Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

domingo, 26 de outubro de 2025

Mais uma remessa de caças F-39 Gripen está a caminho do Brasil

Está em curso mais uma operação de entrega de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira. No início da noite do dia 23/10 (pelo Horário de Brasília), já madrugada de sexta-feira na Suécia, o navio de bandeira holandesa MV "Fortunagracht", pertencente à Companhia de Navegação Spliethoff, partiu do porto de Norrköping com sua valiosa carga a bordo. Esta é a oitava remessa de caças F-39E Gripen para a FAB, iniciadas em setembro de 2020 (veja quadro mais abaixo). Até o momento da publicação desta matéria, não temos detalhes ou informações sobre a quantidade de aviões que foram embarcados ou suas matrículas. As últimas três operações de entrega, contaram com apenas uma aeronave, entretanto, nada impede que desta vez sejam duas, como já ocorreu em outras oportunidades. Com relação à matrícula, de acordo com o padrão sequencial, estima-se que seja o F-39E Gripen com o indicativo visual FAB 4111, ou, no caso de dois, acompanhado do FAB 4112, porém, estas confirmações possivelmente só teremos com a chegada no navio. Desde já, fica aqui registrado o agradecimento ao amigo Marco Aurélio do Couto Ramos, que nos alertou sobre o navio, permitindo a elaboração deste conteúdo.

Desta vez, o procedimento de embarque aconteceu de forma muito dinâmica. Toda a operação no porto sueco transcorreu em menos de 24 horas. Conforme já comentado, a embarcação contratada para a viagem, é o MV "Fortunagracht", um navio de Carga Geral, com o mesmo perfil, dimensões e capacidade de carga, dos outros já utilizados nessas remessas (veja infográfico mais adiante). O navio partiu de Norrköping nas primeiras horas do dia 24/10, pelo Horário da Suécia, em direção ao Canal de Kiel, uma importante via de navegação que liga o Mar Báltico ao Mar do Norte, localizada no norte da Alemanha. Após finalizar a travessia do canal, nas primeiras horas da manhã deste domingo, o MV "Fortunagracht" revelou uma grande surpresa. Diferente de todas as operações de entrega já realizadas, desta vez, de acordo com os dados dos sites de rastreamento marítimo, consta como destino do navio, o Porto do Rio de Janeiro (BRRIO) ao invés da cidade de Navegantes/SC, com chegada estimada para o dia 17 de novembro, conforme mostra o print abaixo, do site Vesselfinder.

Print de tela mostrando o destino e a data estimada de chegada. Fonte: www.vesselfinder.com

Ainda é prematuro para saber o que levou à mudança de destino, caso isso realmente venha a acontecer. Teremos que aguardar algumas semanas para ver se essas informações irão se confirmar. A cidade de Navegantes, localizada no litoral norte de Santa Catarina, apresenta as melhores condições para essa logística, isto é um fato, principalmente pela pequena distância entre o porto e o aeroporto e vias de acesso entre as duas instalações, desprovidas de obstáculos e com boa pavimentação, motivos pelos quais, foi escolhida como a porta de entrada no Brasil dos caças Gripen produzidos na Suécia. Entretanto, desde a chegada da última aeronave, em junho deste ano, circulavam nos bastidores, rumores que a logística poderia deixar de acontecer pela cidade. Por outro lado, de acordo com o site da Praticagem de Itajaí, o navio aparece com o status de "Navegando para Itajaí", com chegada prevista na Portonave para o dia 10 de novembro. Enfim, teremos que aguardar o desenrolar dos acontecimentos e quaisquer mudanças que acontecerem, o site Aviação em Floripa, atualizará esta matéria, informando seus leitores.

No site da Praticagem de Itajaí, o navio já aparece na lista de embarcações programadas para atracação. Fonte: https://praticoszp21.com.br/movimentacao-de-navios/

MV "Fortunagracht", o navio contratado para a oitava operação de entrega de caças F-39 Gripen para a FAB. Foto: Vesselfinder

De acordo com o cronograma de entregas de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira mais atualizado, apresentado recentemente na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, estão previstos para 2025, a entrega de três exemplares, conforme mostra a última linha da planilha abaixo, destacada na cor vermelha, representando o calendário de recebimento em vigor. Cabe ressaltar que em junho deste ano, a FAB recebeu o FAB 4110 e está programada para o próximo mês, a apresentação do primeiro F-39E Gripen montado em solo brasileiro, na planta industrial da Embraer, em Gavião Peixoto/SP. Sendo assim, é possível supor que o navio esteja trazendo apenas um avião a bordo, completando assim, a dotação prevista para 2025. O mesmo documento indica que as entregas deverão se estender até 2032, quando os últimos cinco caças de um total de 36 serão entregues. Pela divisão de produção acordada em contrato, 13 dos 28 monopostos, além dos 8 exemplares de dois assentos, designados como F-39F, serão fabricados pela Saab em sua planta industrial localizada na cidade de Linköping. Os demais 15 aviões de assento único, serão produzidos no Brasil. Cabe ressaltar que, até o momento, dez aviões monopostos foram entregues pela Saab, restando portanto, três unidades desta variante a serem recebidas da Suécia, utilizando-se da mesma logística por via marítima.

O slide acima mostra os diversos Termos Aditivos impostos ao Programa Gripen, de forma a adequar as entregas de acordo com a orçamento disponível. Em consequência, a quantidade total de aeronaves foi sendo diluída ao longo de tempo, sofrendo um atraso de oito anos para a conclusão do programa em relação ao cronograma inicial. Fonte: EMAER/FAB

Nos últimos dias, surgiram duas notícias que prometem dar um alento ao Programa Gripen, assim como em diversos outros projetos em andamento junto à pasta da Defesa. O primeiro fato está relacionado à aquisição pelo governo sueco de quatro exemplares do transporte multimissão KC-390 Millennium, com opção de compra de mais sete aviões no futuro, algo que vinha se cogitando a algum tempo e que em contrapartida, pode ajudar a destravar a aquisição de um segundo lote de caças Gripen para a FAB. Por outra lado, na semana passada, o Congresso Nacional aprovou um aporte de 30 bilhões de reais no orçamento do Ministério da Defesa, fracionados e limitados a cinco bilhões por ano, entre os Anos Fiscais de 2026 a 2031. Ainda de acordo com a decisão, esses recursos deverão ser gastos essencialmente com projetos de reequipamento das três Forças. Com relação à Força Aérea Brasileira, o valor destinado a ela, deverá acelerar as entregas de caças Gripen, além de beneficiar outros programas atualmente em curso ou que venhama ser implementados.

Até o momento, a Força Aérea Brasileira conta com nove caças F-39E Gripen em operação, matriculados de FAB 4101 a FAB 4108, além do FAB 4110, recebido em junho desse ano. Todos encontram-se alocados junto ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), em Anápolis/GO. Espera-se que a matrícula FAB 4109 esteja reservada para o primeiro avião que deve sair da linha de montagem brasileira, instalada na sede da Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto/SP, com apresentação prevista para o mês de novembro. Um outro avião, o FAB 4100, o primeiro a chegar, é utilizado no Programa de Desenvolvimento e Testes junto ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), também em Gavião Peixoto e futuramente será incorporado à FAB. Quanto ao modelo biposto, o protótipo deverá nos próximos meses, fazer seu voo inaugural na Suécia e logo depois, iniciar a campanha de ensaios e certificações. Segundo apuramos, essas aeronaves têm as reservas de matrícula de FAB 4000 a 4007. Ainda é desconhecida a maneira como esses aviões serão enviados ao Brasil.