, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Associação de Bombeiros Voluntários de Navegantes, Prefeitura Municipal, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e da CCR, empresa que administra o aeroporto.
Da mesma forma como ocorreu na Suécia, o deslocamento pelas ruas de Navegantes foi rápido e durou cerca de 45 minutos, tempo necessário para superar os cerca de dois quilômetros que separam o porto do aeroporto. Esse é um dos principais motivos pelo qual a cidade catarinense foi escolhida como a porta de entrada no Brasil, dos caças F-39 Gripen fabricados na Suécia. Acompanhe abaixo, os principais momentos do traslado do FAB 4110, através de fotos exclusivas, com a participação do colaborador Ângelo dos Santos Melo, além da cobertura em vídeo, realizada pelo parceiro do site Aviação em Floripa, Leandro Silva.
A principal novidade desta operação de entrega foi o fato do FAB 4110 ter saído de fábrica, com o novo desenho de asa desenvolvido pela Saab para o Gripen E. A modificação foi implementada no segundo semestre de 2023, a partir do protótipo sueco com a matrícula 39-6002 e envolveu toda a seção traseira da asa, também chamada de bordo de fuga, onde ficam as superfícies de controle conhecidas como elevons, típicas de aeronaves de combate com asas em formato de delta e sem a presença de estabilizadores horizontais. Nestes modelos de aviões, estas estruturas são responsáveis pelos movimentos de rolagem e de arfagem, que é a inclinação do nariz da aeronave para cima ou para baixo, em relação ao seu eixo longitudinal. Os novos elevons, internos e externos, apresentam dimensões maiores, ocupando agora, todo o bordo de fuga da asa. A mudança resultou em uma área alar maior e de acordo com as observações feitas em túnel de vento e nos voos de teste, trouxe uma sensível melhora na sustentação aerodinâmica, principalmente em baixas velocidades, auxiliando também no transporte de cargas externas de maior volume e peso. Além disso, os canards do Gripen E, que são pequenas aletas que auxiliam no controle de voo, situadas logo à frente das asas, sofreram leves ajustes de posicionamento e na sua forma. Aqui no Brasil, apenas o F-39 Gripen com a matrícula FAB 4100, utilizado no Programa de Desenvolvimento e Ensaios em Voo, havia recebido os novos dispositivos. Importante dizer que todos os demais exemplares já em operação com a FAB, também receberão os mesmos aperfeiçoamentos.
Após a entrada nas dependências do aeroporto, o avião seguiu para um hangar particular, utilizado desde a segunda operação de entrega, em abril de 2022. Nesse local, o FAB 4110 permaneceu por três dias, tempo necessário para a instalação do assento ejetável, do kit de sobrevivência e para os testes de rotina visando a decolagem. Além dos técnicos da Saab, fabricante da aeronave, a operação envolveu a participação direta de várias Organizações Militares da FAB, entre elas, a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Comando de Preparo (COMPREP), Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
Na tarde de segunda-feira, dia 16, foi realizado o teste de motor, simulando todos os procedimentos de decolagem. Para tal, o avião foi trazido para o pátio 2, próximo ao hangar onde estava abrigado. Após a verificação em solo e acionamento, seguiu até a cabeceira 08, onde alinhou e deu plena potência ao motor por alguns segundos, retornando em seguida para o mesmo local de partida. O procedimento é importante para assegurar que os parâmetros de motor e todos os sistemas a bordo, estejam em perfeito funcionamento. Concluída a atividade, o FAB 4110 foi conduzido novamente ao hangar.
