O Aeroclube de Santa Catarina
(ACSC), localizado no município de São José, região metropolitana de
Florianópolis/SC, viveu um dia histórico. Na tarde deste Domingo (14/09),
recebeu seu mais novo e ilustre morador, um jato de treinamento militar L-39C
Albatros. O avião foi adquirido nos Estados Unidos e chegou ao Brasil na última
Quarta-Feira, sendo seu primeiro pouso em território brasileiro no Aeroporto
Internacional Alberto Alcolumbre (MCP/SBMQ), em Macapá/AP, para vistoria da
documentação pelas autoridades aeronáuticas e cumprimento dos trâmites legais
para entrada no país. Ainda ostentando o registro estadunidense
N139L (c/n 433132), assim que o processo de nacionalização for finalizado, a
aeronave receberá a matrícula PR-ZGF. Antes de chegar a Santa Catarina, o avião
permaneceu alguns dias na cidade paulista de Tatuí, onde fica sediada a empresa
que vai executar a sua manutenção. Este é o segundo L-39 Albatros em operação
no país, o primeiro foi adquirido por um empresário e colecionador da cidade de
Itápolis, no interior paulista e chegou ao Brasil no início deste ano, com a
matrícula N989BH (c/n 934872), posteriormente alterada para PT-ZVC.
A chegada do L-39 ao Aeroclube atraiu muitas pessoas que queriam conhecer de perto a aeronave e registrar este momento histórico.
Fabricado na República Tcheca
pela Aero Vodochody, o L-39 Albatros é um avião a jato de treinamento avançado
e ataque leve, sendo um dos melhores aviões de sua categoria. Embora seu desenho original remonte ao final da década de 60, a excelência do projeto e as
excepcionais características de voo, manobrabilidade e confiabilidade fizeram
dele um enorme sucesso de exportação, com mais de 2.900 exemplares construídos
e utilizado por inúmeras Forças Aéreas ao redor do mundo. Também é empregado
por algumas equipes de demonstração acrobática civis, como a francesa Breitling Jet Team e as estadunidenses Patriots Jet Team e Black Diamond Jet Team, entre outras. Com a sua substituição por
treinadores mais modernos, a aeronave também passou a ser adquirida por
diversos operadores particulares e colecionadores.
Momento histórico: o L-39 Albatros vem para o pouso no Aeroclube de Santa Catarina.
No final da década de 60, os
avanços tecnológicos e a introdução de novos modelos de aviões de combate exigiram
uma formação mais apurada dos futuros pilotos militares. Desenvolvido como um
substituto do L-29 Delfin, também fabricado pela Aero Vodochody, para ser o
novo avião padrão de treinamento dos países do Pacto de Varsóvia, o L-39 Albatros
voou pela primeira vez em 04 de novembro de 1968. Ao protótipo, seguiram-se
mais dez aeronaves de pré-série e os primeiros exemplares entraram em serviço
com a então Força Aérea da Tchecoslováquia em 1974, sob a designação L-39C.
Imediatamente também foi adotado como avião de treinamento da República
Democrática Alemã (RDA) e da União Soviética, seu maior operador, tendo
adquirido 2.080 dos 2.267 aparelhos produzidos desta versão.
Detalhe da tubeira do L-39 e do motor Ivchenko AI-25TL. A haste vertical em primeiro plano é o duto que joga óleo nos gases de exaustão da turbina, gerando a fumaça utilizada nas demonstrações.
Entre as principais alterações do
L-39 em relação ao L-29, destacam-se o motor, um turbofan Ivchenko AI-25TL, com
mais do dobro da potência em relação ao motor utilizado pelo L-29,
permitindo-lhe atingir uma velocidade máxima de 750 km/h aos 6.000 metros de
altitude. O seu teto de serviço é de 11.500 metros e o alcance médio de 1.100
km. Outra característica importante do L-39 é a facilidade de manutenção, pois
a estrutura do avião foi projetada de forma modular, sendo desmontável em três
partes (asa, fuselagem dianteira e central e a fuselagem traseira), esta última
construída numa peça única para facilitar o acesso ao motor. Os assentos são
ejetáveis, em tandem, ou seja, com o assento traseiro mais elevado em relação
ao dianteiro. Para maiores informações sobre a aeronave, veja a sua ficha
técnica no final desta matéria.
