Amanhecer de um novo dia. Lentamente o Sol vai surgindo no horizonte e com ele, começa mais um ciclo diário de atividades para a Força Aérea Brasileira, em suas diversas Organizações Militares espalhadas pelo país. Na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, uma dupla de caças F-5EM Tiger II, inicia os procedimentos para a decolagem. A missão de hoje consiste em um treinamento de Defesa Aérea sobre a região de Furnas, em Minas Gerais. Finalizado o exercício, as aeronaves são reabastecidas em voo por um KC-130 Hércules, garantindo o combustível necessário para seu regresso com segurança. Quase ao mesmo tempo, o serviço de Busca e Salvamento da FAB é acionado para localizar uma embarcação à deriva, em algum ponto distante da costa brasileira. Decolando do Galeão/RJ, sua base de operações, um C-130 parte à procura do pequeno objeto perdido na imensidão do oceano. Após mais de quatro horas de voo, o veleiro é localizado e tem sua posição repassada para um navio da Marinha prestar ajuda aos tripulantes. Apesar de fictícias, as situações que você acabou de ler, ilustram dois exemplos de atividades que eram constantemente desempenhadas por esta lendária e fantástica aeronave chamada "Hércules", um nome mais que apropriado para um avião, assim como o semideus da mitologia grega, capaz de realizar inúmeras tarefas, transportando cargas, lançando paraquedistas, operando no gelo, reabastecendo outras aeronaves em voo, combatendo incêndios, repatriando brasileiros de zonas de conflito, prestando ajuda humanitária, buscando pessoas desaparecidas sobre terra e mar, entre tantas outras. Do frio antártico ao calor amazônico, durante quase seis décadas, lá estavam os onipresentes quadrimotores, levando progresso, esperança e ajuda, a qualquer hora, em qualquer lugar, a quem precisasse.
O último dia de 2023 marcou a despedida do serviço ativo do C-130 Hércules com a Força Aérea Brasileira, encerrando uma história iniciada em 1964, quando os primeiros exemplares chegaram ao país. Carinhosamente chamado de "Gordo", em uma alusão ao tamanho avantajado e à larga fuselagem do C-130, o nome também foi adotado como código-rádio, pelo Esquadrão que por mais tempo operou a aeronave na FAB. Para homenagear este ícone da Aviação Militar, o site Aviação em Floripa preparou para seus leitores, a presente matéria, na qual vamos mostrar detalhes de sua vida operacional com a Força Aérea Brasileira, as missões, as Unidades Aéreas e diversas outras informações. Boa leitura!
Nota Editorial: Embora fora do serviço operacional desde 31 de dezembro de 2023, uma última oportunidade para se ver o C-130 Hércules voando em céus brasileiros, está marcada para o próximo mês. Comenta-se que uma aeronave deverá realizar um tour de despedida por diversas localidades do território brasileiro, jornada esta que deve ser encerrada com o pouso final na Base Aérea do Galeão, durante a Solenidade comemorativa pelos 71 anos do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte, criado em 18 de fevereiro de 1953 e o primeiro e último operador do avião na FAB. Na ocasião, será feito o anúncio oficial da desativação do C-130 Hércules.
Quando os Estados Unidos entraram na Guerra da Coreia (1950-53), logo se percebeu que não havia em seu inventário, uma aeronave capaz de transportar equipamentos e tropas por via aérea, em médias distâncias e com rapidez, para as frentes de combate. Para preencher esta necessidade, o Comando Aéreo Tático da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) emitiu uma especificação no início de 1951 para um novo transporte de carga de porte médio. A então Lockheed Aircraft Corporation (atual Lockheed Martin) venceu a competição e foi contratada para produzir dois protótipos, designados como YC-130A, em 2 de julho de 1951. O primeiro voo do novo avião ocorreu em 23 de agosto de 1954, na fábrica da Lockheed em Burbank, Califórnia. Seus quatro motores turboélice permitiam uma excelente performance e a aeronave também provou ser muito mais manobrável do que o esperado, ao mesmo tempo em que atendeu ou superou todos os outros requisitos de desempenho, colocados pela Força Aérea norte-americana.
