É com alegria e satisfação que
apresentamos aos nossos leitores esta matéria especial trazendo fotos e
informações sobre alguns dos principais locais para se fotografar aeronaves
(também chamados de spotting points)
em Florianópolis. Ao longo do tempo recebemos muitas indagações, dúvidas e
pedidos de dicas sobre estes lugares, assim, decidimos confeccionar
este guia, com o objetivo de ajudar a elucidar estas questões. Com trabalhos do
gênero brilhantemente publicados pelas equipes do TMA Curitiba (abrangendo o
Aeroporto Afonso Pena) e do POA Spotter (trazendo informações sobre o Aeroporto
Salgado Filho), acreditamos que a capital catarinense ainda não tinha um
trabalho desta natureza e, dessa forma, durante o mês de janeiro, nos
dispusemos a percorrer alguns destes locais.
É este material que passamos a compartilhar com vocês nesta matéria,
esperando que as informações aqui apresentadas possam de alguma maneira ser
úteis a todos aqueles que aqui residem ou venham a visitar nosso aeroporto com
o intuito de fotografar aeronaves.
O começo de tudo
Tão logo os primeiros aviões
ganharam os céus, no início do século XX, começou o fascínio do homem por estas
fantásticas máquinas voadoras. Porém, foi durante a Segunda Guerra Mundial, que
o hábito de observar aeronaves ganhou força, principalmente na Inglaterra, onde
pessoas comuns eram encarregadas de vigiar os céus em busca de aviões alemães com o objetivo de alertar sobre possíveis ataques. Inicialmente atrelada
à necessidade, com o término do conflito, a prática se difundiu mundo afora e
ganhou status de hobby ou passatempo e até mesmo trabalho remunerado, agregando
uma verdadeira legião de fãs. Nascia assim o spotting ou plane spotting,
que pode ser entendido como o ato de observar, fotografar ou registar as
aeronaves e tudo aquilo que está ligado a elas.
O Spotter
Com uma câmera fotográfica,
filmadora, binóculos ou simplesmente utilizando a vista desarmada, em qualquer
aeroporto do mundo sua presença não passa despercebida. Estamos falando dos spotters, como são conhecidas as pessoas
dedicadas ao ato de observar ou registrar aeronaves. Sozinho ou em grupos, cada
um tem seus interesses específicos, objetivos próprios e aeronaves preferidas,
porém, acima de tudo está o amor e a paixão pela aviação e algumas
características ou qualidades que parecem ser inerentes a todos, entre elas, a
persistência e a paciência, para às vezes ficar horas a fio, debaixo de Sol ou
chuva, frio ou calor, de dia ou à noite, aguardando aquela aeronave especial ou
que se quer fotografar.
Atentos a este fenômeno, muitos
aeroportos, principalmente na Europa, têm áreas especificas e dedicadas ao
spotting ou mesmo à promoção de eventos com esta finalidade. No Brasil estas
atividades também passaram a tomar forma e a figura do spotter começou a ser
prestigiada e valorizada, sobretudo a partir do ano passado, quando alguns
aeroportos brasileiros organizaram pela primeira vez eventos deste tipo,
chamados de Spotter Day. Digno de
nota e talvez um dos pioneiros na prática e na divulgação do hobby no Brasil é
o grupo AeroIn, que todos os anos, planeja e organiza sessões de spotting nos
aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, reunindo centenas de aficcionados
por fotografia e aviação.
O Aeroporto
Localizado na Ilha de Santa
Catarina, em Florianópolis (SC), o Aeroporto Internacional Hercílio Luz
(FLN/SBFL) é atualmente administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura
Aeroportuária (INFRAERO) e recebe durante todo o ano, voos comerciais regulares
das quatro principais companhias aéreas nacionais, GOL, TAM, Azul e Avianca
Brasil. Durante os meses de alta temporada, notadamente entre dezembro e
fevereiro, a movimentação aérea ganha força com os voos fretados de passageiros
procedentes do Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Também é comum a presença
de aeronaves executivas e militares, motivada pela Base Aérea de Florianópolis
(BAFL), que ocupa área anexa ao aeroporto e utiliza as suas pistas de pousos e
decolagens. Os voos cargueiros não são comuns, o único regular é o realizado
pela Total Cargo em atendimento à Rede Postal Noturna (RPN) dos Correios,
executado por aeronave Boeing 727, porém, difícil de ser fotografada, pois
normalmente decola no final da noite com destino a Guarulhos (SP) e retorna a
Florianópolis do final da madrugada no dia seguinte, permanecendo durante todo
o dia, afastada dos olhares curiosos e das lentes das máquinas fotográficas.
