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quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Exposição - 106 Anos da Aviação Naval

 

Neste mês de agosto, em comemoração aos 106 anos da Aviação Naval da Marinha do Brasil, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, localizada no centro da cidade de São Pedro da Aldeia/RJ, está recebendo a Exposição chamada "São Pedro da Aldeia, morada da Aviação Naval". São dezenas de objetos, entre maquetes, painéis, fotos, trajes e equipamentos de voo, entre outros, que contam um pouco da história da Aviação Naval e da própria Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), única do gênero no país, criada em 10 de maio de 1966 e que desde então faz parte do cotidiano da cidade e de seus habitantes. Aproveitando que estamos na cidade, por ocasião da Solenidade de Aniversário da Aviação Naval, fomos visitar a local e compartilhamos com nossos leitores, um pouco do que vimos por lá. A Exposição foi oficialmente aberta em 5 de agosto e fica no local até o final do mês. Para quem estiver por perto e quiser conhecer um pouco da rica história de nossa Aviação Naval, a visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Casa da Cultura, situada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro. Seguem abaixo algumas fotos da Exposição.



A exposição acontece da Casa de Cultura do município.




A Exposição ocupa duas salas da Casa, contendo diversos objetos que contam um pouco da história da Aviação Naval.


Painéis mostrando todas as fases da Aviação Naval.





Maquetes com modelos de aviões e helicópteros do passado e presente da Aviação Naval.











segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Domingo Aéreo - AFA 2022

Crédito: AFA

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada na cidade de Pirassununga/SP, realizou no dia de ontem (21/8), o seu tradicional Domingo Aéreo, uma das maiores e mais importantes festas aviatórias do país, tanto pela presença de público quanto pela quantidade de aeronaves civis e militares em exposição estática ou envolvidas nas diversas demonstrações aéreas ao longo do dia. Após dois anos sem acontecer (devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia), a edição de 2022 teve uma relevância ainda maior, pois este ano marca o aniversário de 70 anos do Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como "Esquadrilha da Fumaça" (sediado na própria AFA), além do Bicentenário de Independência do Brasil. O "Ninho das Águias", como também é conhecida a Academia da Força Aérea, recebeu um público estimado em torno de 50 mil pessoas, entre imprensa, apaixonados por aviação, expositores ou simplesmente aqueles que aproveitaram o domingo para fazer um programa diferente com a família. E diga-se de passagem que atrações não faltaram.



O Domingo Aéreo contou com a exposição estática de diversas aeronaves civis e militares, entre elas, o maior avião projetado e construído pela indústria aeronáutica brasileira, o Embraer KC-390 Millenium, um cargueiro de uso militar, considerado um dos mais modernos no mundo em sua categoria. Além dele, a participação da Aviação Militar trouxe à Pirassununga, uma variedade de modelos operados pelas Forças Armadas, incluindo helicópteros, aviões de Caça, Transporte, Busca e Salvamento, Patrulha Marítima e Treinamento. Assim como no chão, o maior de todos os palcos também ficou movimentado durante todo o dia, com pilotos e equipes acrobáticas civis, para-quedistas, aeromodelos e as Esquadrilhas de Demonstração Aérea do Brasil (EDA) e do Chile (Halcones), revezando-se quase sem interrupções, garantindo o espetáculo no céu. Complementando o componente aéreo, várias ações foram programadas, entre elas, atividades para as crianças, oficinas recreativas, exposição de veículos e equipamentos militares, estandes com vendas de produtos aeronáuticos, entre outros, além de uma grande praça de alimentação coberta. A solidariedade também entrou em campo, com a arrecadação de alimentos não perecíveis. O site Aviação em Floripa participou desta grande festa e compartilha a partir de agora com seus leitores, um pouco daquilo que aconteceu durante o evento. Boa leitura!

Tabela com a programação das demonstrações aéreas. Fonte: Organização/AFA

A grandiosidade do Domingo Aéreo sempre atrai uma multidão para a Academia da Força Aérea, não apenas de Pirassununga e cidades próximas mas também de outras partes do país. Pensando nisso, para garantir a segurança, a acessibilidade e a comodidade de quem visita a AFA, nos últimos anos tem sido feito com sucesso um sistema de ingressos para controlar e limitar a quantidade de público presente. Os ingressos são gratuitos e liberados em lotes nas semanas que antecedem o evento, disponibilizados através de um website especialmente criado para a ocasião. Este ano, segundo informações, foram disponibilizadas 50 mil entradas, distribuídas em cinco lotes. Para se ter uma ideia do interesse das pessoas em participar da festa, cada lote esgotou-se em poucas horas após sua liberação. O Domingo Aéreo já é uma tradição na cidade e é sempre aguardado com enorme expectativa, não apenas por quem gosta de aviação mas também impulsiona e movimenta a economia de Pirassununga e região próxima.







