O Esquadrão de Demonstração Aérea
(EDA), mais conhecido por boa parte da população brasileira pelo carinhoso
apelido de Esquadrilha da Fumaça, mais uma vez abrilhantou com sua presença a
Expoaer da Base Aérea de Canoas (BACO), localizada na região metropolitana de
Porto Alegre (RS).
Aeronaves alinhadas prestes a iniciar o táxi para a pista de decolagem
Emblema do Esquadrão de Demonstração Aérea
Emblema comemorativo de 60 anos
Passagem sobre a Base Aérea
Com sede na Academia da Força
Aérea (AFA), localizada na cidade de Pirassununga (SP), o EDA é composto por um
quadro de 13 pilotos, mecânicos e equipe de apoio administrativo, além de um
Oficial Médico e um Oficial de Comunicação Social, sendo que estas funções são
atualmente ocupadas por mulheres. Para ser tornar um “fumaceiro”, como são conhecidos
os pilotos da Esquadrilha da Fumaça, o candidato deve pertencer à Força Aérea
Brasileira e ter um mínimo de 1.500 horas de voo, com pelo menos 800 horas
destas, na função de Instrutor de Voo na própria AFA. Além disso, precisa ser
aprovado por unanimidade por um Conselho formado por todos os pilotos do EDA,
onde são avaliados seus aspectos técnicos e psicológicos. Cada piloto permanece
em torno de 2 a
3 anos no Esquadrão, garantindo assim a oportunidade para que outros tenham a
chance de realizar o sonho de voar na Fumaça.
Os Pilotos: as estrelas da festa
Os Anjos da Guarda: sempre zelosos, são a garantia do espetáculo
O tripé formado pelo
profissionalismo de seus integrantes, o arrojo e o sincronismo de suas manobras
e o belo padrão de pintura das suas aeronaves, baseado nas cores do pavilhão
nacional, sempre atrai um grande público para as apresentações da Esquadrilha
da Fumaça. Em Canoas não foi diferente, o dia de sol levou mais de 50 mil
pessoas à Base Aérea, e, para quase todos os presentes, a grande expectativa
era pela exibição das sete aeronaves, marcada para o período da tarde.
As duas pontas da Esquadrilha, o Fumaça #1 (Líder) e o #7 (Isolado)
Embora boa parte do público
talvez não soubesse, a apresentação deste ano foi histórica, pois,
provavelmente foi a última vez que os T-27 Tucanos realizaram uma demonstração em Canoas. Após quase
trinta anos de atividade na Unidade, decidiu-se pela substituição da aeronave.
A partir do ano que vem, o novo vetor da Esquadrilha da Fumaça será o A-29
Super Tucano.
T-27 Tucano pronto para o espetáculo
Retorno das aeronaves ao pátio da Base Aérea de Canoas e...
... Fumaça Já!!!
Também fabricado pela Embraer, o
A-29 Super Tucano é um avião de ataque leve e treinamento avançado, utilizado
na FAB em missões de patrulhamento das fronteiras oeste e norte do território
brasileiro com o objetivo de coibir a entrada de voos ilícitos com mercadorias
contrabandeadas ou drogas. Também é usado em Natal (RN), na instrução dos
futuros pilotos de caça da Força Aérea Brasileira. Como seu antecessor,
certamente continuará cumprindo com eficiência uma das missões da Esquadrilha
da Fumaça, que é a de promover a excelência e a engenhosidade dos aviões
produzidos pela indústria nacional.
O show já inicia com a decolagem das sete aeronaves em formação
Duas aeronaves já foram recebidas
e, até o ano que vem a dotação do Esquadrão estará completa e a equipe
treinada, devendo a primeira apresentação pública, ocorrer em Brasília (DF), no
Desfile de 7 de Setembro do próximo ano.
Aeronave precursora, que atua também, em caso de pane, como reserva
Mais potente e mais rápido, a
grande expectativa de todos é pelo novo conjunto de manobras que o Super Tucano
realizará. Dentre elas, uma das mais aguardadas, é o possível retorno da
manobra conhecida por Lancevak. Inventada por um piloto tcheco, o avião sobe na
vertical, gira sobre seu próprio eixo de três a quatro vezes e depois retorna a
sua condição de voo normal. O T-27 Tucano a executava em suas apresentações,
entretanto, por exigir demais da estrutura da aeronave, principalmente da
hélice, ela foi retirada do conjunto de demonstração.
Com 60 anos de história e mais de
3.500 demonstrações realizadas no Brasil e exterior, o Esquadrão de
Demonstração Aérea prepara-se agora para ingressar em uma nova fase de sua
trajetória. A implantação da nova aeronave exigirá muito de todos, porém, o
profissionalismo e a dedicação inerentes aos integrantes da Unidade, certamente
minimizarão as dificuldades. Muito em breve, será possível olhar para cima
novamente e ver as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça riscando os céus,
continuando a elevar com orgulho e maestria as cores de nossa bandeira e o nome
da Força Aérea Brasileira.
Para maiores informações, acesse a página oficial da Esquadrilha da Fumaça:
http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário