Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Um clique curioso #9


Esta matéria é parte integrante de uma série de fotos especialmente escolhidas em nosso acervo fotográfico analógico e digital, trazendo algum tipo de curiosidade, raridade ou informação histórica a respeito destas imagens, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Semanalmente, às segundas e quintas, publicaremos uma destas fotos, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura!


Northrop F-5EM Tiger II, FAB 4875, Base Aérea de Florianópolis, Outubro de 2006.

O chuvoso Portões Abertos de 2006 da Base Aérea de Florianópolis, comparado com edições de anos anteriores, trouxe poucas aeronaves à capital catarinense (em função principalmente das condições meteorológicas), entretanto, qualidade sempre é melhor que quantidade e ela se fez presente na aeronave que apresentamos nesta matéria. Esta foi a primeira vez que um exemplar do F-5 modernizado esteve em um evento aeronáutico em Florianópolis, mas, a cereja do bolo não era o avião em si, e sim, o que estava sob as suas asas, mais precisamente nos suportes externos, caracterizados pelos trilhos específicos para carregar o míssil ar-ar Rafael Derby, até aquele momento um assunto tratado sob sigilo, portanto, sem nenhuma informação oficial sobre sua aquisição.


Dados oficiais indicam que a FAB comprou em 2006 um lote de 38 mísseis deste modelo para equipar sua frota de F-5 modernizados. O Derby é um míssil ar-ar de duplo alcance (curta e média distância), de fabricação israelense, com capacidade BVR (do inglês, Beyond Visual Range), isto é, capaz de engajar alvos aéreos além do alcance visual, tornando-se o primeiro míssil deste tipo na Força Aérea Brasileira, elevando o patamar de emprego da aeronave e inserindo o "Mike" na moderna arena do combate aéreo. Outra curiosidade presente no FAB 4875 é o adesivo comemorativo estampado na sua deriva, referente ao centenário do voo do 14 Bis, acessório utilizado em todas as aeronaves da Força Aérea Brasileira durante aquele ano.





0 comentários:

Postar um comentário