Durante esta semana, a
Base Aérea de Florianópolis (BAFL) está sendo palco de treinamento voltado à
atividade de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search And Rescue). Duas aeronaves Lockheed C-130 Hercules, sediadas
na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, estão participando desde o final de semana da manobra que
envolve o planejamento e a realização de missões simuladas sobre o mar e a
terra, além do lançamento de fardos e botes, com a finalidade de adestrar e
aferir o grau de proficiência das tripulações neste tipo de tarefa, uma das
muitas executadas pelos militares que voam nos dois Esquadrões que operam este
modelo de avião na Força Aérea Brasileira.
O Lockheed KC-130M, com a matrícula FAB 2462 é uma das aeronaves que estão participando do exercício.
O Brasil é signatário de diversos
acordos e tratados internacionais e, entre as suas responsabilidades, está a
tarefa de planejar e colocar em prática missões de Busca e Salvamento que vão
muito além das fronteiras do nosso país, incluindo também uma extensa área
oceânica, totalizando cerca de 22 milhões de quilômetros quadrados, equivalente
a três vezes a extensão do território brasileiro. Essa função cabe à Força
Aérea Brasileira, sendo assim, aeronaves e tripulações permanecem em prontidão diuturnamente
durante os 365 dias do ano para, em caso de necessidade, executar o resgate no
menor tempo possível e com a máxima eficiência. Por este motivo, treinamentos
como o que está sendo realizado em Florianópolis, são de fundamental
importância.
O apoio logístico da Base Aérea de Florianópolis e a proximidade com a área de treinamento (resultando em substancial economia de tempo e combustível) são de extrema importância para a escolha da capital catarinense para este tipo de exercício. Na imagem acima é possível ver os diversos circuitos a baixa altura efetuados pela aeronave C-130 sobre a Baía Sul, simulando padrões de busca e o lançamento de fardos e botes (Fonte: Flightradar24.com).
A capital catarinense, pelas suas
características geográficas, é um dos melhores locais no Brasil para este tipo
de exercício e freqüentemente os C-130 Hércules são vistos sobrevoando, como já
dizia o poeta, este “...pedacinho de terra perdido no mar”. Entretanto, para o
grande quadrimotor com seu ruído e silhueta inconfundíveis, o momento é de
despedida. Com mais de 50 anos de bons serviços prestados ao país e à FAB, é
chegada a hora do guerreiro descansar. Seu sucessor já ganhou os céus e em
breve entrará em serviço ativo. Estamos falando do KC-390, fabricado pela
Embraer, ao qual caberá a desafiadora tarefa de substituir um dos maiores
ícones da aviação mundial de todos os tempos. Mesmo com as dificuldades que
envolvem a implantação de um novo vetor, o que deverá permanecer imutável é a
dedicação e o profissionalismo daqueles que voam e fazem voar, mantendo a
tradição e o reconhecimento da Aviação de Busca e Salvamento da Força Aérea
Brasileira como uma das mais importantes e respeitadas do planeta.
A sequencia de fotos abaixo foi gentilmente cedidas pelo amigo Giulliano Frassetto e mostram as aeronaves no pátio da Base Aérea de Florianópolis e em voo sobre a Baía Sul, durante a tarde de sábado.
Para efetuar o lançamento de fardos e botes a aeronave realiza manobras a baixíssima altitude, como mostra a foto acima.
Para as missões de Busca e Salvamento são instaladas portas envidraçadas e assentos especiais para os observadores, além deste dispositivo na cor laranja, encaixado na rampa traseira e que protege os militares da ação do vento no momento do lançamento.
A sequencia de fotos abaixo foi gentilmente cedidas pelo amigo Giulliano Frassetto e mostram as aeronaves no pátio da Base Aérea de Florianópolis e em voo sobre a Baía Sul, durante a tarde de sábado.
Com a Serra do Tabuleiro ao fundo, o C-130 Hércules realiza mais um lançamento de botes sobre a Baía Sul.
Para as missões de Busca e Salvamento são instaladas portas envidraçadas e assentos especiais para os observadores, além deste dispositivo na cor laranja, encaixado na rampa traseira e que protege os militares da ação do vento no momento do lançamento.
0 comentários:
Postar um comentário