Concebido como uma aeronave de transporte tático, a excelência do projeto, a versatilidade e confiabilidade fizeram do Hércules, um dos aviões militares mais famosos e utilizados em todos os tempos, com mais de 70 variantes distintas sendo desenvolvidas ao longo dos anos, cumprindo um variado leque de missões, desde aquelas dedicadas ao transporte logístico, além de outras, destinadas para diversos fins, como Guerra Eletrônica, Reabastecimento em Voo, recuperação de satélites, Busca e Salvamento, combate a incêndios, Apoio de fogo ar-solo, entre tantas outras, comprovando as qualidades da aeronave. Com mais de 2.500 exemplares fabricados, operados por 63 países, o Hércules continua em plena atividade mundo afora, sendo ainda o principal vetor de transporte de muitas Forças Aéreas. Sua linha de montagem continua aberta, sendo o avião militar produzido por mais tempo na história. A variante atualmente fabricada, é o C-130J Super Hércules.
A história do C-130 Hércules na Força Aérea Brasileira tem sua gênese em meados da década de 60, quando a FAB buscava uma aeronave para substituir seus Douglas C-47 "Dakota" e Fairchild C-82 "Packet", além de complementar a frota de Fairchild C-119 "Flying Boxcar". Os cinco primeiros exemplares chegaram a partir de agosto de 1964, todos da versão C-130E, recebendo as matrículas FAB 2450 a FAB 2454. Estes aviões foram alocados ao 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT), sediado no Galeão/RJ, a partir de fevereiro de 1965. Em 1968, mais três C-130E foram incorporados (Matrículas FAB 2455-57) à mesma Unidade Aérea. No ano seguinte, foram recebidos outros três C-130E, desta vez configurados para cumprir as missões de Busca e Salvamento (SAR), Aerofotogrametria e Reconhecimento Fotográfico. Estes aviões foram designados como SC-130E e entregues ao 1º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação, o Esquadrão Carcará, em Recife/PE, ostentando as Matrículas FAB 2458 a FAB 2460. Em relação aos C-130E já utilizados pela FAB, este modelo apresentava uma grande janela de observação na seção dianteira da fuselagem e aberturas no piso para a instalação de câmeras fotográficas.
Com o objetivo de ampliar a capacidade logística da FAB e repor as perdas operacionais, em meados da década de 70, foram adquiridos mais cinco exemplares, desta vez, da versão C-130H, dotada de uma aviônica mais moderna e motores mais potentes. Este montante compreendeu três modelos da versão básica de transporte (FAB 2463-65) e mais dois KC-130H configurados para a função de Reabastecimento em Voo (REVO), os quais receberam as matrículas FAB 2461 e FAB 2462. A chegada desses aviões permitiu a ativação de uma terceira Unidade Aérea na FAB operadora do modelo, o 2º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte de Tropa (2º/1º GTT), o Esquadrão Cascavel, sediado no Campo dos Afonsos/RJ.
A década de 80 presenciou a incorporação de uma importante missão a ser desempenhada pelo C-130, a chegada de novos exemplares, além de uma padronização do avião e a reorganização operacional da frota. Em 1983, os Hércules da FAB passaram a ser responsáveis pela logística aérea do Programa Antártico brasileiro (PROANTAR) em apoio à Estação Comandante Ferraz. O primeiro pouso no continente antártico ocorreu em 23 de Agosto do mesmo ano, cabendo ao FAB 2463, a primazia deste feito. Entre 1984 e 86, os treze aviões em operação dos modelos C-130E, SC-130E, C-130H e KC-130H, passaram por melhorias que incluíram a instalação de novos rádios e aviônicos, além do aumento de 500 kg na capacidade de carga, pela redução do peso total da aeronave em outras áreas. O serviço foi realizado nas instalações da Varig Engenharia e Manutenção (VEM), no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre/RS. Em 1987, foram recebidos mais três C-130H (FAB 2466-68) e no ano seguinte, os SC-130E do Esquadrão Carcará foram repassados ao 1º/1º GT, que incorporou assim, a função de Busca e Salvamento às suas atribuições. No final dos anos 90, a FAB contratou a empresa norte-americana Derco Aerospace para converter as cinco células remanescentes de C-130E (FAB 2451, FAB 2453, FAB 2454, FAB 2455 e FAB 2456) para a versão C-130H LOW, visando a padronização da frota. Os trabalhos envolveram a completa atualização da célula, aviônicos e motores para um padrão similar ao C-130H, uniformizando assim, todos os Hércules utilizados pela FAB.
A partir do final dos anos 70, a frota passou a receber um padrão de pintura camuflada em tons de verde e marrom. Fonte das fotos: https://www.c-130.net/
O advento do novo milênio trouxe novidades para os C-130 Hércules da FAB. A primeira delas veio com o reforço de dez unidades C-130H, ex-Força Aérea italiana. Esses aviões chegaram ao Brasil entre os anos de 2001 e 2002 e apresentavam os padrões de pintura utilizados por aquela arma aérea (na cor cinza ou com a camuflagem padrão OTAN), recebendo aqui as matrículas de FAB 2470 a FAB 2479. Por um certo tempo operaram com estes esquemas de pintura. O outro fato importante, foi a modernização da frota para o padrão C-130M, da qual falaremos mais adiante.
"Lançar...Suprir...Resgatar!", "No Gelo...No Revo...Na Busca!", duas expressões bastante conhecidas pelos integrantes da Aviação de Transporte da FAB e que sintetizam muito bem, algumas das tarefas desempenhadas pelo C-130 Hércules. Projetado desde o início como um avião de transporte tático, seu compartimento de carga possui mais de 12 metros de comprimento, 3 metros de largura e 2,74 metros de altura, servido por uma rampa e duas portas traseiras nas laterais da fuselagem, com uma capacidade de carga para 19 toneladas. Essas características permitem o transporte de até 92 passageiros, 64 paraquedistas equipados ou 74 macas e equipe médica. Além disso, uma diversidade de modelos de veículos blindados e equipamentos militares também podem ser acomodados a bordo. Durante a pandemia, os C-130 da FAB foram muito utilizados para levar profissionais da saúde, equipamentos e insumos médicos para os mais distantes pontos do país. Muito importante foi a participação no transporte de usinas de oxigênio para cidades do Norte do Brasil, em atendimento aos hospitais e pacientes daquela região, que sofria uma grave crise sanitária pela COVID-19.
Dentro da Aviação de Transporte da FAB, um dos símbolos mais conhecidos é a seta bipartida apontada para o alto, marca registrada do 1º Esquadrão do 1ª Grupo de Transporte, com as duas partes da flecha representando de forma estilizada, as iniciais do seu operador. Sua origem e uso são quase tão antigos quanto o início da operação com o grande quadrimotor. Seu criador foi o publicitário e designer gráfico Eddie Moyna Silvestre (1934-1984), uruguaio nascido no Chile mas com o coração brasileiro, famoso também por criar várias capas de álbuns de artistas famosos da Bossa Nova, nos anos 60. A ideia por trás do símbolo está intimamente ligada ao transporte logístico e faz ao mesmo tempo, uma alusão a esta atividade e um aviso visual divertido às equipes de manutenção: "Este lado para cima!".A logomarca atravessou o tempo e se manteve presente nas caudas dos C-130 pertencentes à Unidade Aérea. Apenas entre os anos de 2013 a 2018, quando a operação dos Hércules na FAB se manteve compartilhada entre o 1º/1º GT e o 1º GTT, o famoso símbolo se manteve ausente, mas retornou em 2020 para nunca mais deixar seu lugar de destaque. Uma história interessante, contada por antigos integrantes da Unidade Aérea e que demonstra a força da marca, está ligada à participação da FAB em uma missão de ajuda humanitária a países asiáticos durante uma catástrofe natural, lá pelos idos dos anos 60 ou 70. No meio de tantos aviões, de várias nacionalidades, muitos deles também C-130 Hércules, os nossos, eram chamados e individualizados pela expressão "Blue Arrow on the tail", ou, os "Setas Azuis sobre a cauda".
Para as missões de Busca e Salvamento (SAR), as duas portas laterais traseiras são substituídas por outras, totalmente envidraçadas. A rampa traseira é utilizada para o lançamento de botes e fardos com kits de sobrevivência. A grande autonomia permite uma longa permanência nas áreas de busca. Durante seu tempo de serviço com a FAB, foram incontáveis missões de busca sobre terra e mar, uma das mais conhecidas, foi o acidente com o voo 447 da Air France, em junho de 2009, considerada a maior operação deste tipo já realizada pela Força Aérea Brasileira, empregando diversos meios aéreos e demandando um enorme trabalho e dedicação das equipes de FAB na localização do Airbus A330 francês. Nos dias que se seguiram ao desaparecimento da aeronave, o C-130 Hércules foi o principal protagonista nas operações de busca em uma extensa área do Oceano Atlântico e sua atuação, juntamente com o esforço empreendido por suas tripulações, tiveram grande destaque na mídia da época.
