Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

FAB 4111: chegou o mais novo F-39E Gripen da FAB

 

Durante a manhã desta quarta-feira (19/11), o mais recente F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira, decolou do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes/SC. Após pouco mais de uma hora de voo, o caça tocou a pista da Base Aérea de Anápolis, em Goiás, sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), lar até o momento, de todos os Gripen em serviço ativo com a FAB. Encerrou-se assim, a oitava operação de entrega desses jatos, uma logística que vem se repetindo desde setembro de 2020, quando o primeiro avião desembarcou na cidade portuária catarinense. Cabe ressaltar que o site Aviação em Floripa é o único veículo de mídia que esteve presente em todas elas. Acompanhe conosco, a partir de agora, uma cobertura especial sobre a chegada do décimo F-39 Gripen operacional, com muitas informações sobre a passagem da aeronave por Navegantes. Seja muito bem-vindo/a a bordo, escolha seu assento e tenha uma boa leitura!!


A jornada do FAB 4111 por mar, terra e ar iniciou-se na noite do dia 23/10, pelo Horário Oficial de Brasília. Já era começo de madrugada do dia 24 na Suécia, quando o Navio de Carga Geral MV "Fortunagracht" deixou o Porto de Norrköping, com sua valiosa carga a bordo. Dessa vez, a operação aconteceu de forma bastante rápida, decorrendo cerca de 24 horas entre a chegada da embarcação, o embarque do caça e a partida. Importante dizer que esses fretamentos são exclusivos. A bordo, apenas o avião e os equipamentos de apoio. Dessa vez, um fato curioso marcou o início da viagem, com todos os sites de monitoramento marítimo apontando o Porto do Rio de Janeiro (BR RIO) como o destino do navio, algo que chamou a atenção de todos que acompanham essas operações de entrega, uma vez que a logística já encontra-se consolidada por Navegantes, que reúne a melhor infraestrutura no país para receber e transportar com segurança e rapidez essas aeronaves entre o Porto e o Aeroporto, motivos pelos quais a cidade foi escolhida como a porta de entrada no Brasil, dos F-39 Gripen fabricados pela Saab. 


Momento da chegada do MV "Fortunagracht", na noite do dia 14 de novembro, navegando em direção à Portonave, captado por câmera 24 horas com vista para o Rio Itajaí-Açu. Fonte da imagem: Conexão DCTV

A dúvida do destino final permaneceu por quase todo o trajeto do navio, embora os sites da Portonave e da Praticagem de Itajaí já mostrassem a vinda da embarcação para a cidade catarinense, o que acabou realmente se confirmando. Foram 22 dias de navegação, tempo necessário para superar os cerca de 12 mil quilômetros que separam Norrköping de Navegantes. Finalmente na noite do dia 14/11, o navio atracou na Portonave. Havia uma expectativa que a embarcação entrasse somente na madrugada do sábado, porém, isso implicaria que o avião permanecesse durante todo o dia parado e exposto no pátio do porto. Assim, decidiu-se pela antecipação da operação, permitindo que a aeronave fosse logo em seguida conduzida até o Aeroporto. Para aqueles que não estão familiarizados com a logística, o Gripen vem em um dos porões de carga do navio, fixado ao assoalho por uma estrutura especial. Por motivo de segurança, o assento ejetável e o conjunto de cargas explosivas são removidos e transportados em um conteiner. O processo de retirada da aeronave da embarcação é rápido, porém, exige, grande coordenação e atenção. Em pouco tempo, o avião já está pronto para iniciar sua viagem por terra até o Aeroporto.