Aviation Spotters em ação!

A locução do evento ficou mais uma vez nas mãos do Vadico, um ícone dos eventos aeronáuticos no Brasil.

Tanto a Força Aérea Brasileira, quanto a Marinha e o Exército levaram para Pirassununga diversas de suas aeronaves. O evento contou com a participação de um grande número de aeronaves militares em exposição estática ou em voo, com destaque para o T-27 Tucano modernizado, o KC-390 Millenium e o SC-105 Amazonas SAR, além dos caças que sempre atraem a atenção e a curiosidade de todos. Neste ano, tivemos a participação de dois F-5M Tiger II, dois A-1M (ambas as aeronaves da FAB) e dois AF-1 Skyhawk pertencentes à Marinha. Talvez a ausência mais sentida por todos que gostam de aviação, foi a do novo vetor de caça da Força Aérea, o F-39E Gripen, porém justificada, uma vez que a aeronave encontra-se no momento cumprindo um extenso programa de certificação operacional para entrar em serviço. Certamente as próximas edições do evento contarão com a presença da aeronave. Acompanhe na tabela abaixo, um resumo das aeronaves militares expostas em Pirassununga.





T-25C Universal


T-27M Tucano

P-3AM Orion

SC-105 Amazonas SAR


KC-390 Millenium


H-50 Esquilo



F-5FM Tiger II


F-5EM Tiger II

H-60 Blackhawk





AF-1B Skyhawk

Uma outra tradição do Domingo Aéreo da AFA, por ser a "casa" da Esquadrilha da Fumaça, é a grande quantidade de aeronaves acrobáticas presentes. Várias delas apresentaram-se em voo, com os pilotos mostrando toda a sua habilidade e tirando o máximo de performance de suas máquinas. O evento contou também com algumas esquadrilhas de acrobacia civis, entre elas, a Esquadrilha Fox (Brasília/DF), Turma da Mônica (Campinas/SP) e Esquadrilha CÉU (Rio de Janeiro/RJ). Além do clima de festa, a presença destes pilotos e equipes marca um dos preceitos buscados pela FAB e pela própria Esquadrilha da Fumaça em seus eventos e apresentações, que é o estreitamento dos laços e a integração entre os meios aeronáuticos civil e militar. A Azul Linhas Aéreas também marcou presença com um de seus jatos comerciais Embraer E-195, ficando em exposição estática e apresentando-se em voo também.

















Chegada na AFA do Embraer E-195 da Azul, matrícula PR-AYV.

A atração internacional do Domingo Aéreo ficou por conta da participação da Fuerza Aerea de Chile (FACh) com sua Escuadrilla de Alta Acrobacia, chamada de "Halcones". Esta foi a quarta vez que os chilenos participaram de um evento na AFA, marcando presença por aqui também nos anos de 2002, 2012 e 2017. O time tem laços fortes de amizade com a nossa Esquadrilha da Fumaça, que por sua vez sempre participa da Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE, Feira Internacional de Aeronáutica e Espaço), maior feira aeronáutica da América Latina, que ocorre a cada dois anos na capital chilena, Santiago, com sua última edição acontecendo em abril desta ano. Agora foi a vez dos Halcones retribuírem a visita e dessa vez vieram com seu novo equipamento, o Gamebird GB-1, um avião acrobático, feito de materiais compostos e altamente manobrável, fabricado nos Estados Unidos, do qual foram adquiridos sete exemplares, mas apenas cinco apresentam-se em voo.








Com o objetivo de projetar junto à população do país a imagem e as atividades da Força Aérea do Chile (FACh), o grupo foi criado em janeiro de 1981 e equipado inicialmente com biplanos acrobáticos Pitts Special S-2, tendo como sede a Base Aérea de El Bosque, situada nos arredores da capital Santigo. Com o Pitts iniciou-se a tradição e a fama da Esquadrilha e de seus pilotos, conhecidos pelas apresentações com alto grau de precisão e arrojo nas manobras, o que rendeu aos Halcones ao longo de sua história, diversos convites para exibições no exterior, além de prêmios internacionais. Dentre os países visitados pelo grupo estão o Equador, Reino Unido, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Israel, França, Peru, Bolívia, Argentina, Colômbia e Uruguai, além do Brasil, onde estiveram presentes nas festividades pelos 50 anos (2002), 60 anos (2012) e 65 anos (2017) da Esquadrilha da Fumaça. Sempre atentos ao que há de melhor e mais moderno em termos de acrobacia aérea, a equipe também operou com os aviões de fabricação alemã Extra EA 300, incorporados em 1990 (em substituição aos Pitts S-2) e 13 anos depois, no seu aperfeiçoamento, o Extra EA 300L, que voou com o grupo até o ano passado. Uma de suas principais manobras e marca registrada dos Halcones consiste em reproduzir no céu a estrela branca que adorna a bandeira do Chile.





















