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quarta-feira, 6 de maio de 2015

Aeroporto Internacional Hercílio Luz - 27/04/2015





Apresentamos nesta matéria, os registros fotográficos realizados no dia 27 de abril, uma segunda-feira, sem dúvida, um dia marcante e histórico para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL), em virtude do primeiro pouso de uma aeronave cargueira Ilyushin 76, fato este registrado pelo blog Aviação em Floripa e tema de uma matéria exclusiva sobre o acontecimento, que, para quem não teve oportunidade de acompanhar, pode acessá-la através deste link.


Ilyushin 76 da Volga-Dnepr Airlines em Florianópolis.

Desde as primeiras horas da manhã estávamos a postos aguardando o imponente avião russo e fotografamos também a movimentação do aeroporto, tema central desta matéria, com destaque para o Boeing 737-800 da GOL, visto na foto desta edição, especialmente pintado para transportar a Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo FIFA 2014 pelos irmãos Pandolfo, renomados grafiteiros, representando a diversidade cultural e étnica do povo brasileiro. Mais fotos desta aeronave e das demais, registradas a partir das proximidades da cabeceira 32 e do pátio secundário do aeroporto, você acompanha a partir de agora.


Airbus A320-214 - PR-AVU (c/n 4942) - Avianca Brasil




Boeing 737-76N - PR-VBQ (c/n 30135) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes





Airbus A320-214 - PR-AVP (c/n 4891) - Avianca Brasil




Boeing 737-7K9 - PR-GOX (c/n 28088) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes





Neiva NE-821 Carajá - PT-RFT (c/n 820135) - Governo de Santa Catarina




Boeing 737-8EH - PR-GGK (c/n 35065) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes















Airbus A320-232 - PR-MBB (c/n 2737) - TAM Linhas Aéreas














Boeing 737-8EH - PR-GUO (c/n 35850) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes

















Airbus A320-214SL - PR-MYY (c/n 5591) - TAM Linhas Aéreas










Airbus A320-232 - PR-MBF (c/n 2896) - TAM Linhas Aéreas








Airbus A320-214SL - PR-ONW (c/n 6050) - Avianca Brasil












Embraer 195AR - PR-AXT "Sangue Azul" (c/n 19000621) - Azul Linhas Aéreas Brasileiras










Boeing 737-8EH - PR-GTA "Time de Águias" (c/n 34474) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes









Cessna 152 - PR-FLD (c/n 15283566) - Voe Floripa - Escola de Aviação Civil




Eurocopter AS-350B2 Esquilo - PR-HGR "Arcanjo 01" (c/n 3771) - Corpo de Bombeiros Militar/SC







Boeing 737-7L9 - PR-GII (c/n 28011) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes




Airbus A320-214SL - PR-ONS (c/n 5754) - Avianca Brasil




Airbus A320-214 - PR-MYG (c/n 4320) - TAM Linhas Aéreas




Embraer 711C Corisco -PT-NKL "Águia 03" (c/n 711123) - Polícia Militar/SC




Cessna 550 Citation II - PP-ESC (c/n 550-0618) - Governo de Santa Catarina





Cessna 208B Grand Caravan - PR-CMD (c/n 208B1081) - Santa Fé Táxi Aéreo





sábado, 2 de maio de 2015

Algumas fotos do Feriado





O feriado do Dia do Trabalho em Florianópolis se apresentou em um belíssimo dia ensolarado, num típico "Céu de Brigadeiro". Para quem gosta de aviões e tem o hobby de fotografá-los, só faltava uma coisa neste cenário, sim, eles mesmos, os aviões. A foto de capa desta edição expressa bem o resultado desta combinação, com o céu azul servindo de pano de fundo para realçar as linhas e as cores do Embraer 195 da Azul, decolando da cabeceira 14 do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL). Mais exemplos do que descrevemos acima você confere a partir de agora, em fotos realizadas a partir do bairro Campeche, em Florianópolis/SC. A matéria traz ainda alguns registros de aeronaves que passaram em altitude sobre a Ilha de Santa Catarina, destacando o Boeing 777 da Alitália com a pintura da SkyTeam.


