25 de agosto de 2023! Hoje está completando um ano que o Site Aviação em Floripa, embarcou na maior de suas aventuras desde que foi criado, em outubro de 2010. A ocasião também representou a realização de um sonho para este Editor que vos escreve, um desejo buscado por muitos entusiastas da Aviação no mundo inteiro, mas que poucos têm a chance de concretizar: voar em um jato militar de combate. Quis o destino que essa oportunidade surgisse com a Marinha do Brasil, nas asas do Esquadrão VF-1, Unidade Aérea da Aviação Naval equipada com os caça-bombardeiros McDonnell Douglas A-4 Skyhawk, designados localmente como AF-1 Falcão.
O voo ocorreu na casa do Esquadrão VF-1, a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), localizada no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro e representou o coroamento do trabalho do site Aviação em Floripa, reconhecido por esta oportunidade dada pela Marinha do Brasil. O início desta jornada começou muitos meses antes e de forma totalmente despretensiosa, mais precisamente em janeiro de 2022, quando o Esquadrão Falcão esteve em Florianópolis durante a Operação "Aspirantex" daquele ano. Na época, o site Aviação em Floripa produziu uma matéria sobre a participação da Unidade Aérea no Exercício, que teve uma repercussão bastante positiva junto ao seu Comando, rendendo o convite para uma visita ao Esquadrão. Entretanto, a possibilidade de efetuar um voo, demandou autorização de nível superior e assim, passamos a estas tratativas com os canais competentes, a qual obtivemos êxito mais à frente, graças à seriedade e qualidade do trabalho do site, que já haviam sido demonstrados em conteúdos anteriores publicados sobre a Aviação Naval. Para quem está conhecendo o site agora ou quiser relembrar a matéria referente ao voo, basta clicar sobre a imagem abaixo:
Como uma forma de eternizar este momento único e inesquecível, busquei algo no pensamento que pudesse materializá-lo de uma forma especial, concluindo que uma maquete em escala da aeronave que eu voei, seria algo bem interessante e apropriado. O desafio estava lançado e comecei a pensar em quem poderia me ajudar nesta empreitada. Imediatamente me lembrei do amigo de longa data, Nilton José dos Passos, um grande plastimodelista e proprietário da Challenger Modelismo, em Florianópolis. Felizmente, ele prontamente abraçou a ideia e me indicou alguém que pudesse me auxiliar, João Carlos Felisbino, também de Florianópolis, um talentoso e dedicado plastimodelista com inúmeros trabalhos já realizados, alguns deles inclusive, expostos na loja da Challenger, no bairro Coqueiros. O contato foi feito e o João desde o início se mostrou receptivo e disposto em transformar em realidade, aquilo que havia imaginado para representar o meu voo.
O primeiro grande desafio era obviamente encontrar a maquete. O modelo pensado por mim, deveria ser a princípio na escala 1/48 e, como segunda opção, 1/72. Nem sempre é uma tarefa muito simples procurar um kit ou conjunto que atenda ao seu interesse. Muitas vezes o modelo não é mais comercializado ou precisa ser importado, o que torna a aquisição muito cara. São muitos detalhes que precisam ser considerados, sem contar o fato de que na grande maioria dos casos, a maquete precisa ser adaptada de várias formas para que se torne uma réplica fiel do avião que se quer retratar. Por sorte, o João conseguiu achar um kit na escala pretendida, usado, desmontado e em bom estado, algo que os plastimodelistas chamam de "sucata". O modelo já era na versão de dois assentos, o que facilitou a questão das adaptações. O aviões voados pela Marinha foram adquiridos do Kuwait em 1998 e são da variantes A-4KU (monoposto) e TA-4KU (biposto), sendo os kits mais próximos desta, baseados no OA-4M Skyhawk II, exatamente o encontrado.
Maquete encontrada e adquirida, o próximo passo, buscar uma folha de decais (adevisos) contendo todas as marcações, instruções e numerações utilizadas na aeronave real. Para esta tarefa, entrei em contato com o Felipe Canuto Miranda, da FCM Decalques, um dos maiores especialistas no Brasil na criação deste tipo de material, que preparou e confeccionou uma folha personalizada para o AF-1C Falcão Matrícula N-1021, o avião em que voei, com todos os elementos que seriam necessários para deixar o modelo idêntico ao original.
E assim, com todo o material à disposição, o João iniciou efetivamente o processo de montagem do modelo, um trabalho extremamente minucioso e técnico, que envolve uma grande dose de paciência, conhecimento e habilidade. A montagem de qualquer modelo em escala, seja qual for, exige um estudo prévio e a obediência de toda uma sequência de passos que deve ser seguida à risca para se atingir a perfeição do que se quer representar. No momento que você está terminando de ler esta matéria, o modelo encontra-se em fase final de conclusão e muito em breve ganhará um lugar de destaque, à altura da conquista que ele representa. Acompanhe abaixo, algumas imagens do trabalho de confecção da aeronave.
Gostaria de agradecer imensamente a todos que ajudaram na concretização deste projeto, em especial ao Felipe Canuto Miranda da FCM Decalques pela elaboração da folha de decais personalizada, ao Nilton José dos Passos, da Challenger Modelismo, pela indicação do João Carlos Felisbino, pessoa que efetivamente tornou meu desejo em realidade, superando todas as expectativas, entregando uma réplica perfeita em todos os detalhes. A este profissional dedicado, minha eterna gratidão.
7 comentários:
👏
Bom dia Marcelo Belo relato desse seu voo histórico, parabéns, Nilton.
Sonho de muitos e de forma merecida pelo reconhecido trabalho, conquistado por vc...
Parabéns pela experiência e ao modelista João
Daqui da minha casa eu vi a aeronave decolar. Como gostaria de estar lá cima. A noite, teve até um batismo símbólico. Quanto a maquete, ela significa a continuação de uma história com muitos e muitos capítulos.
Na espectativa para ver o modelo pronto
Pra nós que somos civis é uma conquista histórica, ter a oportunidade de experimentar um voo num caça. A maquete vai representar a sua conquista.
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