Deixamos para o final, os aniversariantes e anfitriões do evento, a nossa querida Esquadrilha da Fumaça, oficialmente chamada de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). A equipe nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança no emprego dos aviões, dando-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro, data que ficou marcada como o início de suas atividades. 




O North American T-6 foi o primeiro modelo de avião utilizado pela Esquadrilha da Fumaça. O exemplar acima encontra-se preservado no interior do hangar da equipe e pertenceu ao lendário Coronel Braga, uma verdadeira lenda da Aviação Militar e acrobática brasileira.


T-24 Fouga Magister, único avião a jato utilizado pela Fumaça e que foi recentemente restaurado.

No teto do hangar, encontram-se dois exemplares do T-27 Tucano no dorso, em voo invertido. Os dois aviões ostentam os padrões de pintura utilizados na Fumaça.

O primeiro avião utilizado foi o North American T-6 Texan, operado até a desativação do Esquadrão em 1977. No final dos anos 1960, por um breve período, foram empregados os jatos de fabricação francesa T-24 Super Fouga Magister. Reativada em 1982, a Esquadrilha da Fumaça voou o T-25 Universal e logo no ano seguinte, passou para os turboélices de treinamento T-27 Tucano, fabricados no Brasil pela Embraer. Em 31 de março de 2013, aconteceu a última demonstração com essa aeronave que, em seguida, foi desativada, dando lugar ao seu substituto e equipamento atual, o Embraer A-29 Super Tucano. Assim como o T-27 nos seus anos finais com o EDA, o A-29 também recebeu uma pintura nas cores da Bandeira Nacional, incentivando o sentimento de patriotismo e identificando a equipe brasileira em todo o mundo.

Uma de suas principais diferenciais da Esquadrilha da Fumaça são as manobras feitas em voo invertido. Nesse sentido, o grupo tem em seu currículo a quebra de três recordes mundiais registrados no “Guinness World Records”. O último deles aconteceu em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (ou seja, de cabeça pra baixo) por 30 segundos, percorrendo três mil metros. O momento ocorreu na própria Academia da Força Aérea (AFA), superando os feitos de 1996, quando a Esquadrilha bateu seu primeiro recorde, voando com dez aeronaves e em 2002, no ano de seu cinquentenário, com o voo invertido de onze aviões, também na AFA.



Uma surpresa para o público e um dos momentos mais marcantes do evento foi a passagem conjunta do Embraer E-195 da Azul com quatro Super Tucanos da Fumaça.

A equipe é formada exclusivamente por militares da Força Aérea Brasileira. Atualmente, são treze Oficiais Aviadores, todos voluntários, um Especialista em aviões, uma Médica, uma Administradora e dois Oficiais de Comunicação Social, além de uma equipe de graduados especialistas, divididos nas áreas administrativa, técnica e de manutenção de aeronaves, conhecidos carinhosamente por “Anjos da Guarda”. Completam o time, um grupo de Soldados colaborando na rotina e organização diária. Entre suas principais atribuições da equipe estão: Estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáuticas; Valorizar a Força Aérea Brasileira e o sentimento de patriotismo; Expressar a afirmação e o profissionalismo de todos os componentes da FAB; Demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros; Comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira; Contribuir para uma maior integração entre a Força Aérea Brasileira e as demais Forças Singulares; Estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica; Representar a FAB no exterior como instrumento diplomático; Difundir a política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica e participar do processo de integração nacional, marcando a presença da FAB nos eventos realizados em todo o país.



Um registro histórico e inesquecível! O voo conjunto de três Super Tucanos liderados por um T-6 pintado nas cores da Fumaça.

Com mais de 3.900 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. As apresentações contam com sete pilotos voando sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. Dependendo do local da apresentação e da meteorologia no momento, a duração e o número de acrobacias executadas podem ser diferentes ou reduzidas, sempre pensando na segurança de voo e dos expectadores.








Completando 70 anos de existência em 2022, sendo a segunda equipe militar de demonstração mais antiga em atividade, a “Fumaça” se firmou ao longo do tempo como um instrumento poderoso de comunicação social da FAB. Com manobras arrojadas e algumas delas exclusivas, diferenciando-a de outras equipes de demonstração ao redor do mundo, sempre chamam a atenção e encantam a todos por onde passam.



Gostaríamos de parabenizar a Academia da Força Aérea e o Esquadrão de Demonstração Aérea pela organização do Domingo Aéreo. Planejar e coordenar um evento para mais de 50 mil pessoas não é uma tarefa fácil. Agradecimentos especiais ao Major-Aviador Ailson (Chefe da Comunicação Social da AFA), Capitão-Aviador Freitas (Chefe Adjunto), ao Sargento Rizzatti, pela dedicação e presteza em atender, dentro do possível, a todas as demandas solicitadas.