Finalmente, no fim da manhã de terça-feira, dia 17, aconteceu o ápice de toda a operação de entrega, o momento mais aguardado e pelo qual, todos os esforços foram feitos. Precisamente às 11h40, o FAB 4110, utilizando o código de chamada "Prova Uno Zero Sete", deixou para trás a pista do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder e ganhou pela primeira vez o céu brasileiro. A decolagem ocorreu pela cabeceira 26 e o destino da aeronave foi a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). O responsável por conduzir a aeronave até lá, foi o Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres, um experiente Piloto de Provas da Força Aérea Brasileira e que já participou de outras operações de entrega desses aviões. Esse foi o nono exemplar operacional recebido e, até o presente momento, todos os F-39 Gripen de série encontram-se alocados junto ao Esquadrão Jaguar, Unidade Aérea escolhida como a precursora no emprego do jato na FAB.
Como mencionado anteriormente, essa foi a sétima operação de entrega de caças F-39E Gripen para a FAB, uma logística que costuma levar em torno de quatro semanas para a sua conclusão. No caso do FAB 4110, a jornada por mar, terra e ar iniciou no dia 20 de maio, com a decolagem do caça, das instalações da Saab em Linköping, na Suécia. Neste mesmo dia, chegou ao Porto de Norrköping, o navio contratado para a empreitada. A etapa em território sueco demandou três dias, finalizada com a partida da embarcação rumo a Navegantes, no início da madrugada do dia 23, pelo horário local. Após 20 dias de navegação, no dia 12 de junho, o MV "Fagelgracht" chegou ao porto catarinense. A partir deste momento, foram mais cinco dias, incluindo o transporte do FAB 4110 para o aeroporto, a conclusão dos trabalhos de hangar, o teste de motor, a decolagem e a chegada em seu destino final, a Base Aérea de Anápolis, em Goiás. É um processo bem rápido e que a cada recebimento, vai se tornando mais ágil e rotineiro, em função da experiência adquirida nas operações anteriores. Cabe destacar que Navegantes funciona como um elo de ligação entre as duas pontas da cadeia. Nesse sentido, o período de permanência do avião na cidade é sempre muito curto. levando de três a cinco dias para ser finalizado.
O segundo semestre de 2025 promete novidades e o alcance de marcas importantes no Programa F-39 Gripen. Uma delas, será o recebimento do primeiro avião montado em território nacional. A cerimônia de apresentação e o voo inaugural estão agendados para o mês de novembro, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, local que abriga a planta industrial da Embraer, parceira da Saab nos projetos de desenvolvimento e construção do Gripen. Ainda dentro do campo industrial, a expectativa é que ainda este ano, o modelo biposto, designado como F-39F, versão exclusiva da Força Aérea Brasileira, possa fazer seu primeiro voo na Suécia e iniciar a campanha de ensaios e certificação. Todo o processo está sendo conduzido em Linköping, onde ficam as instalações da Saab, com a participação direta de técnicos brasileiros em todas as etapas de fabricação. Um outro marco, este operacional, é esperado para os próximos meses, quando o F-39E Gripen deve atingir a sua Capacidade Inicial de Operação (IOC, do inglês, Initial Operating Capability). Desde que entrou em serviço com a FAB, em dezembro de 2022, junto ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), em Anápolis/GO, pilotos e máquinas vêm realizando um extenso e rigoroso cronograma de etapas, visando esse objetivo. Quando isso acontecer, uma das mudanças, será o cumprimento das missões de Alerta pelo F-39 Gripen, demanda que no presente momento, ainda é executada de maneira integral por uma dupla de caças F-5EM Tiger II, destacada em Anápolis, para esta função.
Reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada, a chegada do F-39 Gripen representou um enorme salto de qualidade e operacional para a Força Aérea Brasileira. A aeronave apresenta tecnologias de ponta, incluindo os mais modernos sistemas, sensores e armas para a operação em ambientes hostis e em cenários de combate complexos. Na atualidade, o Gripen, juntamente com os F-5EM/FM Tiger II e A-1AM/BM, forma a "Primeira Linha" da Aviação de Caça da FAB e em um futuro próximo, substituirá os dois modelos mais antigos, cumprindo com a mesma eficiência, as atividades de Defesa Aérea, Ataque ao Solo e Reconhecimento, reforçando o seu caráter multimissão. O caça é dotado de um canhão interno de 27 mm e é capaz de transportar uma ampla gama de armamentos, tanto para emprego ar-ar, como ar-solo, entre outros. O motor tem capacidade supercuise, podendo manter velocidades supersônicas sem o uso de pós-combustor. Também pode ser reabastecido em voo, ampliando seu alcance ou o tempo de missão. Outra funcionalidade importante do Gripen é a condição de realizar decolagens e pousos em pistas curtas, possibilitando a operação em locais com pouca infraestrutura ou mesmo em rodovias, caso seja necessário.