A chegada dos dois KC-130H em janeiro de 1976, trouxe uma capacidade inédita para a Força Aérea Brasileira, a possibilidade do Reabastecimento em Voo, atividade conhecida pela expressão "REVO". A partir deste momento, as aeronaves de caça da FAB poderiam ter seu tempo de permanência no ar aumentado de forma significativa, fornecendo uma grande flexibilidade de emprego e de novas estratégias. A primeira operação deste tipo, ocorreu sobre o litoral do Rio de Janeiro, em 4 de maio de 1976, a partir do FAB 2461, comandado pelo Tenente-Coronel Wilson Freitas do Valle (à época, Comandante do 1º GTT) e pelo Capitão Bernardino Adauto de Paiva Neto. Como primeiros clientes, uma dupla de F-5E Tiger II do 1º/1º Grupo de Aviação de Caça, pilotados pelo Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Carlos de Almeida Baptista e o Major da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), Clyde L. Johns. A nova missão precisava um código-rádio específico. Dentre as cerca de 40 sugestões, foi eleito o nome "BARÃO", apresentado pelo Capitão Aviador José Maria Ribeiro Mendes. Além de representar um título de nobreza, a escolha do código recaiu sobre a origem da palavra em latim, baro ou baronis, cujo significado é varão, aquele que é destemido, dotado de grande virilidade e coragem.
A missão de Reabastecimento em Voo permaneceu com o 1º GTT até março de 1986, quando as duas aeronaves KC-130H foram repassadas ao 1º/1º GT, que assumiu assim, a função. Em 2013, com a operação conjunta de toda a frota de Hércules no Galeão, a tarefa retornou ao GTT. Finalmente, com a ida deste para Anápolis, em 2018, novamente a responsabilidade por prover combustível extra para as aeronaves da FAB retornou para o Esquadrão Gordo, permanecendo assim até a desativação das aeronaves. O FAB 2461 encerrou suas atividades em novembro de 2022 e o FAB 2462 prosseguiu em operação até dezembro do ano passado, sendo um dos três últimos Hércules a deixar o serviço ativo. Para a função de Reabastecimento em Voo, o KC-130 transporta em seu compartimento de carga, dois tanques de combustível com capacidade de cerca de 6.800 litros de combustível. Na extremidade de cada asa do avião, existe um dispositivo equipado com uma mangueira e uma cesta estabilizadora, que são estendidos durante a operação. É uma missão que requer muito treinamento e atenção, exigindo uma grande coordenação entre o avião-tanque e as aeronaves que serão reabastecidas. Com o passar do tempo, a FAB passou a contar em sua frota com outros meios aéreos, além dos caças, capazes de serem reabastecidos em voo, incluindo até mesmo helicópteros.
No começo dos anos 80, o Brasil ingressou no seleto grupo de países a possuir uma base de operações no continente gelado, a Antártida. Desde o início do Programa Antártico Brasileiro, a FAB tomou parte nas ações de transporte de militares, cientistas, materiais e suprimentos para a Estação Comandante Ferraz, complementando o trabalho dos Navios Polares da Marinha do Brasil. Operar e pousar na Antártida não é uma tarefa simples, um local com uma climatologia peculiar, onde as condições de tempo mudam a todo instante e que exigem um alto grau de preparo de toda a tripulação. Para cumprir essa missão, lá estava novamente o C-130. O primeiro pouso aconteceu em 23 de agosto de 1983, com o FAB 2463. Desde então, todos os anos, durante o verão antártico, que vai de outubro a março, são realizados cerca de dez voos, transportando pessoal e diversos tipos de cargas. Nos meses de inverno, quando não é possível o pouso, mesmo assim, a atividade continua, com o lançamento de víveres e equipamentos a partir da rampa traseira da aeronave.
Motivado pelas qualidades e características de emprego citadas nos parágrafos anteriores, em 2003, iniciou-se um grande programa de modernização dos C-130 Hércules da FAB, compreendendo os dez exemplares adquiridos da Itália e, posteriormente, estendido para mais algumas células, padronizando toda a frota O processo ficou a cargo da empresa norte-americana Astronautics Corporation of America, conduzido nas dependências do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), envolvendo principalmente os sistemas de aviônicos, com a substituição dos mostradores e instrumentos analógicos por uma cabine totalmente digital (conceito chamado de "Glass Cockpit"), dominada por telas multifuncionais. Também houve a adição de lançadores de chaffs/flares, dando capacidade de autodefesa à aeronave, contra mísseis guiados por calor, além da completa revisão estrutural das células. No total, o programa de modernização contemplou dezoito aeronaves, que passaram a ser designadas como C-130M/KC-130M, recebendo ainda uma novo padrão de camuflagem nas cores cinza e verde. O primeiro avião entregue na nova configuração, foi o FAB 2474, recebido em maio de 2005.
28 comentários:
VIDA ETERNA AO GORDO!
Lançar, Suprir, Resgatar!!!
Nossa sagrada missão!!!
1° GTT, heroico lema...
