O Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL) recebeu na manhã desta sexta-feira (02/06), a ilustre visita do mais recente Airbus A320Neo incorporado à frota da Avianca Brasil, registrado com a matrícula PR-OBI (c/n 7514). O avião fez seu primeiro voo em 8 de março deste ano, a partir das instalações da Airbus, localizadas na cidade francesa de Toulouse, sob o registro F-WWIZ e foi oficialmente entregue à Companhia Aérea em 17 de maio, ingressando na malha doméstica dez dias depois, através do voo ONE 6121 ligando Porto Alegre a Guarulhos.
PR-OBI tocando a pista do Hercílio Luz pela primeira vez.
O "Oscar Bravo India" é o quarto A320Neo recebido pela Avianca Brasil, de uma encomenda total de 62 aeronaves. Os outros três aviões em serviço receberam as matrículas PR-OBD (c/n 7175), PR-OBF (c/n 7323) e PR-OBH (c/n 7484), todos da variante -251N e equipados com motores CFM International LEAP 1A26. Além da Avianca Brasil, a Azul e a LATAM também operam com o A320 de nova geração, sendo que os desta última, são da versão -271N, contando com motores Pratt & Whitney PW 1127G.
Detalhe da carenagem que abriga o motor LEAP 1A26.
O Airbus A320 Neo (de New Engine Option, ou Nova Opção de Motor), é o carro-chefe de uma nova geração de jatos comerciais da consagrada família A320 que incluem ainda o A319 (versão com fuselagem mais curta) e o A321 (variante com fuselagem alongada). Entre as principais melhorias estão a incorporação de motores mais eficientes, econômicos e silenciosos e a instalação de dispositivos aerodinâmicos nas pontas das asas (denominados de sharklets), além de outros refinamentos. Este conjunto, de acordo com a fabricante europeia, propiciou uma economia no consumo de combustível de cerca de 15%, sobretudo em rotas mais longas, fazendo com que o alcance do jato aumentasse em 800 km em comparação com seu antecessor. Além disso, os novos motores reduziram o nível de ruído da aeronave em aproximadamente 50%. A família A320Neo já conta com uma carteira de encomendas de quase cinco mil aviões e seu principal concorrente no mercado de jatos comerciais médios deverá ser o Boeing 737 Max, atualmente em fase de testes, devendo entrar em operação no segundo semestre deste ano.
Pelos motivos de desempenho elencados no parágrafo anterior, as três Companhias Aéreas nacionais que operam o A320Neo, geralmente costumam utilizar o modelo em rotas mais longas, geralmente ligando os Aeroportos de Guarulhos, em São Paulo ou do Galeão, no Rio de Janeiro, às capitais das regiões Norte e Nordeste do país ou, no caso da LATAM, também nos voos para Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile). Aparições deste modelo em Florianópolis não são comuns e merecem ser registradas quando acontecem. Foi assim com o "Tango Mike November" da LATAM, ano passado, e com os A320Neo da Azul durante a temporada de verão deste ano, ganhando matérias especiais aqui no blog. Faltava o da Avianca Brasil e eis que finalmente ontem conseguimos fotografá-lo. Cabe ressaltar que o A320Neo da Avianca Brasil já esteve em Florianópolis algumas vezes, todas através do voo ONE 6262, ligando o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro à capital catarinense. Entretanto, esta foi a nossa primeira oportunidade em registrá-lo e assim, como de costume, brindamos nossos leitores com esta matéria, contendo fotos e informações da aeronave.
2 comentários:
Beleza.
Passengers who have experienced to travel in this huge plane would have enjoyed their journey and reached their destination safely. Thanks!
Manchester airport cheap parking
Postar um comentário