A atual estrutura do aeroporto
conta com um Terminal de Passageiros, diversos hangares, Seção de Combate a
Incêndio, um pátio de estacionamento principal de aeronaves com cinco posições
para aviões do porte de um Airbus A320 ou Boeing 737 e um pátio secundário e de
pernoite. Possui duas pistas de pousos e decolagens, a principal (14-32) com
pavimento asfáltico e 2.300 metros extensão e a auxiliar (03-21), com 1.500
metros de comprimento e revestida por concreto. Para servi-las, existem três
pistas de acesso ou taxiways, a Alfa,
a Bravo e a Charlie, esta última exclusiva para acesso à Base Aérea de
Florianópolis. Toda a movimentação de pessoas, aeronaves e viaturas em terra,
bem como os pousos e decolagens são coordenados e monitorados pelo Destacamento
de Controle do Espaço Aérea de Florianópolis (DTCEA-FL), a partir das
instalações junto à Torre de Controle. O órgão também é responsável pelas
informações meteorológicas e a operação e manutenção dos equipamentos de
proteção ao voo e de auxílio à navegação aérea.
Imagem de satélite do Aeroporto Internacional Hercílio Luz e as suas principais estruturas, identificadas abaixo. Clique para ampliar. (Google Earth)
1. Terminal de Passageiros
2. Patio principal
3. Pátio secundário
4. Taxiway Alfa
5. Taxiway Bravo
6. Taxiway Charlie
7. Base Aérea de Florianópolis
8. Pista Auxiliar 03-21
9. Pista Principal 14-32
10. Torre de Controle
11. Obras do novo Terminal de Passageiros
Em todos os aeroportos do mundo, as
pistas de pousos e decolagens são construídas de acordo com os ventos mais comuns
na região, de forma a permitir que na maior parte do tempo eles estejam o mais
perfeitamente alinhados com as pistas, uma vez que, para garantir maior
estabilidade e sustentação, as aeronaves sempre pousam e decolam contra o vento.
Assim, a numeração presente nas cabeceiras está associada aos ventos
predominantes e indica a sua direção, levando em consideração o seu afastamento
em graus em relação ao Polo Norte magnético. No caso de Florianópolis,
significa dizer que a pista principal (14-32) tem suas cabeceiras alinhadas na
direção 140° (sudeste) e 320° (noroeste), aproximadamente. Por sua vez, a pista
auxiliar (03-21), apresenta as cabeceiras posicionadas na direção 30° (entre
norte-nordeste e nordeste) e 210° (entre sul-sudoeste e sudoeste). Ventos do
quadrante Sul, indicam operações de pousos e decolagens pelas cabeceiras 14 ou
21 e ventos do quadrante Norte, pelas cabeceiras 32 ou 03. Tudo é
permanentemente avaliado e constantemente monitorado pela Torre de Controle
que, em função da segurança, tem a palavra final sobre qual cabeceira estará
sendo utilizada.
Os Spotting Points
A figura abaixo mostra de forma
aproximada o posicionamento da pista principal em relação aos pontos cardeais e
ao deslocamento do Sol de acordo com as estações do ano. Isto é importante para
determinar o ângulo de incidência da luz sobre as aeronaves em relação à pista.
Nos meses de verão, o Sol está mais deslocado para o Sul, assim, a luz
apresenta-se de forma mais paralela à pista. Por sua vez, nos meses de inverno,
o Sol volta-se para o Norte e os raios solares se apresentam de maneira mais
oblíqua. Como em fotografia tudo se resume à quantidade de luz sobre um
determinado objeto, pode-se concluir que a melhor época para se fotografar
aeronaves em Florianópolis é o inverno, pois a posição do Sol “joga” mais luz
sobre as aeronaves, desde as primeiras horas da manhã. Outro ponto favorável é
a quantidade maior de dias de céu claro, sem a presença de nuvens, sobretudo
logo após a entrada de massas de ar polar, quando a visibilidade atinge o ponto
máximo, tornando esta combinação perfeita para se fotografar.
