Entre o final de outubro e o início de novembro, o Esquadrão Flecha, com sede na Base Aérea de Campo Grande, MS, esteve em Florianópolis para realizar seu treinamento de tiro aéreo. O exercício faz parte do programa anual de treinamento do esquadrão, garantindo assim, que todos os pilotos, inclusive os recém-ingressos na unidade, estejam aptos nesta modalidade de emprego da aeronave. Para tal, uma determinada área sobre o mar é demarcada como área de treinamento. Uma esquadrilha formada por quatro aeronaves decola, precedida por uma aeronave denominada de reboque, esta, com uma faixa (biruta). Cada aeronave da esquadrilha carrega munição com uma determinada cor, com a finalidade de identificar os acertos individuais de cada piloto da esquadrilha. Ao final do exercício, a aeronave-reboque alija a biruta sobre a pista e a mesma é recolhida por uma equipe de terra e imediatamente levada ao pátio de operações, onde os pilotos, que acabaram de pousar, já aguardam para contabilizarem e analisarem seus acertos. Vale ressaltar que o ano de 2006 marcou a estreia do Super Tucano como protagonista do exercício e também a despedida do Tucano como aeronave-reboque. A partir do ano seguinte este papel ficaria a cargo do AT-26 Xavante, aeronave com desempenho superior e que passou a exigir mais a concentração e a habilidade dos pilotos.
Embraer EMB-314 Super Tucano (A-29B) - FAB 5925
Embraer EMB-314 Super Tucano (A-29A) - FAB 5704
A operação sobre o mar exige que a aeronave passe por uma lavação para retirada do excesso de sal.
Embraer EMB-314 Super Tucano (A-29B) - FAB 5932
Embraer EMB-314 Super Tucano (A-29B) - FAB 5925
Detalhes da metralhadora FN Herstal M3P de 12,7 mm (.50)
Detalhe do tanque de combustível externo
Embraer EMB-314 Super Tucano (A-29B) - FAB 5929
Após mais um dia de operações, as aeronaves são preparadas para o pernoite no pátio da BAFL.
Embraer EMB-312 Tucano (T-27) - FAB 1348
Embraer EMB-312 Tucano (T-27) - FAB 1363
Aeronaves utilizadas para o reboque da biruta.
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