Um é pouco! Dois é bom! Três é demais? Não!!! Três é melhor ainda! No final de semana passado, prolongado pelo Feriado de Nossa Senhora Aparecida, as três Bases Aéreas da FAB localizadas no sul do país (Canoas, 12/10; Santa Maria, 14/10 e; Florianópolis, 15/10), realizaram seus eventos aeronáuticos em comemoração ao mês do Aviador, uma justa homenagem à genialidade de um brasileiro, Alberto Santos Dumont e à maior de suas invenções, o avião, meio de transporte que revolucionou a humanidade, encurtando distâncias e diminuindo o mundo de tamanho. O site Aviação em Floripa esteve presente aos três eventos e convida você a nos acompanhar nesta jornada, mostrando as aeronaves participantes, as atrações para o público e o que de mais importante aconteceu.
Este ano, todos os eventos da Força Aérea Brasileira têm como pano de fundo, a comemoração pelos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Nascido em 20 de julho de 1873, na localidade de Cabangu, que mais tarde seria parte da cidade de Palmyra (atualmente chamada de Santos Dumont), em Minas Gerais. Filho de Francisca Santos Dumont e Henrique Dumont, Engenheiro Civil de Obras Públicas, desde criança, Alberto se notabilizou no interesse pelas máquinas, tendo sido incentivado por seu pai a direcionar seus estudos nas áreas de mecânica, física, química e eletricidade. O fascínio pelos artefatos voadores e pelo desejo de voar surgiu aos 15 anos de idade e três anos mais tarde, já emancipado pelo pai, o jovem seguiu para Paris, na França, a fim de completar seus estudos e perseguir seu sonho. Não demorou para que os primeiros modelos de balões e dirigíveis (até então, a forma como se tinha contato com o céu), ganhassem forma e os ares da capital francesa. Entretanto, o espírito inquieto de Santos Dumont queria muito mais e assim, no dia 23 de outubro de 1906, ele alçou voo a bordo de seu 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris e, diante de uma plateia atônita e maravilhada, provou ao mundo que voar por meios próprios e de maneira sustentada, não era privilégio apenas dos pássaros. Estava aberto o caminho que revolucionou a forma de se locomover e viajar e por que não, da própria humanidade. E tudo isso, por intermédio de um visionário e obstinado gênio brasileiro.
Santos Dumont a bordo do 14-Bis.
A história de vida, as obras e os valores do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira são fontes de inspiração não só no nosso país, mas em várias regiões do planeta. Suas inovações e contribuições para a Aviação são lembradas e celebradas até hoje. Por este motivo, de forma a eternizar aquele feito histórico e em sua memória, o dia 23 de outubro é marcado como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Alberto Santos Dumont faleceu em 23 de julho de 1932, no Guarujá/SP, porém, seu legado para o desenvolvimento da Aviação permanece vivo até os dias atuais, exemplos inequívocos de trabalho, persistência e genialidade para as atuais e futuras gerações de brasileiros.
Diversas Organizações Militares da FAB espalhadas por todo o país, anualmente promovem durante o mês de outubro, uma série de atividades esportivas e culturais para celebrar e relembrar a vida e as realizações de Alberto Santos Dumont. Dentre elas, sem sombra de dúvidas, a mais aguardada por todos é o evento chamado de "Portões Abertos", um dia de festividades, no qual a população tem a oportunidade única para conhecer um pouco do trabalho e das ações desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira, suas aeronaves e suas capacidades de emprego. Além disso, é uma ótima oportunidade para difundir a cultura aeronáutica, despertar vocações e estreitar os laços com a sociedade. Suspensos durante a pandemia, aos poucos o calendário de eventos foi retomado de forma tímida a partir do ano passado e em 2023, voltaram com força total. Acompanhe na tabela abaixo, as datas e locais das principais festas aviatórias organizadas pela FAB no ano que celebra os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont:
Localização das Bases Aéreas da FAB no Sul do país, com as respectivas datas de seus eventos aeronáuticos.
A partir de agora, você passa a acompanhar através de imagens, uma grande cobertura fotojornalística dos "Portões Abertos" em Canoas/RS, Santa Maria/RS e Florianópolis/SC. Para os fãs de Aviação Militar, segue também uma tabela com diversas informações sobre todas as aeronaves militares presentes e à disposição do público ou que conseguimos registrar de alguma forma, em cada uma das Bases Aéreas. Fiel ao compromisso de levar aos nossos leitores sempre o melhor e mais completo conteúdo a respeito do que acontece na Aviação Militar, o site Aviação em Floripa, se fez presente nos três eventos. É o que você passa a acompanhar a partir de agora.