O contrato assinado em 2013, entre os governos brasileiro e sueco, estabeleceu a aquisição de 36 unidades do Gripen, sendo 28 aviões de um assento (monopostos), designados como F-39E, além de 8 exemplares de dois lugares, denominados de F-39F, como visto, variante exclusiva da FAB e que inicialmente, seria desenvolvida no Brasil. Com o passar do tempo, decidiu-se migrar a linha de produção do modelo biposto para a Suécia, priorizando a escala industrial e o maior número de caças monopostos, não apenas para atender a encomenda brasileira, mas também, aquisições futuras de clientes estrangeiros, principalmente de países sul-americanos, muitos deles, necessitando substituir com urgência, suas envelhecidas frotas de vetores de combate. Um novo lote de aeronaves para a FAB, também está no radar, porém, ainda sem quantidade definida, prazos de entrega ou dotação orçamentária para tal. Caso isso aconteça, esses aviões também serão construídos em território nacional. O que se tem de certeza até o momento é o que foi firmado em contrato, ou seja, 36 aviões para o Brasil. Com relação ao modelo monoposto, a divisão de produção vigente, estabelece a fabricação de quinze exemplares no Brasil e treze na Suécia. O avião recebido esta semana, foi o décimo produzido pela Saab, sendo assim, restam três unidades para serem entregues e, ao que tudo indica, da mesma forma, por via marítima e utilizando-se a logística por Navegantes. Quanto à variante de dois assentos, ainda é prematuro afirmar quando e de que maneira essas aeronaves chegarão ao país. Sobre isso, teremos que aguardar mais um pouco.
O conteúdo que você terminou de ler, encerrou mais uma cobertura do site Aviação em Floripa, relativa ao recebimento de caças Gripen para a FAB, permanecendo como o único veículo de mídia especializada em Aviação, presente em todas as operações de entrega já realizadas. Desta vez, foram três matérias produzidas, além de diversas publicações no Instagram, mantendo nossos leitores e seguidores atualizados sobre a viagem do navio rumo a Navegantes. Da mesma forma, acompanhamos in loco, todas as etapas de passagem do avião pela cidade catarinense. Mais uma vez, contamos com a colaboração e o apoio dos amigos, Ângelo dos Santos Melo e Leandro Silva, através de seu canal Leandro LS01. Da mesma forma, fica aqui registrada a participação especial nesta matéria, do amigo, fotógrafo e entusiasta da aviação, Marcos Aurèlio do Couto Ramos. Aos três profissionais, o nosso mais sincero agradecimento. Por fim, o site Aviação em Floripa reafirma o compromisso em manter seu público sempre na vanguarda da informação no tocante à chegada desses importantes vetores de combate para a FAB e em todos os detalhes que cercam a operação de entrega, mantendo-se como uma das principais referências no Brasil sobre esse assunto. O trabalho continua! Que venham os próximos!
4 comentários:
Mais uma cobertura de excelência. Parabéns, Marcelo, pela incrível matéria, feita com empenho e dedicação 👏🏼👏🏼👏🏼💪🏼💪🏼🔝🛫🛬
Excelente cobertura, muita rica em detalhes , da saída da Suécia até o pouso em Anápolis, até parece relatórios da CIA de tão minuciosos nas informações. Parabéns.
Cumprimentos pela matéria. Precisa e completa. Parabéns!!
Parabéns excelente matéria
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