Imagem com a posição aproximada da pista principal em relação aos pontos cardeais e o deslocamento do Sol ao longo do ano. Clique para ampliar. (Google Earth)
Para esta matéria, apresentamos
cinco locais propícios para a observação e o registro de aeronaves em
Florianópolis, levando-se em consideração as cabeceiras em uso e questões como
proximidade dos aviões, incidência de luz, tipos e ângulos das fotos,
acessibilidade e segurança. Cada um dos lugares aqui tratados (identificados na
imagem abaixo) ganhará um tópico à parte, contendo diversos tipos de
informações, imagens de satélite com a sua localização, além de fotos que
mostram de que forma as aeronaves podem ser registradas ou observadas de cada
um deles. Nunca é demais lembrar que o bom spotter sempre deve ter em mãos o
seu kit de sobrevivência básico, formado por chapéu ou boné, água, protetor
solar, e claro, seu equipamento fotográfico.
Nesta imagem podem ser visualizados os spotting points tratados nesta matéria (identificados abaixo) e sua localização em relação ao aeroporto. Clique para ampliar. (Google Earth)
1. Centro Histórico de São José
2. Rodovia Aparício Ramos Cordeiro
3. Rodovia SC-405
4. Mirante do Terminal de Passageiros
5. Rua Vereador Osvaldo Bittencourt
1. Centro Histórico de São José
Este é o único local apresentado
nesta matéria que fica fora da Ilha de Santa Catarina e também o mais distante
em relação ao aeroporto, entretanto, seu interesse reside no fato de que é o último
ponto de onde se pode fotografar as aeronaves em aproximação para pouso pela
cabeceira 14. Por ser quase alinhado com o eixo da pista principal, permite
fotos que mostram a parte inferior e a lateral esquerda das aeronaves e o lugar
é indicado para fotos no período da manhã. Fica localizado atrás da Câmara
Municipal de São José, no Centro Histórico.
Localização do spotting point. Clique para ampliar (Google Earth)
Vista geral do local.
Além das aeronaves, o local tem um visual incrível, principalmente ao amanhecer.
Como chegar:
Para quem estiver de carro, partindo
de Florianópolis, deve acessar a Via Expressa, fazer a alça de contorno em
direção à BR-101 Sul e pegar a primeira saída à direita, seguindo pela marginal
da BR-101 até o túnel do bairro Roçado. Após passar por baixo da rodovia, virar
na primeira à direita e depois pegar a Rua Joaquim Vaz, seguindo por ela até a
Praça de São José, quando deve virar à esquerda em direção à Câmara de
Vereadores. Possuindo GPS é só digitar Praça Arnoldo Souza, 38.
De ônibus, partindo do Terminal
Central (TICEN), pegar qualquer linha da empresa JOTUR que siga em direção ao
município de Palhoça via Centro Histórico de São José e saltar na parada da
Praça de São José. Depois é só atravessar a rua em direção à Câmara de
Vereadores. Abaixo, mostramos algumas fotos realizadas deste local.
2. Rodovia Aparício Ramos
Cordeiro
Este ponto situa-se na parte sul
de Florianópolis e está localizado no início da Rodovia Aparício Ramos
Cordeiro, estrada que liga a Rodovia SC-405 aos bairros Ribeirão da Ilha e
Tapera. Ele permite obter fotos das aeronaves em aproximação pela cabeceira 32,
preferencialmente no período da manhã. Como está localizado próximo à pista, os
aviões passam a uma altura relativamente baixa, permitindo fotos interessantes
sem a utilização de lentes com longo alcance. Um ponto negativo é a ausência de
locais para se abrigar do Sol ou da chuva, caso não se esteja de carro.
Localização do spotting point. Clique para ampliar (Google Earth)
Vista geral do local.
