A Base Aérea de Florianópolis recebeu nos últimos dias, duas Unidades Aéreas pertencentes à Marinha do Brasil, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (Esqd.VF-1) e o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (Esqd.HU-2), ambos sediados na cidade de São Pedro da Aldeia, localizada no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. O site Aviação em Floripa preparou para seus leitores, uma matéria fotográfica especial e exclusiva, feita a quatro mãos e ilustrada com mais de uma centena de imagens, registrando por todos os ângulos, os visitantes que estiveram na capital catarinense. Mais uma vez, contamos com os excepcionais cliques do amigo e colaborador, Ângelo dos Santos Melo. Boa leitura!!
A presença das aeronaves em Florianópolis esteve relacionada com a Solenidade de Batismo da Fragata F-200 "Tamandaré" ocorrida na última sexta-feira, 9 de agosto, na cidade de Itajaí, litoral norte catarinense. O Programa Fragata Classe Tamandaré (PFCT), de responsabilidade do Consórcio Águas Azuis (formado pelas empresas Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech) é um dos mais importantes projetos da Marinha do Brasil na atualidade, envolvendo a construção de quatro modernos navios de escolta e combate, com significativa parcela de nacionalização em seus componentes, além da utilização de mão-de-obra local.
Para apoiar a Cerimônia, a Marinha trouxe para Santa Catarina, a nau-capitânea da Esquadra, o Navio Aeródromo Multipropósito A-140 "Atlântico" e a Fragata F-45 "União", que ficaram atracados em Itajaí. Já o componente aéreo, formado por dois jatos AF-1 Falcão e dois helicópteros UH-15A Super Cougar, chegou a Florianópolis na quarta-feira (7/8), com tarefas distintas. Os helicópteros prestaram apoio no transporte do Presidente da República e demais autoridades, nos deslocamentos pelo Estado, a fim de cumprir a agenda de compromissos oficiais. Quanto aos caças AF-1 Falcão, a missão foi realizar um sobrevoo sobre o local da Solenidade, marcando a presença da Aviação Naval durante o evento. Embora a cidade de Navegantes, vizinha a Itajaí tenha um importante aeroporto, a escolha da Capital para sediar as aeronaves, sobretudo os aviões, está relacionada com o maior comprimento da pista principal do Aeroporto Hercílio Luz, garantindo mais segurança nas operações de pousos e decolagens. Outro fator importante, talvez o maior deles, é o suporte logístico fornecido pela Base Aérea de Florianópolis, tanto para as aeronaves quanto para os militares. Um terceiro helicóptero do Esquadrão HU-2, um AH-15B (matrícula N-4103), também participou das atividades, porém este vetor não ficou baseado em Florianópolis, possivelmente sendo parte integrante dos meios aéreos que vieram a bordo do NAM "Atlântico".
Estiveram em Florianópolis, os jatos AF-1 Falcão modernizados com as matrículas N-1004 (AF-1B, monoposto) e N-1021 (AF-1C, biposto). O Esquadrão VF-1, também conhecido como Esquadrão "Falcão", iniciou suas atividades em 1998, operando uma frota de 20 A-4KU (monopostos) e 3 TA-4KU (bipostos) Skyhawk II, adquiridos do Kuwait e designados na Marinha respectivamente como AF-1 e AF-1A Falcão. Desse montante, sete foram modernizados pela Embraer, restando em serviço ativo, cinco exemplares, sendo três da versão com um único assento (AF-1B) e os outros dois, com capacidade para dois pilotos (AF-1C). A Unidade Aérea é a única na Aviação Naval que opera com aeronaves tripuladas de asa fixa e sua missão é interceptar e atacar alvos aéreos e localizar, acompanhar e atacar alvos de superfície, a fim de contribuir para a Defesa Aerospacial e proteção das Forças Navais. Acompanhe abaixo, uma coleção de imagens dos aviões, registradas na tarde do último sábado, no pátio da Base Aérea de Florianópolis.
