Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sábado, 9 de agosto de 2025

Esquadrão VF-1 participa de Solenidade da Marinha em Santa Catarina


Nesta sexta-feira, 8 de agosto, foi realizada no estaleiro Brasil Sul, pertencente ao Grupo Thyssenkrupp, em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, a Cerimônia de Batismo da Fragata F-201 "Jerônimo de Albuquerque", a segunda de quatro unidades contratadas pela Marinha do Brasil junto ao Programa de Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), um dos projetos mais importantes de fortalecimento do Poder Naval atualmente em curso. Como apoio à atividade, a Marinha deslocou para Itajaí, a Fragata F-45 "União", um helicóptero UH-15 Super Cougar, do Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (Esqd.Hu-2), além de um jato AF-1C Falcão, do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (Esqd.VF-1), ambos sediados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), situada na cidade de mesmo nome, no litoral norte do Rio de Janeiro.

O AF-1C Falcão com a matrícula N-1021, no hangar do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Foto: Autoria desconhecida, via redes sociais.

As aeronaves chegaram a Santa Catarina no fim da manhã de quinta-feira, 07/08. Antes de prosseguir para o pouso em Florianópolis, o jato AF-1C Falcão efetuou diversas passagens sobre a área do Estaleiro, chamando a atenção da população da região, em preparação para a sua participação na Solenidade do dia seguinte. Em função de obras na taxiway que leva ao pátio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), local que costuma hospedar o Esquadrão quando este opera deslocado a partir da capital catarinense, o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina cedeu um espaço em seu hangar para abrigar a aeronave.

Momento da passagem do AF-1C Falcão, durante a Solenidade de Batisno da F-201 "Jerônimo de Albuquerque". Foto: print de vídeo de autoria de Leandro Silva, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KQzcw42QL8I

Criado em 2 de outubro de 1998, o Esquadrão VF-1, também conhecido como Esquadrão "Falcão", é a única Unidade Aérea da Marinha do Brasil operadora de aeronaves de asa fixa. Originalmente foram adquiridos 23 aviões A-4KU/TA-4KU Skyhawk II (20 monopostos e 3 bipostos) junto à Força Aérea do Kuwait, aqui designados como AF-1/AF-1A Falcão, recebendo as matrículas N-1001 a N-1020 (para os monopostos) e N-1021 a N-1023 (para os bipostos). Cerca de dez anos após a entrada em serviço com a Marinha, as aeronaves foram submetidas a um extenso programa de modernização, sendo redesignadas como AF-1B/AF-1C Falcão. Um total de sete aviões foram revitalizados e, desse montante, cinco permanecem em serviço ativo, com os indicativos visuais N-1001, N-1004, N-1008, N-1021 e N-1022. O Esquadrão VF-1 executa uma série de atividades em prol do Poder Naval e da Esquadra, entre elas, Defesa Aérea, apoio aos meios navais da Marinha do Brasil, suporte aéreo às operações do Corpo de Fuzileiros Navais, além de tarefas ligadas à vigilância e proteção das águas jurisdicionais brasileiras, conhecidas como "Amazônia Azul". O lema da Unidade Aérea é a expressão em latim "In Aere Defensio Maris", ou "No Ar, a Defesa do Mar". Seu atual Comandante é o Capitão de Fragata Antônio José da Costa Soares, no cargo desde julho deste ano.

1 comentários:

sergio m. borba disse...

O Cougar vi ele vindo para pouso na Escola da Marinha.

Postar um comentário