Como chegar:
De carro, partindo do Centro de
Florianópolis, atravesse o Túnel Antonieta de Barros em direção à Via Expressa
Sul. Mantendo a pista central ou da esquerda, passe por cima do Viaduto do
Trevo da Seta, acessando a Rodovia SC-405. Chegando ao Trevo do Rio Tavares, vire
à direita e siga em frente por cerca de dois quilômetros e meio, até a entrada
da Rodovia Aparício Ramos Cordeiro, indicada por uma placa apontando para os
bairros Ribeirão da Ilha e Tapera. Ingressando nela, logo à frente, do lado esquerdo,
você verá um terreno que serve como depósito de aterro e um estacionamento que
está sendo construído. Cruzando a via, você chegou ao seu destino.
Utilizando o transporte público,
pegue no TICEN a linha 410 (Rio Tavares Direto). Chegando ao Terminal de
Integração do Rio Tavares (TIRIO), embarque em qualquer ônibus que leve aos
bairros mais ao sul de Florianópolis, entre eles, Pântano do Sul, Costa de
Dentro, Costa de Cima, Armação ou Ribeirão da Ilha. Peça para descer na parada
mais próxima da entrada da Rodovia Aparício Ramos Cordeiro, caminhe por ela por
cerca de 400 metros e pronto, você chegou ao local. Seguem abaixo, alguns
registros efetuados deste lugar.
3. Rodovia SC-405
Localizado em frente ao número
2710 da Rodovia SC-405, o diferencial deste local é a oportunidade de efetuar
fotos da parte inferior das aeronaves, pois ele está praticamente alinhado com
o eixo da pista principal. Assim como o spotting
point anterior, ele é propício para aproximações pela cabeceira 32, porém,
ao contrário daquele, aqui as melhores fotos são obtidas no período da tarde.
Uma boa dica, já que são extremamente próximos, é fotografar pela manhã da
Rodovia Aparício Ramos Cordeiro e na parte da tarde, seguir para este local,
que também não apresenta abrigo contra o Sol ou intempéries.
Localização do spotting point. Clique para ampliar (Google Earth)
Vistas geral do local, observe ao fundo uma aeronave que acabara de passar em direção à cabeceira 32.
Como chegar:
Tanto de carro quanto de ônibus,
a rota praticamente é a mesma que leva à Rodovia Aparício Ramos Cordeiro,
entretanto, em vez de entrar na referida estrada, deve-se seguir em frente pela
Rodovia SC-405 por mais alguns metros. O local exato é marcado por uma
residência com o número 2710. Pode-se fotografar do acostamento da rodovia ou
de uma rua de terra batida ao lado da referida casa. Se estiver de carro, para
evitar problemas com a Polícia Rodoviária Estadual, não estacione no
acostamento da rodovia. Utilize a rua que citamos. Nas proximidades também
existe um posto de combustíveis, onde podem ser adquiridos alimentos e água.
Abaixo, algumas fotos feitas deste local.
4. Mirante do Terminal de
Passageiros
Localizado dentro do Aeroporto
Internacional Hercílio Luz, este ponto permite fotos dos pousos e decolagens
por ambas as cabeceiras, rolagem sobre a pista principal, deslocamento pela taxiway Bravo, estacionamento e push back das aeronaves no pátio
principal. O melhor período para se fotografar é durante a manhã, mas também
pode se obter boas fotos na parte da tarde. Os pontos negativos são a visão
dificultada do pátio pelo Módulo Operacional Provisório (MOP), o famoso
“puxadinho” e o vidro, que em função da sujeira e dos reflexos dos spots de luz
das vitrines das lojas e luminárias, atrapalham bastante, principalmente em
dias nublados. Durante a noite, fotos deste local são praticamente impossíveis.
Deixo aqui duas dicas, adicione ao kit de sobrevivência, um paninho para limpar
o vidro. A outra é a seguinte, de todas as janelas, a melhor para se fotografar
é a última, olhando-se da esquerda para a direita, encostada à cafeteria, onde
o reflexo é menor.
Localização do spotting point. Clique para ampliar (Google Earth)
Fachada principal do Terminal de Passageiros.
