A Base Aérea de Florianópolis (BAFL), sob coordenação do Estado-Maior da Aeronática (EMAER), está sediando nos dias 19 e 20 de maio, a segunda edição da SC Expo Defense, uma feira de tecnologias e produtos voltada para a área de Defesa. O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio de seu Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA) e tem o objetivo de reunir profissionais e empresas ligadas ao setor para apresentar as novidades, oportunidades de negócios e o desenvolvimento de parcerias nos campos tecnológico e de produtos de Defesa, conectando as Forças Armadas e de Segurança com a indústria, centros de tecnologia e de estudos acadêmicos. Quando se fala em Defesa, logo imagina-se armamentos e equipamentos militares, entretanto, o universo que envolve a relação entre as Forças Armadas e a indústria é muito mais abrangente, indo desde produtos mais complexos e sofisticados até aqueles básicos, como alimentos, vestuário, entre outros. É um mercado bastante exigente e seletivo nas suas aquisições mas que ajuda a alavancar a economia do país. De acordo com dados oficiais, entre janeiro e setembro do ano passado, as Forças Armadas movimentaram cerca de R$ 27 bilhões em produtos e serviços, mostrando a importância de feiras como essa. A abertura oficial da Expo Defense aconteceu às 10 horas da manhã e contou com a presença dos Ministros das pastas da Defesa, General do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sr. Paulo Alvim, além de autoridades civis e militares, representantes governamentais e executivos de empresas. Durante os dois dias do evento, estão programadas palestras e painéis, abordando os projetos, os desafios e outros assuntos de interesse ligados ao segmento da Defesa. Também estão agendadas diversas rodadas e mesas de negócios entre os participantes. O evento conta ainda com vários estandes empresariais e institucionais para exposição de artigos e produtos.
A presença da Força Aérea Brasileira na Expo Defense não se restringe apenas na utilização do espaço físico da Base Aérea de Florianópolis para o evento. A FAB também conta com um estande, no qual os visitantes podem conhecer algumas de suas atividades e dos Projetos Estratégicos da Instituição em andamento, entre eles, o Programa Gripen BR. Especialmente para a feira, a Força Aérea trouxe pela primeira vez a Santa Catarina, a réplica em escala natural de sua nova aeronave de combate, o caça F-39 Gripen, produzido em parceria entre a Embraer e a sueca Saab. Com relação aos benefícios que um evento desse porte traz para a FAB, nas palavras do Coronel Aviador Helcio José Jasiocha Soares, representante do Estado-Maior da Aeronáutica junto ao COMDEFESA, "...é muito importante conhecer as capacidades dos centros de tecnologia e universidades do nosso País, visando possíveis interações para o desenvolvimento de projetos estratégicos do Comando da Aeronáutica (COMAER). A importância da interação com a indústria é a de fomentar a nossa Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, buscando soluções para transformar estes projetos em produtos”. Esta é a segunda vez que a capital catarinense e a Base Aérea de Florianópolis recebem a Expo Defense. A primeira edição ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019 e contou com quase 3 mil inscritos (entre palestrantes, representantes de empresas e governos, militares e imprensa), além de 485 expositores. Para este ano, a organização do evento espera superar esses números e potencializar as oportunidades de negócios.
2 comentários:
Pelas fotos e pela matéria a feira estava bem interessante, tinha até o Astros e blindados do exercito além da maquete do gripen e de barcos e submarinos.
Muito bom. É importante incentivar essas iniciativas, o mercado brasileiro tem muito pra crescer
Postar um comentário