Cartaz Oficial da EXPOAER 2023.
Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, o município de Canoas abriga uma das maiores e mais importantes Bases Aéreas da FAB, sede de três Unidades Aéreas, sendo uma de Caça (1°/14° GAv - Esquadrão Pampa), uma de Patrulha Marítima (2°/7° GAv - Esquadrão Phoenix) e outra de Transporte (5º ETA - Esquadrão Pégaso). No Rio Grande do Sul, o evento de "Portões Abertos" costuma receber o nome de EXPOAER (Exposição Aeronáutica). Realizada desde 1986, tradicionalmente no Feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, a EXPOAER da Base Aérea de Canoas é sempre muito aguardada, fazendo parte inclusive, do calendário oficial de eventos da cidade e neste ano, chegou em sua 34ª edição.
O último evento aeronáutico aberto ao público em Canoas, havia sido em 2019 e a expectativa da população pelo retorno da festa era grande. Nem a possibilidade de chuva, frio e céu nublado, afastaram os canoenses e demais visitantes. Segundo estimativas oficiais, mais de 40 mil pessoas passaram pelo local durante a EXPOAER desse ano. Além das aeronaves em exposição em terra e o show no ar, não faltaram atrações para todos os públicos e idades, dentre elas, Hangar da Leitura, brinquedos infláveis para a criançada, apresentações artísticas e culturas, estandes diversos com venda de artigos militares e aeronáuticos, artesanato, exposição de carros de combate do Exército Brasileiro, praça de alimentação, entre outras. A possibilidade de chuva e a condição meteorológica adversa no sul do país acabou trazendo poucas aeronaves militares de fora do Rio Grande do Sul para o evento este ano. Mesmo assim, o dia ficou movimentado com a "prata da casa". Confira abaixo:
Apresentação de paraquedismo.
Northrop F-5EM Tiger em exposição no hangar do 5º ETA.
Apresentação acrobática do Comandante Sérgio Machado e seu CAP-10. Uma verdadeira lenda viva e um ícone da Aviação no Rio Grande do Sul.
Aeronaves em exposição estática: C-98A Grand Caravan FAB 2743 / C-97 Brasília FAB 2008 - 5º ETA (Canoas/RS)
Aeronaves em exposição estática: A-1BM FAB 5652 - 3º/10º GAv (Santa Maria/RS)
Aeronaves em exposição estática: F-5EM Tiger II FAB4862 - 1º/14º GAv (Canoas/RS)
Apresentação do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM)
Northrop F-5EM/FM Tiger II do Esquadrão Pampa na linha de voo.
Northrop F-5EM/FM Tiger II do Esquadrão Pampa: decolagens, pousos e passagens baixas.
Algumas imagens do Esquadrão de Demonstração Aérea em Canoas/RS.
Cartaz Oficial da EXPOAER 2023.
No sábado foi a vez da Base Aérea de Santa Maria, localizada no coração do Rio Grande do Sul, receber a população para a sua EXPOAER. A "Sentinela Alada do Pampa", como também é conhecida, sedia quatro Unidades Aéreas da FAB, duas, equipadas com aeronaves de Caça, os Esquadrões Poker e Centauro, uma de Helicóptero, o Esquadrão Pantera e, uma com Aeronaves Remotamente Pilotadas, o Esquadrão Hórus. O dia ensolarado, de céu azul e temperatura agradável ajudou a atrair um grande público para a Base Aérea, estimado pela organização do evento, em cerca de 40 mil pessoas. Além da interrupção causada pela pandemia, já havia alguns anos que a EXPOAER de Santa Maria não era realizada, criando uma grande expectativa, que foi plenamente atendida com uma festa aviatória muito bem planejada e estruturada, repleta de atrações durante todo o dia.
Recebendo os visitantes na entrada, um lendário H-1H, helicóptero que marcou época na FAB e no Esquadrão Pantera, sediado em Santa Maria.
O Exército Brasileiro sempre tem presença marcante na EXPOAER, com seus carros de combate e viaturas blindadas.
A Marinha do Brasil foi representada por militares do 5º Distrino Naval e por integrantes do Esquadrão HU-51, ambos com sede na cidade de Rio Grande.
