Durante a tarde deste sábado (17/8), a Fragata F200 "Tamandaré" enfim, ganhou o seu habitat natural. Desde o meio da semana passada, a embarcação vinha sendo preparada para o seu lançamento nas águas do rio Itajaí-Açu. O site Aviação em Floripa vem acompanhando as etapas de construção dessa classe de navios, que representam um dos principais projetos da Marinha do Brasil na atualidade. Embora a Aviação esteja no foco central dos conteúdos publicados aqui no site, a importância do programa merece atenção e destaque. Temos certeza que uma parcela do público que acompanha as matérias do site, também se interessa por assuntos militares e de defesa, extrapolando o universo aeronáutico. Para marcar mais esse patamar alcançado no processo de desenvolvimento dos navios, preparamos essa matéria, trazendo aos nossos leitores, diversas informações, complementadas por infográficos e imagens exclusivas.
Nota Editorial: Na impossibilidade de estarmos presencialmente em Itajaí, acompanhando a operação, contamos com a ajuda do amigo Leandro Silva, que gentilmente nos cedeu algumas das imagens que ilustram o conteúdo dessa matéria. Para aqueles que não conhecem o excelente trabalho do Leandro, voltado para a divulgação da cultura marítima e das atividades navais, sejam elas ligadas à Marinha Mercante ou de Guerra, segue abaixo um banner, contendo o vídeo produzido por ele, a respeito da operação de lançamento da F200.
A pouco mais de uma semana, acontecia um marco histórico para a construção naval no país. A Marinha do Brasil (MB) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, no dia 9 de agosto, realizaram a Cerimônia de Batismo da Fragata F200 “Tamandaré”, a primeira, que dá nome à classe, das quatro previstas no Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT). O evento foi realizado na Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí, litoral norte de Santa Catarina, local onde as embarcações estão sendo construídas. O PFCT é considerado o mais inovador projeto de construção naval desenvolvido no Brasil, agregando transferência de tecnologia e empregando mão de obra local. As Fragatas em construção, têm alto poder de combate e vão desempenhar importante papel na vigilância e proteção da extensa área marítima brasileira, com mais de 5,7 milhões km², a chamada “Amazônia Azul”, além de ter a capacidade de realizar operações de busca e salvamento, monitorar e combater ações de poluição, pirataria, pesca ilegal, dentre outras ameaças, além de atender a compromissos internacionais, como as missões de paz da ONU. A Solenidade de Batismo contou com a participação do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, integrantes do Alto Escalão da Marinha, CEOs das empresas que compõem o Consócio Águas Azuis, entre outras autoridades e convidados.
O PFCT tem como propósito, modernizar a Esquadra brasileira, reforçando a capacidade de garantia da soberania do país, além de incentivar o crescimento da indústria de defesa nacional e da cadeia produtiva necessária à construção dos navios em solo brasileiro. Ao longo do programa, serão criados mais de 6.000 empregos diretos e indiretos. O Consórcio Águas Azuis é formado pela Thyssenkrupp Marine Systems, pela Embraer Defesa e Segurança e pela Atech e conduzido pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), ligada à Marinha. Desde a assinatura do contrato, em março de 2020, importantes avanços nas atividades construtivas foram alcançados, seguindo o cronograma estabelecido. A Fragata “Tamandaré” começou a ser construída em setembro de 2022, e tem previsão de ser entregue à Marinha no final de 2025. A embarcação tem um deslocamento aproximado de 3.500 toneladas e é dotada de convoo, hangar para helicóptero, radares, sensores e armamentos de última geração. Dentro do jargão naval, é classificada como um navio de escolta, dotado de diversos sistemas defensivos e ofensivos, atuando em todos os ambientes de guerra, combatendo ameaças de superfície, aéreas e submarinas, com igual eficiência. Tem como uma de suas principais tarefas, a proteção de unidades de maior valor, quando operando em um grupo-tarefa, com navios de diferentes características. Além dela, mais três unidades serão construídas em Santa Catarina, as F201 "Jerônimo de Albuquerque", F202 "Cunha Moreira" e F203 "Mariz e Barros".
Todas as embarcações serão produzidas em Santa Catarina, com altos índices de nacionalização de componentes, incrementando a construção naval brasileira e fomentando a Base Industrial de Defesa do país. De acordo com o cronograma, as quatro Fragatas serão entregues à Marinha de forma gradativa, entre 2025 e 2029. A segunda unidade já encontra-se em construção. Em junho desse ano, foi realizada a Cerimônia de Batimento de Quilha da Fragata F201 “Jerônimo de Albuquerque”. O processo de fabricação dos navios é feito por meio de blocos, que são montados separadamente e, depois, unidos, dando forma à embarcação. Nesse caso, o ato de Batimento de Quilha, um dos mais tradicionais do universo naval, é caracterizado pelo posicionamento de um desses blocos em seu local de edificação. Os cerca de 130 militares, que farão parte da primeira tripulação da F200 "Tamandaré", encontram-se no momento em treinamento especializado, de forma a estarem prontos para receber e operar a embarcação com segurança e eficiência, assim que a mesma for entregue à Marinha do Brasil.
Neste sábado, 17/8, outra importante etapa do cronograma foi alcançada, com o lançamento da F200 "Tamandaré". Nos últimos dias, a embarcação foi posicionada em frente ao dique flutuante trazido do Rio de Janeiro especialmente para a operação. Os processos para colocar uma embarcação na água variam de acordo com o tipo e tonelagem do navio. Outro elemento importante, são as características físicas do local onde vai acontecer o lançamento. Existem diferentes formas para a execução desse trabalho. A primeira delas, a mais tradicional e conhecida, consiste em fazer o navio deslizar pela rampa sobre a qual foi construído, entrando na água pela popa (parte de trás), até ficar flutuando. Um segundo método, chamado de lançamento lateral, acontece com o navio entrando de lado na água. Esse procedimento é usado principalmente em espaços mais confinados. A terceira técnica é denominada de flutuante ou load out, bastante utilizada nos modernos projetos de construção naval. Esse foi o método escolhido para as Fragatas da Classe "Tamandaré". O procedimento é considerado muito seguro e consiste na movimentação da embarcação para um dique flutuante. Na sequência, é realizada a imersão controlada dessa plataforma, até o navio atingir a sua própria sustentação na água. Com a estabilidade e flutuabilidade asseguradas, um rebocador puxa a embarcação para fora do dique. É uma operação complexa e demorada, que envolve diversos testes prévios, a fim de garantir que tudo ocorra dentro da normalidade. Acompanhe a partir de agora, os registros que mostram os preparativos e o lançamento da F200 "Tamandaré". Todas as imagens são de autoria de Leandro Silva.
4 comentários:
Muito interessante!!! Parabéns pela matéria!!! 🙌👏👏👏👏👏👏
Realmente um milagre, com os cortes de verbas , terem mantido a construção, agora vamos ver a construção das demais. A colocação de armamento será a ultima etapa a ser feita.
Show, muito legal, vale a pena a matéria!
Fantástica a publicação. Muito obrigado. Parabéns e continuem assim !
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