Vista do pátio principal a partir do Mirante.
Vista geral do Mirante. O melhor local para fotografar é o último vidro, encostado à cafeteria.
Como chegar:
De carro siga para o aeroporto
pela Via Expressa Sul, mantendo-se na pista mais à direita e contornando
lateralmente o Viaduto do Trevo da Seta. Siga em frente pela Avenida Deputado
Diomício Freitas até o aeroporto. Se não quiser pagar o estacionamento do
aeroporto ou os particulares, que não são baratos, há a possibilidade de
estacionar com segurança em ruas próximas, sem maiores problemas.
Se for utilizar o transporte
coletivo, pegar no TICEN as linhas 183 (Corredor Sudoeste) ou 186 (Corredor Sudoeste Semidireto). Ambas têm paradas em frente ao Terminal de Passageiros. Abaixo,
algumas fotos possíveis de serem feitas deste local.
5. Rua Vereador Osvaldo
Bittencourt
Deixamos o melhor para o final.
No nosso entendimento, este é o principal spotting
point para se fotografar aeronaves em Florianópolis, seja pela proximidade
da pista principal (cerca de 300 metros), seja pela paisagem de fundo,
emoldurada por vegetação e montanhas, seja pelo grande número de ângulos
diferentes que se pode explorar durante o pouso, táxi e decolagem por ambas as
cabeceiras. Localizado no final da Rua Vereador Osvaldo Bittencourt, aqui é
possível fotografar durante todo o ano e as melhores condições de luz
apresentam-se no período da manhã. Uma boa sugestão é, se for possível, levar
uma escada portátil, permitindo realizar as fotos por cima do alambrado.
Localização do spotting point. Clique para ampliar (Google Earth)
Vista geral do local.
Aqui uma escada sempre é bem-vinda.
Como chegar:
Para quer for de carro, é só seguir
o mesmo caminho em direção ao aeroporto, porém, deve-se dobrar antes, à
esquerda, logo após passar o Mini Mercado Martins, seguindo pela esquerda até o
final da rua.
De ônibus o trajeto também é
similar, acrescentando-se além das linhas citadas no tópico anterior, as de
número 467 (Tapera/Saco dos Limões), 461 (Tapera via Túnel) ou 153 (Costeira do
Pirajubaé). Esta última entra na rua Vereador Osvaldo Bittencourt e tem uma
parada a poucos metros do local. Para as outras, é preciso descer na Avenida
Deputado Diomício Freitas e caminhar até o final da rua, um trajeto de cerca de
um quilômetro. Abaixo, algumas fotos possíveis de serem feitas do local.
Finalizando esta matéria,
esperamos que as informações, dicas e sugestões aqui apresentadas possam ser
úteis para os spotters novatos ou
veteranos. Com a conclusão do novo Terminal de Passageiros e das vias de acesso
a ele, ainda sem prazo para término, certamente novos spotting points surgirão, porém, acreditamos que na atualidade, os
locais aqui enumerados são os que reúnem o maior número de itens que elencamos
para uma sessão de spotting proveitosa e agradável.
7 comentários:
Parabéns , belo guia!
Parabéns pelas informações muito bem detalhadas.
Vou divulgar para o pessoal da Companhia Indestrutíveis.
Saudações.
Dagoberto
Secretário.
Muito Obrigado, Felipe e Dagoberto.
Excelente trabalho, parabéns.
Quanto ao último ponto (Rua Vereador Osvaldo Bittencourt), a Infraero deveria remover aquele "bota-fora" que restou da obra inacabada, ou, no mínimo, roçar o mato que está crescendo novamente.
Mais uma vez parabéns.
Wagner
Obrigado, Wagner. Realmente, concordo contigo. Acredito que as montanhas de terra infelizmente só serão retiradas com o término da obra do novo Terminal de Passageiros.
Excelente matéria, parabéns !
Poxa. Massa. Mas faltou um lugar muito bom de fotografar tbm a aproximação. A praia do Campeche. Da pra pegar a aproximação de varios angulos. Pq a cabeceira da pista fica quase que alinhada a pricipal entrada da praia.
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