Por volta das 14:00 hs (UTC) do
dia 10 de março, o PT-BLS decolou de
Curitiba (SBCT) para Florianópolis (SBFL), com três passageiros. Durante o voo
teve sua estrutura prejudicada devido às condições meteorológicas adversas –
nuvens pesadas com precipitação forte e granizo. O piloto optou por prosseguir
para Florianópolis, porém na aproximação para pouso os motores pararam de
funcionar. Segundo a Torre de Florianópolis, o piloto declarou emergência, pois
iria efetuar um pouso forçado. Após a colisão, o co-piloto acionou o PLB (Personal Location Beacon ou Baliza de
Localização Pessoal) que estava dentro do Kit de Sobrevivência da aeronave.
Esse sinal foi recebido pelo Salvaero Curitiba que acionou uma aeronave H-60
Black Hawk para realizar o salvamento.
O relato que você terminou de ler
é fictício e ilustra uma das inúmeras situações criadas pela Equipe de
Coordenação do Exercício Carranca IV com o intuito de proporcionar um
treinamento o mais realista possível para as tripulações que executam a missão
de Busca e Salvamento na Força Aérea Brasileira. Como parte das atividades
programadas para o Mídia Day (evento destinado aos veículos de mídia), a
Direção do Exercício oportunizou aos meios de comunicação presentes, entre eles
o blog Aviação em Floripa, o privilégio de poder acompanhar todos os detalhes
de uma missão de resgate, realizada por um helicóptero H-60L Blackhawk do Quinto
Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAv), conhecido como Esquadrão
Pantera, uma das unidades aéreas participantes da operação e que tem sua sede
na cidade de Santa Maria (RS).
Com o objetivo de tornar a
matéria mais dinâmica e interessante aos nossos leitores, organizamos as fotos
e os textos que as explicam, dispostos de forma sequencial e de acordo com o
desenrolar dos fatos. Sempre que for necessário, incluiremos também legendas
abaixo das fotos. Acompanhe então a partir de agora, passo a passo, toda a
missão de resgate.
Para o cenário do treinamento foi escolhida uma área dentro da própria Base Aérea de Florianópolis. O exercício foi pensado de maneira que o local do acidente não permitia o pouso do helicóptero, dessa forma, a equipe de socorristas precisou fazer todo o procedimento de atendimento e de resgate utilizando o guincho da aeronave, sem dúvida um fator a mais de dificuldade à execução da missão. Na imagem é possível ter uma visão geral do local do "acidente" e a disposição das vítimas no terreno (à direita, na parte inferior da foto).
Foram empregados no treinamento um voluntário e dois bonecos, simulando os três passageiros do PT-BLS, sendo que um deles representava uma gestante. Todos tinham ferimentos e escoriações devido à queda, feitos através de maquiagem, com o objetivo de tornar o exercício o mais realista possível. A utilização de uma pessoa ao invés de mais um boneco faz referência à história montada para o resgate, uma vez que um dos membros da tripulação deveria se evadir do cenário em busca de ajuda.
A sequência de fotos a seguir, mostra em detalhes o trabalho de resgate executado pela equipe do Esquadrão Pantera. Toda a ação foi acompanhada e registrada, tanto do ar (por um cinegrafista a bordo do helicóptero) como em terra, por militares experientes em missões de Busca e Salvamento. Com prancheta em mãos e câmera GoPro presa à cabeça, todos os procedimentos dos "resgateiros" foram anotados, cronometrados e observados atentamente.
Atendimento à vitima, mesmo sendo um boneco (no caso uma gestante), os socorristas o tempo todo conversam com ela, procurando acalmá-la. Em paralelo, todo o procedimento de resgate é falado em voz alta para o avaliador.
Entram em cena os cães farejadores do Grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira (GAFAB). A missão de Thor, Lora e Rita (Dois Labradores e uma Foxhound) é encontrar o terceiro tripulante que se evadiu do local do "acidente" em busca de ajuda e acabou se perdendo na mata, sendo localizado em seguida pelos animais a cerca de 300 metros deste ponto.
Participando pela primeira do Exercício Carranca, o grupo foi criado em 1996 e tem sua sede em Piracicaba (SP). Formado por voluntários, nasceu com o objetivo de divulgar a Aviação Civil e Militar brasileira para as pessoas em geral, sobretudo aos mais jovens. A cerca de dois anos vem desenvolvendo o projeto "Cão de Busca e Salvamento" e trouxe a Florianópolis, além dos cães, quinze integrantes do grupo. Para saber mais sobre o GAFAB e suas ações, visite a página oficial da entidade:
http://www.gafab.org/
Com a missão de resgate que você acabou de acompanhar, o blog Aviação em Floripa finaliza a cobertura do Exercício Carranca IV. Mais uma vez agradecemos à Direção do Exercício (DIREX), à Assessoria de Comunicação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (ASCOM/DECEA), ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e à Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis. Agradecimentos especiais ao Tenente-Coronel Aviador Sílvio, ao Capitão Aviador Celoni, ao Primeiro-Tenente Aviador Damasceno, à Sargento Rosana, à Tenente Jornalista Daniele, à Jornalista Daisy Meireles e a todos que de alguma forma contribuíram para a confecção das matérias.
Para o cenário do treinamento foi escolhida uma área dentro da própria Base Aérea de Florianópolis. O exercício foi pensado de maneira que o local do acidente não permitia o pouso do helicóptero, dessa forma, a equipe de socorristas precisou fazer todo o procedimento de atendimento e de resgate utilizando o guincho da aeronave, sem dúvida um fator a mais de dificuldade à execução da missão. Na imagem é possível ter uma visão geral do local do "acidente" e a disposição das vítimas no terreno (à direita, na parte inferior da foto).
Foram empregados no treinamento um voluntário e dois bonecos, simulando os três passageiros do PT-BLS, sendo que um deles representava uma gestante. Todos tinham ferimentos e escoriações devido à queda, feitos através de maquiagem, com o objetivo de tornar o exercício o mais realista possível. A utilização de uma pessoa ao invés de mais um boneco faz referência à história montada para o resgate, uma vez que um dos membros da tripulação deveria se evadir do cenário em busca de ajuda.
A sequência de fotos a seguir, mostra em detalhes o trabalho de resgate executado pela equipe do Esquadrão Pantera. Toda a ação foi acompanhada e registrada, tanto do ar (por um cinegrafista a bordo do helicóptero) como em terra, por militares experientes em missões de Busca e Salvamento. Com prancheta em mãos e câmera GoPro presa à cabeça, todos os procedimentos dos "resgateiros" foram anotados, cronometrados e observados atentamente.
Avaliação do local pela tripulação do H-60L Blackhawk.
Desce o primeiro socorrista.
A bordo, toda a ação é registrada.
A poucos metros do solo e em voo pairado, a corrente de ar descendente gerada pelos dois potentes motores do Blackhawk é impressionante.
Avaliador observa toda a ação de descida da equipe de resgate. Note a câmera presa à cabeça.
Descida do segundo homem de resgate com a maca.
Chegada ao local do "acidente".
Avaliação do estado das vítimas.
Com prancheta em mãos e câmera na cabeça, tudo é registrado.
O helicóptero acompanha de perto o resgate em terra.
Atendimento à vitima, mesmo sendo um boneco (no caso uma gestante), os socorristas o tempo todo conversam com ela, procurando acalmá-la. Em paralelo, todo o procedimento de resgate é falado em voz alta para o avaliador.
Gestante já estabilizada, sendo colocada na maca.
Com a vítima já imobilizada e pronta para ser içada...
...o "resgateiro" chama via rádio o helicóptero.
Helicóptero posicionando-se para o içamento.
Membro da equipe de resgate sinaliza com a mão sua posição para a descida do guincho.
Pronto para subir.
O trabalho de toda a equipe (operador de guincho, pilotos e socorristas) é fundamental para o sucesso da missão.
Içamento da primeira vítima resgatada.
Chegada ao helicóptero. A guia na cor vermelha é segurada pelo outro socorrista no solo e tem o objetivo de estabilizar a maca para que a mesma não gire.
Segunda vítima em atendimento. Observe ao fundo, na gaiola que simula os destroços da aeronave, que o terceiro tripulante já não se encontra na cena do "acidente".
Helicóptero se afasta novamente, aguardando o término do atendimento à segunda vítima.
Atendimento e transporte da vítima para o local de içamento.
Aguardando o helicóptero.
A sequência de fotos acima mostra o içamento da segunda vítima até o helicóptero.
Finalizado o resgate, com as vítimas já embarcadas, o último homem em solo é içado.
Com todos a bordo, o helicóptero parte para o pátio da Base Aérea de Florianópolis...
...onde a equipe médica já aguardava para encaminhar as vítimas a um hospital.
Entre a chegada dos socorristas ao cenário do treinamento e o pouso no pátio da Base Aérea de Florianópolis, pouco mais de 30 minutos se passaram. A rapidez e o atendimento correto contam pontos valiosos quando o tempo é fator determinante para se salvar vidas. É importante registrar o profissionalismo e o trabalho de equipe de todos os envolvidos na missão de resgate. Estas qualidades não pertencem apenas ao Esquadrão Pantera, mas a todos os integrantes da Aviação de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira, considerada uma das melhores e mais eficientes do mundo. Todo o desprendimento destes homens e mulheres, dedicados à missão de salvar vidas, encontra-se resumido no lema da Aviação de Busca e Salvamento, "Para que outros possam viver".
Entram em cena os cães farejadores do Grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira (GAFAB). A missão de Thor, Lora e Rita (Dois Labradores e uma Foxhound) é encontrar o terceiro tripulante que se evadiu do local do "acidente" em busca de ajuda e acabou se perdendo na mata, sendo localizado em seguida pelos animais a cerca de 300 metros deste ponto.
Participando pela primeira do Exercício Carranca, o grupo foi criado em 1996 e tem sua sede em Piracicaba (SP). Formado por voluntários, nasceu com o objetivo de divulgar a Aviação Civil e Militar brasileira para as pessoas em geral, sobretudo aos mais jovens. A cerca de dois anos vem desenvolvendo o projeto "Cão de Busca e Salvamento" e trouxe a Florianópolis, além dos cães, quinze integrantes do grupo. Para saber mais sobre o GAFAB e suas ações, visite a página oficial da entidade:
http://www.gafab.org/
Com a missão de resgate que você acabou de acompanhar, o blog Aviação em Floripa finaliza a cobertura do Exercício Carranca IV. Mais uma vez agradecemos à Direção do Exercício (DIREX), à Assessoria de Comunicação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (ASCOM/DECEA), ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e à Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis. Agradecimentos especiais ao Tenente-Coronel Aviador Sílvio, ao Capitão Aviador Celoni, ao Primeiro-Tenente Aviador Damasceno, à Sargento Rosana, à Tenente Jornalista Daniele, à Jornalista Daisy Meireles e a todos que de alguma forma contribuíram para a confecção das matérias.
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