Show! Aeronave de multiplas funções..Deixará saudades .👏👏👏👏
Marcelo, parabéns por esse trabalho tao ricamente ilustrado. Servira de referencia pra muitos entusiastas da aviação. Se fosse vc publicava em um livro
Espetacular trabalho! Realmente merecia um livro!
por qual motivo a FAB pulou a matrícula 2469?
Deu trabalho... Mas ficou ótimo. Parabéns a equipe. No Gelo, no Revo e na Busca
Prezado amigo, foi um critério adotado pela FAB na época da chegada dos C-130 procedentes da Itália, iniciar a série com o FAB 2470, ao invés de manter a sequência numérica.
No Revo, no Gelo ,no fogo na Busca
Gordo 1/1 GT
Jamais esquecerei os roncos dos motores Alison dos lockeend Martim na BAGL
"Lançar, suprir, resgatar, GTT" nossa sagrada missão
Por quase 1 década tive a honra em poder trabalhar no setor de elétrica/instrumentos com excelentes profissionais.
Orgulho de fazer parte desta linda história...
Excelente material!!!!!!
Mais uma brilhante cobertura jornalística, com esse material poderias fazer um podcast de duas horas no youtube, como acontece com o pessoal do senta pua. Vc deveria levar os teus conteúdos para o youtube, com a participação de entusiastas e os militares da Fab
Orgulho da nação
Excelente matéria para um avião que fez e deixou história! Obrigada e parabéns!
O Gordo foi uma aeronave de 1001 utilidade, vai fazer falta no futuro, saudades. Cap Esp Fot Nakamura. Ok
Ao incorporar na FAB nos idos anos 70 eu já via o C 130 como o ícone da aviação militar, não só no Brasil, mas no mundo. Vejo agora a sua despedida gloriosa e aplaudida por todos que bem o conheceram. E se vai ainda ícone para mim. SO BMA RF BARRETO
"No Gelo! No Revo! No Fogo! Na Busca! Gordo! Gordo! Gordo!"
"Gigante ligeiro, de fibras altaneiras.
Estrela cintilante da Força Aérea Brasileira!"
Tem o meu apoio!!!
Sinto-me orgulhoso, em ter participado da preparação de voo do primeiro protótipo KC 390 em Gavião Peixoto. E hoje a máquina tem a missão de dar continuidade ao legado, deixado pelo glorioso Hércules. " Vida longa ao Gordo"
Aconteceu um acidente antes de ser entregue esta unidade
Parabéns pelo editorial. Melhor matéria lida por mim, até hoje, a respeito desse gigante da aviação mundial. Fazendo-me valer do ditado "nada/ninguém é insubstituível", deixo registrado que o "Gordo" é simplesmente diferente. Até poderá ser substituído, mas as peculiaridades estão no DNA do vetor. Parabéns, mais uma vez, pela matéria. Nota-se a dedicação e carinho na redação. Prova disso é o português empregado de forma correta, dando prazer à leitura, e não redigido de qualquer maneira ou com uso de corretor ortográfico automático.
Maravilhoso resgate dessa máquina fantástica, aeronave ímpar e que cumpriu sua missão atravessando várias gerações de pilotos e mecânicos. Aliás, o C-130 proporcionou um entrosamento ímpar entre pilotos e mecânicos e são momentos que pretendo lembrar no vasto material de mídia que gravei durante as missões que cumpri nesta aeronave entre os anos de 2005 e 2015 (1.130 horas voadas) quando passei à Reserva no posto de Coronel Aviador. Mais uma vez parabéns pelo resgate e saibam que o KC-390 reuniu a competência aeronáutica da EMBRAER com décadas de experiência na manutenção e operação de uns caras que fazem a diferença na Aviação Militar, os nosso Mecânicos... que honra! A QUALQUER HORA EM QUALQUER LUGAR!
Clear number 3?
Number 3 engine clear!
Turnning!
"Esta aeronave foi concebida para operar a qualquer tempo, em qualquer lugar do Planeta e sem nenhum apoio externo."
G O R D O !
“O C-130 é forte e audaz! Missão sempre cumpre, troféu sempre traz!”
Meu pai participou da 1a. Missão na Antártica, foi pra reserva com com mais de 6 mil horas de vôo.... Voou muito no gordo.
Eu tive o previlégio de saltar dessa aeronave em 1988 quando servi na 1º Cia de Engenharia Pará-Quedista unidade subordinada a Brigada de Pará-Quedista, um avião imponente e na epóca colocamos um apelido carinhoso ( Grande Guerreiro ), estamos aqui de passagem assim como o C 130 Hercules fez a sua e a linda lembrava que eu guardo no coração.
Brasil Acima de Tudo !!!
Abraço a todos que estão lendo !
Postar um comentário