Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

1º G.T.T. realiza treinamento em Florianópolis




Lançar! Suprir! Resgatar!  Seguindo o  lema da Aviação de Transporte de Tropa, o 1º G.T.T. (Primeiro Grupo de Transporte de Tropa), com sede na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), Rio de Janeiro (RJ), está em Florianópolis desde o dia 31 de agosto participando dos Exercícios denominados de Coral I e Coruja Laranja I. Até o dia 5 de setembro, a população da capital catarinense e dos municípios vizinhos podem acompanhar nos céus da região, os grandes quadrimotores C-130 Hércules, com sua silhueta inconfundível e seu ruído característico, executando uma série de voos, visando o aprimoramento das atividades desempenhadas pela Unidade Aérea. No total, duas aeronaves C-130 e 88 militares participam do treinamento.

                                                                              Emblema - 1º GTT

O exercício tem o objetivo principal de treinar as equipagens do esquadrão (pilotos e observadores SAR), nas missões de busca e salvamento, com exercícios de lançamento de botes e simulação de padrões de busca em terra e no mar. A escolha da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) para a realização do treinamento, refere-se à sua excelente localização geográfica. A proximidade com o mar resulta em substancial economia de tempo e de combustível, já que em questão de minutos a aeronave atinge a área de operação. Outro fator importante é a própria Base Aérea, que apresenta toda uma infraestrutura apropriada, no caso da aeronave sofrer algum tipo de avaria ou problema mecânico. Aliado a estes fatores, as boas condições do tráfego aéreo comercial local, garantem uma maior tranquilidade na execução das missões e a distância relativamente curta entre Florianópolis e o Rio de Janeiro, facilita o deslocamento dos meios aéreos.


                                                   Emblema - 1º/1º GTT              Emblema - 2º/1º GTT

O 1º G.T.T. é formado por dois esquadrões, o 1º/1º G.T.T. (Esquadrão Coral) e o 2º/1º G.T.T. (Esquadrão Cascavel), ambos ficam sediados na Base Aérea dos Afonsos e operam de forma compartilhada as aeronaves C-130 Hércules, razão pela qual ostentam na parte dianteira da fuselagem os emblemas das duas unidades (do lado esquerdo, o emblema do Esquadrão ao qual pertence, e, do lado direito, o emblema do esquadrão co-irmão). A unidade executa um leque de missões bastante abrangente, dentre elas estão o transporte aeroterrestre e tático em prol da Força Aérea Brasileira (FAB), Busca e Salvamento (Search And Rescue – SAR), na porção sul do Oceano Atlântico, transporte logístico e apoio à Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro (EB). Além destas atribuições, que fazem parte da rotina de missões do 1º G.T.T., adicionam-se as missões que são motivadas por fatores inesperados, como por exemplo, situações de calamidade pública, como adversidades meteorológicas, acidentes aéreos ou mesmo de natureza política, como a retirada de brasileiros de áreas de conflito. Em síntese, nas situações em que se exige rapidez no deslocamento e necessidade de transportar pessoas e/ou cargas, as aeronaves estão sempre prontas para decolar e levar ajuda a quem precisa.

O Blog Aviação em Floripa gostaria de agradecer ao apoio prestado pela Ten. Gabriela, da Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis e pelo Ten.-Av. Júlio, da Comunicação Social do 2º/7º GAv, sem os quais, a realização desta matéria não seria possível.

Fonte dos emblemas: http://www.rudnei.cunha.nom.br





















Sequência mostrando a aproximação da aeronave em atitude de voo cabrado com a rampa traseira aberta, lançamento do fardo e posterior recuperação.
































Vídeo com sequência de algumas das fotos feitas durante os Exercícios Coral I e Coruja Laranja I






0 comentários:

Postar um comentário