A Aviação Civil se fez presente com aeronaves do Aeroclube de Santa Maria e de regiões próximas.
O sábado de céu azul levou cerca de 40 mil pessoas à Base Aérea de Santa Maria.
Quem foi ao evento, teve a oportunidade de ver de perto diversas aeronaves da Força Aérea Brasileira, incluindo os RQ-450 e 900, veículos pilotados remotamente, utilizados em missões de vigilância e reconhecimento e raramente vistos pelo grande público. Os caças A-1 dos Esquadrões Poker e Centauro fizeram diversas passagens sobre a Base, encantando os presentes com suas manobras e o Esquadrão Pantera realizou uma apresentação de rapel com seu helicóptero H-60 Black Hawk, demonstrando toda a técnica e treinamento necessários em missões de resgate. Além do espetáculo no céu, muitas atrações em terra também, como a tradicional apresentação do Canil Vento Divino, Aeromodelismo, exposição de blindados do Exército Brasileiro, vendas de artigos aeronáuticos, entre tantas outras. Digno de registro e uma grata surpresa, foi a participação da Marinha do Brasil, representada pelo Quinto Distrito Naval e pelo Esquadrão HU-51, com sede na cidade de Rio Grande. Quem passou pelo estande teve a chance de conhecer um pouco do trabalho e das atividades desenvolvidas pelos homens e mulheres do Mar. A EXPOAER foi encerrada com uma apresentação de gala da Esquadrilha da Fumaça. Acompanhe abaixo, em imagens, alguns momentos do evento.
Aeronaves em exposição estática.
Demonstração de rapel do Esquadrão Pantera.
RQ-450 do Esquadrão Hórus em exposição estática.
Demonstração em voo do RQ-900 do Esquadrão Hórus.
Demonstração em voo dos A-1M.
Chegada do Esquadrão de Demonstração Aérea em Santa Maria.
Apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea. Todas as fotos: Rafael Beltrame
Cartaz Oficial do Portões Abertos 2023
Encerrando os eventos aeronáuticos promovidos pela Força Aérea Brasileira no sul do país, no domingo, dia 15 de outubro, foi a vez da Base Aérea de Florianópolis abrir suas portas para a comunidade. Após uma lacuna de três anos, o tradicional e muito aguardado "Portões Abertos" voltou a acontecer. Ciente do grande interesse da população e pensando no conforto e segurança dos visitantes, a Base Aérea de Florianópolis pela primeira vez adotou o sistema de geração gratuita de ingressos (uma prática cada vez mais comum em eventos aeronáuticos no Brasil), com o objetivo de dimensionar de forma antecipada, a quantidade de público e assim, poder planejar e organizar toda a infraestrutura necessária, de maneira a minimizar problemas ou transtornos gerados pelo grande fluxo de pessoas. Um cuidado especial foi dedicado com o acesso ao local, assim como as formas de entrada e saída do evento. Todos os lotes de ingressos colocados à disposição, esgotaram-se até a véspera do Portões Abertos, comprovando a demanda histórica e garantindo de antemão, um evento bastante movimentado. De acordo com informações levantadas pelo site Aviação em Floripa, em torno de 30 mil pessoas passaram pela Base Aérea de Florianópolis.
Hasteamento do Pavilhão Nacional, abrindo oficialmente o Portões Abertos da BAFL.
C-130 Hércules aberto à visitação do público.
Apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Canoas.
O "Fabinho", personagem que representa a Força Aérea Brasileira chamou a atenção das crianças.
Apresentação do Boi de Mamão, atividade típica da cultura ilhéu.
Santos Dumont também veio prestigiar o Portões Abertos em Florianópolis.
A locução do evento ficou a cargo de Sandro Rocha, trajado à caráter, deu um show no microfone, trazendo a todo instante, informações de utilidade pública, além de detalhes da programação e aspectos históricos e curiosidades sobre as aeronaves.