Logo após o navio atracar na Portonave, começou a operação de desembarque do avião, preparando-o para ser levado por via terrestre ao Aeroporto. Fotos: FAB/Divulgação

Já na madrugada de sábado, dia 15/11, o avião foi transportado pelas ruas de Navegantes até o Aeroporto Ministro Victor Konder. A operação iniciou-se por volta de 1h da manhã e, mesmo assim, atraiu a atenção da população, que já está acostumada com o cortejo e sempre aguarda ansiosamente pela oportunidade para estar próxima a uma aeronave de caça supersônica, registrando em fotos e vídeos esse momento singular. O traslado foi coordenado e conduzido por técnicos da Saab, além de militares da Força Aérea Brasileira e contou com um forte aparato de segurança, capitaneado pela Infantaria da Aeronáutica, por meio de efetivos e viaturas do Grupo de Segurança e Defesa da Base Aérea de Canoas (GSD-CO). A atividade também teve o apoio da Portonave, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Guarda Municipal de Navegantes, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Associação de Bombeiros Voluntários de Navegantes, Prefeitura Municipal, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e da CCR, empresa que administra o Aeroporto. Após cerca de 30 minutos, tempo necessário para vencer os cerca de dois quilômetros que separam as duas instalações, o FAB 4111 enfim foi levado para um hangar particular (o mesmo utilizado desde a segunda operação de recebimento, em abril de 2022), onde permaneceu por alguns dias, sendo preparado para seu voo inaugural em território brasileiro.

A pequena distância entre o Porto e o Aeroporto em Navegantes, além de vias largas, com boa pavimentação e livre de obstáculos são os principais diferenciais em relação a outros locais no Brasil que possuem essas duas instalações, razão pelas quais a logística acontece pela cidade catarinense. Foto: Ângelo dos Santos Melo

Fotos: Marcelo Lobo da Silva

Após dar entrada no Aeroporto, foram mais quatro dias até a decolagem. Nesse intervalo de tempo, foram reinstalados o assento ejetável e o kit de sobrevivência, além da realização de verificações em todos os sistemas da aeronave, a fim de prepará-la para a partida. Na manhã do dia 17, o caça foi trazido para fora do hangar para alguns testes, retornando em seguida para o seu abrigo. Já no final da manhã do dia 18, aconteceu o Teste de Motor. O FAB 4111 partiu do pátio 2 rumo à cabeceira 08 de Navegantes, alinhou e deu plena potência no seu motor General Electric F414, para em seguida retornar ao pátio. Trata-se de uma simulação de decolagem, procedimento também chamado de corrida de decolagem abortiva, com a função de avaliar se todos os parâmetros do motor e demais sistemas da aeronave estão em perfeito funcionamento. Após o teste, o avião foi novamente recolhido ao hangar, encerrando a última etapa antes da decolagem. Acompanhe abaixo, como foi o teste de motor do FAB 4111, através de prints de vídeo do canal chumbinho.aviacao.nasnuvens, imagens gentilmente autorizadas para esta matéria.

Após dois dias com céu encoberto e chuva, a quarta-feira amanheceu com tempo firme, fornecendo as condições ideais para a decolagem da aeronave. Precisamente às 9:02, o FAB 4111, utilizando o indicativo de chamada "Prova 122", deixou o Aeroporto de Navegante para trás, ganhando o céu brasileiro pela primeira vez. O voo foi conduzido pelo Major Aviador Thiago Henrique da Costa Camargo, Piloto de Provas da FAB, vinculado ao Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). A decolagem aconteceu pela cabeceira 26 e o avião seguiu em voo direto para sua nova morada, a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), também conhecido como Esquadrão Jaguar, Unidade Aérea escolhida como a primeira operadora do jato na FAB. Seja muito bem-vindo à Defesa Aérea... FAB 4111. Para o site Aviação em Floripa, mais uma Missão Navegantes cumprida e concluída com êxito. Que venham os próximos!! 






2 comentários:

sergio m. borba disse...

Se li direito, não repetiu nenhum navio, pelo jeito só decolam se o tempo tiver cavok, segurança exagerada, liga o piloto automático e já testa, heheeh. Mas uma excelente matéria do gripen, daqui a pouco tem revista copiando.

Pablo disse...

Excelente cobertura, rica em detalhes!!! Parabéns, Marcelo, pela dedicação e eficiência!!

Postar um comentário