Airbus A320-214 - PR-AVU (c/n 4942) - Avianca Brasil





Boeing 737-73V - PR-GIM (c/n 30238) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes





Airbus A320-214SL - PR-ONS (c/n 5754) - Avianca Brasil





Airbus A320-232 - PR-MAY (c/n 2661) - TAM Linhas Aéreas


Voo JJ 8023 cruzando a 36.000 pés (10.972,8 m) na rota Buenos Aires (EZE) / Rio de Janeiro (GIG).


Boeing 737-8EH - PR-GGW (c/n 35831) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes


Voo G3 9073 cruzando a 36.000 pés (10.972,8 m) na rota Rio de Janeiro (GIG) / Porto Alegre (POA).


Boeing 737-8EH - PR-GUQ (c/n 39604) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes





Airbus A320-214 - PR-MYV (c/n 5222) - TAM Linhas Aéreas






Airbus A320-214 - PR-MHI (c/n 3035) - TAM Linhas Aéreas





Airbus A320-214 - PR-MHV (c/n 3540) - TAM Linhas Aéreas


Voo JJ 3411 cruzando a 36.000 pés (10.972,8 m) na rota Rio de Janeiro (GIG) / Porto Alegre (POA).


Boeing 737-8EH - PR-GTF (c/n 34279) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes




Boeing 737-8EH - PR-GUO (c/n 35850) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes


Voo G3 1551 cruzando a 39.000 pés (11.887,2 m) na rota Porto Alegre (POA) / Rio de Janeiro (GIG).


Airbus A320-214 - PR-MYQ (c/n 5101) - TAM Linhas Aéreas




Embraer 195AR - PR-AXQ "João Bosco é Azul" (c/n 19000609) - Azul Linhas Aéreas Brasileiras




Airbus A320-214 - PR-ONK (c/n 5278) - Avianca Brasil




Boeing 737-8EH - PR-GGW (c/n 35831) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes




Airbus A319-132 - PT-TMD (c/n 4192) - TAM Linhas Aéreas




Airbus A320-232 - PR-MBB (c/n 2737) - TAM Linhas Aéreas


Voo JJ 8039 cruzando a 37.000 pés (11.277,6 m) na rota Montevidéu (MVD) / Rio de Janeiro (GIG).


Airbus A320-232 - PR-MBZ (c/n 1827) - TAM Linhas Aéreas




Boeing 777-243ER - EI-DDH (c/n 32784) - Alitália


Voo AZA 681 cruzando 35.000 pés (10.668 m) na rota Buenos Aires (EZE) / Roma (FCO).






sexta-feira, 1 de maio de 2015

Boeing 727: um clássico eterno da aviação





São cinco horas da manhã, enquanto a maior parte da cidade ainda dorme, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL) recebe o Boeing 727 da Total Linhas Aéreas procedente de São Paulo e Curitiba em mais um voo do Serviço Postal, trazendo correspondências e encomendas para Florianópolis e região. Conseguir ver ou registrar este avião não é uma tarefa fácil, todos os dias, o voo parte da capital catarinense no final da noite e retorna antes do amanhecer no dia seguinte. Durante o dia, a aeronave fica estacionada numa área remota do aeroporto, longe dos olhares da maioria dos passageiros ou de seus admiradores. Mesmo sem a tecnologia dos seus primos mais novos, quem tem a chance de vê-lo no solo ou em voo, rapidamente se encanta pelas belas e clássicas linhas deste trijato.


A aeronave permanece durante todo o dia em área remota no pátio do aeroporto. Neste período ela é reabastecida, passa pelos cuidados e inspeção da equipe de solo e é carregada com correspondências e encomendas dos Correios que seguirão de Florianópolis para Curitiba e São Paulo.