Placa de identificação da aeronave contendo informações, como o fabricante, modelo, número de série e o ano de fabricação.
O avião entrou no Brasil ainda com a matrícula que utilizava nos Estados Unidos. Em breve será nacionalizada e receberá o registro brasileiro PR-ZGF.
Além do L-39C, a versão básica de
treinamento, outras variantes do Albatros foram desenvolvidas, entre elas, o
L-39V para reboque de alvos, equipada com um guincho para tal e com apenas um
assento, o L-39ZO (Zbrojni, armado), com a estrutura das asas reforçada e a
adição de quatro suportes sob as mesmas para o transporte de armamento (347
exemplares construídos), e o L-39ZA, uma evolução deste último e adaptada para
a utilização de aviônicos ocidentais, com aumento da capacidade de carga dos
pilones subalares e a instalação de um canhão de cano duplo GSh-23L de 23 mm
sob a fuselagem (248 aviões produzidos). Outras versões derivadas do L-39,
foram o L-139, com aviônicos ocidentais e um novo motor, o Garret TFE731-4-1T,
ficando apenas no protótipo e o L-159 ALCA (Advanced Light Combat Aircraft, ou
Aeronave Leve Avançada de Combate), modelo derivado do L-59 Super Albatros e
especializado em missões de combate ar-ar, de ataque ao solo e de
reconhecimento, com maior capacidade de armamento e a adição de um radar
multimodo doppler Grifo-L em versões monoposta (L-159A) e biposta (L-159T), em
serviço ativo com a Força Aérea da República Tcheca (19 e 6 exemplares,
respectivamente) e recentemente adquiridos pela Força Aérea iraquiana (12
L-159T1, versão de treinamento convertida de modelos L-159A).
Nesta foto é possível observar os assentos ejetáveis em tandem. O Albatros é uma aeronave que requer um mínimo de apoio externo para a sua operação, como mostram os pedais retráteis de acesso aos cockipts dianteiro e traseiro.
Cockpit dianteiro
Cockpit traseiro
A aeronave chegou ao Aeroclube
por volta das 15:00 hs (Horário de Brasília), onde era aguardada por diversas
pessoas, permanecendo em solo por cerca de duas horas. Em seguida decolou para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL), em Florianópolis, onde
será feito seu processo de nacionalização. Antes de ficar definitivamente no
Aeroclube de Santa Catarina, o avião deve ainda retornar para o interior
paulista. O blog Aviação em Floripa esteve presente na tarde deste Domingo histórico
no Aeroclube e registrou em fotos esse momento especial para a aviação de São
José e de Santa Catarina, as quais compartilhamos a partir de agora com nossos
leitores:
Ficha técnica:
Avião: L-39C Albatros
Fabricante: Aero Vodochody
(República Tcheca, ex-Tchecoslováquia)
Tipo: Avião a jato de treinamento
avançado
Motor: Um turbofan Ivchenko
AI-25TL, com 3.792 libras de empuxo
Tripulação: Dois, em assentos
ejetáveis do tipo tandem.
Dimensões:
- Comprimento: 12,13 m
- Envergadura: 9,46 m
- Altura: 4,77 m
Peso Vazio: 3.455 kg
Peso máximo de decolagem: 4.700
kg
Velocidade máxima: 750 km/h
Teto de serviço: 11.500 m
Alcance (com combustível
interno): 1.100 km
Esquema em vistas do L-39C Albatros e no canto superior direito, detalhes da versão L-39ZA. Fonte: http://www.the-blueprints.com
4 comentários:
Muito boa matéria!!! Eu estava em cima da pedra branca neste dia, pude acompanhar tudo lá de cima. De fato um dia histórico!!!
https://www.youtube.com/watch?v=W_DEV0rQBpQ&feature=youtu.be
Um sonho de avião.
Um sonho de avião.
Postar um comentário