Durante os dias que antecederam o evento, a maior dúvida que pairava sobre todos era a meteorologia, uma vez que Santa Catarina, assim como boa parte do sul do país, vem enfrentando sérios problemas com a chuva. Entretanto, contrariando as previsões, o domingo na capital catarinense permaneceu apenas com céu nublado, experimentando até alguns momentos de maior abertura, com um sol tímido aparecendo de vez em quando, como se quisesse participar da festa, fazendo a alegria dos apaixonados por aviação e garantindo a diversão das famílias que escolheram a Base Aérea de Florianópolis para o seu programa de domingo. Pensando nesta diversidade de público, uma série de atrações e atividades estavam disponíveis de forma a preencher todo o dia, como exposição de veículos antigos, estandes de vendas de produtos aeronáuticos, demonstração do canil da Polícia Militar, exposição de aeronaves em miniatura, apresentação de Boi de Mamão (mas das mais tradicionais manifestações culturais da Ilha de Santa Catarina), presença da Banda de Música da Base Aérea de Canoas/RS, Paraquedismo, entre outras, sem contar é claro, as aeronaves militares e civis, as grandes estrelas do espetáculo, chamando a atenção das crianças e adultos, tanto no pátio quanto durante as demonstrações no céu.
Mais de 30 mil pessoas passaram pela Base Aérea de Florianópolis.
A Esquadrilha da Fumaça encantou o público com sua demonstração sobre a Baía Sul.
Falando em aeronaves, como não poderia deixar de ser, quem mais atraiu os olhares e as lentes das máquinas fotográficas e celulares do público foi a Esquadrilha da Fumaça, o cartão de visitas da Força Aérea Brasileira, sempre uma atração à parte por onde passa. Os sete aviões A-29 Super Tucano, pintados com as cores da bandeira nacional, não decepcionaram quem ficou até o horário marcado para a apresentação e deram seu costumeiro show de técnica, arrojo e perícia, conquistando corações e mentes e arrancando aplausos dos presentes, a cada manobra realizada. Acompanhe a partir de agora, em imagens, mais alguns momentos desta grande festa.
Aeronaves em exposição estática.
Passagem baixa dos caças F-5M Tiger II.
Passagens baixas dos caças A-1M.
Chegada do Esquadrão de Demonstração Aérea em Florianópolis.
Foram três eventos aeronáuticos, em dois Estados, cobertos em quatro dias, totalizando mais de 1.500 km rodados. Essa foi a maratona encarada pelo site Aviação em Floripa para levar até nossos leitores, todos os detalhes dos Portões Abertos em Canoas, Santa Maria e Florianópolis. Na bagagem, além de muitas imagens, momentos e experiências que ficarão guardadas para sempre, a oportunidade de rever velhos amigos e de fazer novas amizades. Gostaríamos de deixar aqui um agradecimento especial ao Coronel Aviador da Reserva Antônio Ricieri Biasus que, por iniciativa própria, dedica parte do seu tempo para reunir um pequeno grupo de apaixonados por aviação e fotografia na Base Aérea de Canoas durante a Expoaer. Nosso muito obrigado também à Comunicação Social da Base Aérea de Santa Maria, na figura do Sargento Tiarlen, por todo o apoio e atenção dedicados aos veículos de imprensa. Agradecimentos também ao Comando da Base Aérea de Florianópolis, a sua Seção de Comunicação Social e à Organização do Portões Abertos, pelo acesso irrestrito e facilidades para a realização desta matéria. Gratidão a todos os leitores que chegaram até aqui, por prestigiarem nosso trabalho. Por fim, mas não menos importante, um grande abraço a todos os velhos e novos amigos spotters, pela companhia, conversas e momentos de diversão. Nos vemos no próximo ano.
10 comentários:
Meus parabéns. Excelente trabalho!
É incrivel a quantidade e qualidade das informações que você traz, tanto nas fotos como nos textos. Suas matérias sempre surpreendem. Parabens pela sua dedicação, esse trabalho é de valor incalculável.
Parabéns pelo empenho! Foi uma maratona mas rendeu excelentes resultados
As fotografias ficaram excelentes, uma melhor que a outra. A foto aérea da BAFL, mostrou a dimensão do público. Falando na qualidade das tuas fotos, acho que vou as minhas fora, hahaha.
Parabéns pela dedicação! Estive no grupo de spotters de Canoas e sei o quanto é um dia intenso, imagino três eventos assim em pouco tempo. A matéria ficou excelente em detalhes!
Parabéns Marcelo, espero te rever aqui nas Canoas dia 02/11 na Tinia. Abraços Cauê
Parabéns, um show de belas imagens e conteúdo.
O Primeiro EXPOAER que participei "Genial"! Parabéns a todos os Envolvidos Direto e Indiretamente nesse Magnífico Evento, quero poder estar no próximo 2024.
Parabéns a todos os envolvidos
Também fui pela primeira vês em Floripa adorei se tiver esse ano e de vou de novo
Postar um comentário