Com asas enflechadas, cauda em “T” e seus três motores dispostos na seção traseira da fuselagem, o projeto do 727 remonta ao início da década de 60, época de ouro da aviação, onde a cada dia, novos aviões nasciam das pranchetas dos projetistas, com desenhos e formatos que pareciam desafiar as leis da Física. Fabricado pela estadunidense Boeing, o 727 fez seu primeiro voo em 9 de fevereiro de 1963 e foi planejado para atender às rotas de curta distâncias das companhias aéreas, com o intuito de complementar um outro clássico da Boeing, o quadrireator 707, utilizado em rotas de longo alcance. A ideia deu certo, com o 727 se tornando um grande sucesso comercial, sendo por mais de uma década, o jato comercial mais produzido no mundo. Quando a sua linha de montagem se encerrou em 1984, um total de 1831 aeronaves haviam sido fabricadas e ainda se passariam mais seis anos para que o recorde de avião comercial mais vendido no mundo fosse superado pelo seu sucessor, o Boeing 737.


De qualquer ângulo que se olhe, o Boeing 727 impressiona pela beleza de suas linhas.

Com o passar do tempo, a introdução de modelos de aeronaves com tecnologia de ponta, menor consumo de combustível e maior capacidade de transportar pessoas, além das severas restrições de ruídos em boa parte dos aeroportos, inviabilizaram a continuidade da operação de voos comerciais de passageiros do Boeing 727, porém, a modernidade não foi capaz de aposentá-lo. Um novo nicho de mercado surgiu para o lendário avião, o transporte de cargas. Derivada do modelo comercial 727-200, a versão cargueira atualmente mais utilizada nesta função é denominada de 727-200F Advanced, equipada com três motores Pratt & Whuiney JT-8D-17A e uma estrutura reforçada da fuselagem capaz de transportar cerca de 25 toneladas de carga.


Detalhe da seção traseira da fuselagem, cauda e dos motores JT8D-17A.


Vista da seção inferior da fuselagem 


 Detalhe da bequilha do Boeing 727.

As três fotos abaixo, pertencem ao Boeing 727 da Total com a matrícula PT-MTQ (c/n 22053). Elas foram tiradas em 2001 e mostram a cabine de comando do avião e o compartimento de cargas. Decidimos publicá-las com o objetivo de mostrar aos nossos leitores o interior da aeronave, pois não foi possível fazer fotos internas desta vez. Apenas pedimos desculpas pela qualidade das imagens, já que as mesmas foram escaneadas a partir de fotos impressas em papel fotográfico.


Ao contrário dos modernos aviões comerciais que utilizam o conceito chamado de "glass cockpit", onde a maioria das funções de voo concentram-se em telas multifuncionais (MFD), o painel do 727 é totalmente dominado por instrumentos analógicos. (Foto: Marcelo Lobo da Silva/acervo pessoal)

Posto localizado à direita, atrás dos assentos dos pilotos e destinado ao Engenheiro de Voo. (Foto: Marcelo Lobo da Silva/acervo pessoal)

Vista geral do compartimento de cargas. (Foto: Marcelo Lobo da Silva/acervo pessoal)


Operado comercialmente ao longo do tempo pelas principais companhias aéreas brasileiras como por exemplo, Cruzeiro, VARIG, VASP e TransBrasil, entre outras, atualmente duas empresas continuam a operar o Boeing 727 em sua versão cargueira no Brasil, a RIO Linhas Aéreas e a Total Linhas Aéreas, através da sua subsidiária Total Cargo. Com sede em Belo Horizonte (MG), a Total possui uma frota de seis aeronaves 727, matriculadas PR-TTB (Boeing 727-223/Adv(F), c/n 22007), PR-TTO (Boeing 727-2M7/Adv(F), c/n 21200), PR-TTP (Boeing 727-2M7/Adv(F), c/n 21502), PR-TTW (Boeing 727-225/Adv(F), c/n 22438), PT-MTQ (Boeing 727-243/Adv(F), c/n 22053) e PT-MTT (Boeing 727-243/Adv(F), c/n 22167), sendo que destas, três estão operando de forma efetiva. São fotos de um dos 727 operacionais, o PR-TTW, que tivemos o privilégio de registar no pátio secundário do aeroporto e que ilustram esta matéria. Acompanhe abaixo, mais algumas fotos deste verdadeiro clássico da aviação.