Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Base Aérea de Florianópolis tem novo Comandante

 



Foi realizada na manhã desta terça-feira (11/01), a cerimônia de Passagem de Comando da Base Aérea de Florianópolis (BAFL). No lugar do Coronel Aviador Ricardo Felzcky assume o Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle para um período de dois anos à frente da quase centenária Organização Militar, atualmente subordinada à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). A solenidade foi presidida pelo Brigadeiro-do-Ar Mauro Bellintani, Comandante do Comando Aéreo Sul (V COMAR) e contou com a presença da Vice-Governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, além de diversas autoridades civis, militares e convidados, entre estes, o Editor do blog Aviação em Floripa. Sendo assim, como uma forma de agradecimento e com o objetivo de fortalecer e estreitar ainda mais os laços que nos unem à Base Aérea de Florianópolis, elaboramos esta matéria especial, a qual passamos a compartilhar a partir de agora com nossos leitores.


Uma manhã de homenagens

Antes da solenidade, foi inaugurado na Sala Histórica da Base Aérea de Florianópolis, um memorial contendo catorze quadros com algumas das aeronaves orgânicas utilizadas pela BAFL ao longo de seus quase 81 anos de existência. Idealizado pelo amigo Giulliano B. Frassetto, um apaixonado por Aviação Militar e pela história da Força Aérea Brasileira, o trabalho consistiu em uma extensa pesquisa histórica e contou com a ajuda do artista de Aviation Art, Marco Aurélio do Couto Ramos, que a materializou na forma de desenhos. Cabe ressaltar que as aeronaves retratadas nas molduras, incluindo suas matrículas, foram efetiva e comprovadamente operadas pela BAFL.




Giulliano B. Frassetto e Coronel Felzcky, tendo ao fundo as catorze molduras. Crédito das imagens: 3S Tafarel.

Na oportunidade, o Coronel Felzcky e o Tenente-Coronel Valle foram presenteados pelo Editor do blog Aviação em Floripa com exemplares do livro comemorativo pelos dez anos de atividade do blog, obra que reúne uma compilação de fotos captadas durante sessões de spotting, eventos aeronáuticos e exercícios militares. 







Editor do blog Aviação em Floripa, durante entrega dos livros ao Coronel Felzcky e ao Tenente-Coronel Valle. Crédito das imagens: Giulliano B. Frassetto e 3S Tafarel.


A Solenidade

A cerimônia de Passagem de Comando teve início pontualmente às 11h da manhã e foi realizada no pátio da Base Aérea de Florianópolis. A chuva intermitente presente nos últimos dias na capital catarinense deu uma pausa durante a solenidade, contribuindo para que o evento transcorresse da melhor forma possível e garantindo boas imagens. Acompanhe a partir de agora, detalhes do cerimonial.


Pavilhão Nacional toma lugar na formatura.


Palanque de autoridades. Ao centro, Brigadeiro-do-Ar Mauro Bellintani, Comandante do Comando Aéreo Sul, ladeado pela Vice-Governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinerh e pelo Coronel Aviador Felzcky, que deixou o cargo de Comandante da Base Aérea de Florianópolis. O evento foi bem concorrido, com a presença de muitas autoridades civis e militares.

Em primeiro plano, Ten.-Cel. Valle, novo Comandante da BAFL, ao fundo, Cel. Felzcky, deixando o cargo.

Visivelmente emocionado, o Coronel Felzcky, comentou em seu discurso de despedida, o orgulho em comandar a Base Aérea da cidade onde nasceu e exaltou o profissionalismo e o comprometimento do efetivo da BAFL.

A Solenidade foi presidida pelo Brigadeiro-do-Ar Mauro Bellintani, Comandante do Comando Aéreo Sul (V COMAR).

Momento em que o comando da BAFL é passado para o Ten.-Cel.-Av Valle.

Passagem em revista à tropa.

Encerrando a cerimônia, o efetivo da BAFL desfila diante de seu novo Comandante.


O novo Comandante


Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle.

O Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle é natural de São João do Meriti/RJ, tem 39 anos de idade e possui mais de 3.500 horas de voo, sendo 2.500 horas em aeronaves de Instrução. Ao longo de sua carreira voou as aeronaves Neiva T-25 Universal, Embraer T-27 Tucano, Embraer C-95 Bandeirante e ENAER T-35 Pillán. É Aspirante de 12 de dezembro de 2003 e foi promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2021. Realizou todos os cursos de carreira até o de Comando e Estado-Maior e possui ainda os seguintes cursos:
- Especialização Lato Sensu em Gestão Pública e Emprego na FAB;
- Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados;
- Especialização Lato Sensu em Administração Pública; e
- MBA Executivo em Planejamento e Gestão Estratégicos.

Antes de assumir o comando da Base Aérea de Florianópolis, o último cargo exercido pelo Ten.-Cel. Valle foi o de Chefe da Seção de Cursos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ.


Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer à Base Aérea de Florianópolis e a sua Seção de Comunicação Social pelo convite para participar da Solenidade Militar de Passagem de Comando e ao Terceiro-Sargento Tafarel pelas informações repassadas para a elaboração desta matéria. Ao Coronel Felzcky deixamos o nosso agradecimento e o desejo de voos cada vez mais altos em sua carreira. Por fim, ao Tenente-Coronel Valle, damos as boas-vindas e que tenha uma administração repleta de sucesso e conquistas no comando da querida Base Aérea de Florianópolis.















5 comentários:

Angelita Pereira disse...

Parabéns ao Cmg.Felzcky pelo excelente Comando e a todos o Militares da querida BAFL. Ao novo Comandante Tenente Coronel Valle, muito sucesso nesta nova conquista. Ao Fransetto os meu parabéns pelo nobre trabalho e a Marcelo Lobo.parabens pelo excelente trabalho. Abraço, Angelita Pereira(Membro Honorário da FAB).

Cia Indestrutíveis disse...

A Companhia de Preservadores de Viaturas Militares INDESTRUTÍVEIS tem a grata satisfação de ter podido participar dos eventos na nossa gloriosa Base Aérea de Florianópolis. Agradecemos ao Comandante que sai e desejamos sucesso ao novo Comandante. Conte sempre conosco!!!

BRASIL ACIMA DE TUDO!

Unknown disse...

Parabéns ao Tenente Coronel Valle, que tenha muito sucesso nesta nova jornada, tenho certeza que deixarás um legado que não será esquecido.

ANJO DA GUARDA FEST disse...

Externamos nossas homenagens ao Sr Coronel FELZCKY, um ser humano incrível, com excelência, padrão doutrinário irrestrito, soube comandar com muito louvor, mantendo-se com alto grau de credibilidade perante a sociedade catarinense. Boa sorte em Brasília Sr FELZCKY! Ao Sr Tenente-Coronel VALLE, receba boas vindas à Guarnição de Aeronáutica de Florianópolis. Respeitosamente, Sandro Rocha, Diretor Geral de Operações do Anjo da Guarda Fest; Membro Honorário da Força Aérea Brasileira; Membro Honorário Esquadrão Phoenix e Membro Honorário da Base Aérea de Florianópolis.

Luciani Capistrano Duarte disse...

Parabéns pelo texto, Marcelo!
Excelente!

Postar um comentário