A outra Unidade Aérea que esteve em Florianópolis foi o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, equipado com o helicóptero H-225M, de projeto francês e montado no Brasil pela Helibras, subsidiária da Airbus Helicopters, fabricante do modelo. Na Marinha, a aeronave recebeu o nome de Super Cougar e é empregada em três versões distintas, designadas como UH-15 (Transporte/Utilitário), UH-15A (Busca e Salvamento) e AH-15B (a mais complexa e avançada das três variantes, especializada em ataque contra alvos de superfície). O Esquadrão Pégaso, como é conhecido, executa um amplo leque de missões, incluindo o Transporte de Tropa, Emprego Geral, Busca e Salvamento (SAR), Busca e Salvamento em Combate (C-SAR), Infiltração e Exfiltração de Forças Especiais, Evacuação Aeromédica, entre outras. Os dois helicópteros que permaneceram na Base Aérea de Florianópolis, eram da versão UH-15A, apresentando as matrículas N-7201 e N-7202. Seguem abaixo, algumas imagens, também realizadas durante a tarde de sábado.
A partida de Florianópolis estava prevista para sábado, entretanto, o mau tempo em São Pedro da Aldeia adiou a decolagem das aeronaves para o domingo. Logo ao amanhecer, todos os preparativos já estavam encaminhados e as tripulações brifadas e prontas para guarnecer e acionar as aeronaves. Os primeiros a deixar o pátio, foram os jatos AF-1 Falcão e logo em seguida, transportando o pessoal e o material de apoio do Esquadrão VF-1, os dois helicópteros UH-15A Super Cougar pertencentes ao Esquadrão HU-2. O lindo dia de inverno, sem a presença de nuvens e marcando em torno de 9 graus às 7 horas da manhã (horário previsto para a partida), contribuiu para o registro de belas imagens, quase que individualizando cada uma delas com cores próprias, resultando em novas tonalidades e nuances, à medida que o Sol ia galgando posição no céu. Acompanhe a partir de agora, as fotos que mostram os preparativos, o acionamento e o táxi das aeronaves.
Enquanto isso, nas proximidades da pista 14/32, posicionado junto à cerca que delimita o perímetro do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, estava o nosso colaborador Ângelo dos Santos Melo, à espera das aeronaves. A decolagem aconteceu pela cabeceira 32 e rapidamente os Falcões ganharam seu habitat natural, com curva à direita, rumo a São Pedro da Aldeia. Na sequência, os dois helicópteros decolaram da pista 03/21, seguindo na direção Norte, com o mesmo destino. Com as imagens do Ângelo, o site Aviação em Floripa encerra esta cobertura fotojornalística.
Gostaríamos de agradecer ao Esquadrão VF-1 e ao seu Comandante, pelo convite em acompanhar a partida da Unidade Aérea em Florianópolis. Agradecimentos especiais à Seção de Comunicação Social e ao Comandante da Base Aérea de Florianópolis, através do apoio e empenho demonstrados para a realização dessa matéria, com a concessão de autorização e liberação de acesso ao pátio da Base. Por fim, nossa gratidão ao amigo Ângelo dos Santos Melo, que mesmo no domingo de Dia dos Pais, dedicou parte do seu tempo para ir até o Aeroporto e registrar a decolagem das aeronaves.
4 comentários:
Parabéns Marcelo, as imagens conseguem passar uma noçao de presença como se estivessemoa la dentro do patio acompanhando o acionamento das aeronaves. Deve ser algo triste ver o patio vazio e o silencio após a partida das aeronaves depois de tanta atividade. Esperemos que haja novas missões aqui na BAFL
Bacana mais essa cobertura, informando as aeronaves da Marinha, principalmente os cacas em solo catarinense. Não sabia que estavam
Parabéns a quem fez estas fotos, deveria ter sido aberta à visitação pública.
Parabéns
Gratidão por pessoas com esse dom, do registro e compartilhar dando oportunidade ímpar de sentirmos esse alto prazer de contemplar esses "pássaros de aço " que tem relevante significado em nossas vidas. Mais uma vez... OBRIGADO. 🫡🇧🇷✈️
Postar um comentário