As origens da Escuadrilla de Alta
Acrobacia Halcones datam do período entre os anos de 1948 a 1958, período em que
foram utilizadas aeronaves, P-47 Thunderbolt, Mentor T-34 e AT-6 Texan, com
finalidades acrobáticas. A partir de 1958 as exibições passam a ser organizadas
por meio da criação de uma unidade criada para essa finalidade, chamada “Cóndores
de Plata” (Condores de Prata), subordinada ao Grupo de Aviação nº 7, com base
em "Los Cerrillos", Santiago, voando aviões Lockheed F-80 operado.
Além de ser o embrião do que
viria a ser os Halcones, os Cóndores de Plata desempenharam importante papel ao
demonstrar para o Alto Comando da Força Aérea chilena (FACh), a importância de
se manter uma unidade acrobática nacional como um veículo valioso de
comunicação entre a Instituição e a população.
De forma a manter a tradição e o
interesse do público acerca das atividades da Força Aérea, é criada em setembro
de 1980 a Escuadrilla de Alta Acrobacia “Halcones” (Falcões), como uma unidade
dedicada exclusivamente para fazer apresentações do mais alto nível de
habilidade acrobática e com a missão de fomentar uma consciência aérea nacional,
estabelecer um elo de comunicação com o público, através de um meio dinâmico e
motivador para mostrar o desenvolvimento constante de homens e máquinas em uma
instituição moderna.
Seu primeiro líder foi o Comandante do
Esquadrão (A) Don Hernán Gabrielli Rojas, que materializou este projeto junto ao
Alto Comando, dando início a uma verdadeira escola de acrobacia aérea, fundada
sobre uma sólida disciplina profissional desde os primórdios marcada pela
mística singular que define toda a sua história e a todos os que a integraram.
Nesta base, e com visão de futuro, a unidade foi criada, e, com o passar do
tempo, ganhou um lugar de destaque junto ao povo chileno e o reconhecimento da
comunidade aeronáutica militar e civil do mundo inteiro.
Em 14 de janeiro de 1981 foi assinado
o Decreto de criação da unidade, estabelecendo as suas operações a partir da
Base Aérea de "El Bosque". Os primeiros pilotos da equipe, todos
voluntários, foram treinados nos Estados Unidos, no equipamento adquirido para
as apresentações, as aeronaves PITTS S2B e S2S. Por outro lado, formou uma
equipe de especialistas graduados diferentes áreas de necessidade e manutenção
rigorosa da nova aeronave. Nos primeiros dez anos de atividade, 22 pilotos
passaram pelo esquadrilha, realizando 400 exibições no Chile e apresentando-se
também no Equador e em 1987, a primeira demonstração no continente europeu, no
evento International Air Tattoo, na Inglaterra.
Em 1990 os Pitts S2 são
substituídos pelo Extra 300, avião acrobático de última geração, agregando
novas tecnologias de projeto e construção. No total foram encomendadas seis
aeronaves para comporem a esquadrilha pelos próximos 10 anos. A chegada do novo
século encontra os Halcones em plena maturidade profissional. Assim, em março
de 2003 passam a voar com seu novo vetor, o Extra 300L, a expressão máxima de
tecnologia em aeronaves especializadas em acrobacia aérea.
Resultado de uma contínua
evolução, o Esquadrão continua a cumprir a sua missão nos céus de todo o mundo.
Várias gerações de pilotos e mecânicos têm solidificado a sua reputação internacional,
sendo admirados e aplaudidos pelo exigente público dos principais shows aéreos
e eventos aeronáuticos dos Estados Unidos da América, Brasil, Inglaterra,
França, Israel, Bélgica, Equador, Peru, Bolívia e Chile.
Atualmente, os Halcones continuam
a cumprir a missão de fomentar uma consciência aérea nacional, mostrando as
habilidades profissionais dos seus integrantes e motivando através das suas
apresentações, os jovens que formarão o futuro da Força Aérea chilena.
Texto traduzido e adaptado por
Marcelo Lobo da Silva a partir do site http://www.halcones.cl/
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