Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sexta-feira, 25 de abril de 2025

22 de abril: um tributo aos Heróis dos Céus

 

A manhã da última terça-feira, 22/4, foi de festa na Base Aérea de Santa Cruz, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Como acontece todos os anos nessa data, a "Cidade da Caça", sede do lendário Primeiro Grupo de Aviação de Caça, recebeu Unidades Aéreas de diversos pontos de país, autoridades militares, veteranos e seus familiares, além de convidados, para uma justa homenagem em honra e memória dos homens e mulheres que, durante a Segunda Guerra Mundial, atravessaram o Atlântico e lutaram nos céus da Itália contra a tirania e em defesa da liberdade. Muitos tombaram em combate e não tiveram a chance de pisar novamente em solo pátrio, mas o legado desses brasileiros de inquestionáveis fibra e coragem, jamais será esquecido. O site Aviação em Floripa esteve presente na Base Aérea de Santa Cruz e preparou para seus leitores, uma matéria fotográfica especial. A partir de agora, você é nosso convidado para acompanhar essa grande celebração.

Nota Editorial: Por tratar-se de uma reportagem fotográfica, o conteúdo desta matéria é composto essencialmente de imagens. Para dar aos leitores um melhor entendimento do cerimonial, as fotos estão dispostas em ordem sequencial, de acordo com o acontecimento dos fatos. Sempre que necessário, as imagens serão complementadas por legendas explicativas. Todas as fotos são de autoria de Marcelo Lobo da Silva, Editor do site Aviação em Floripa e do colaborador, Ângelo dos Santos Melo.


A Cerimônia em comemoração ao Dia da Aviação de Caça foi realizada na Praça do P-47, junto ao Memorial Senta a Pua, próxima ao famoso Hangar do Zeppelin. O local reúne diversos monumentos diretamente ligados ao Grupo de Caça, à Campanha da Italia e de seus integrantes, incluindo o mausoléu onde estão depositados os restos mortais do Brigadeiro Nero Moura, primeiro Comandante da Unidade Aérea e Patrono da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. Esse ano, o evento teve um significado especial, pois marcou os 80 anos de um feito histórico, quando no dia 22 de abril de 1945, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça voou o maior número de missões durante a sua participação na Campanha da Itália.

É uma Solenidade rápida, porém, carregada de simbolismos e lembranças, principalmente para os familiares dos militares que combateram nos céus italianos. O momento mais marcante e emocionante, aconteceu durante a leitura dos nomes dos aviadores do Grupo de Caça que perderam a vida durante a fase de treinamento e na guerra. Com a ajuda da Inteligência Artificial, seus rostos ganharam vida e voz, e um a um, se apresentaram ao público, enquanto recebiam uma salva de tiros. Acompanhe abaixo, as imagens com os principais momentos do evento.

A Cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Substituto e do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, o primeiro com uniforme de voo, à esquerda na foto.

Apresentação do Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, Major Aviador Gusttavo Freitas de Souza ao Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, dando início à Solenidade.




Acendimento da pira pelo Oficial mais moderno do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, Primeiro Tenente Aviador Caio Felipe Mendonça Leitão. A pira simboliza a chama do ideal, eternamente presente no espírito dos integrantes da Aviação de Caça.

Em seu discurso, o Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, Major Aviador Gusttavo Freitas de Souza, relembrou a trajetória, as missões realizadas no dia 22 de abril pelo Grupo de Caça e enalteceu a coragem e a determinação dos seus integrantes.



Estandartes representando a presença de todas as Unidades Aéreas atuais da Aviação da Caça na Cerimônia.

Durante a Solenidade, um caça F-5EM Tiger II pertencente ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça, realizou algumas passagens sobre o local.

O momento mais emocionante da Cerimônia aconteceu quando o Major Freitas, fez a leitura dos nomes dos nove pilotos do Grupo de Caça que perderam a vida durante a Campanha da Itália, seguido de um brado de "Presente", para cada um deles, proferido pela tropa do 1º GAvCa. Ao fundo no telão, em ordem de chamada, um a um, os próprios aviadores, com o uso de Inteligência Artificial se apresentavam e diziam a sua data de falecimento.

Logo após a apresentação no telão, cada piloto recebeu uma salva de tiros.



Deposição de coroa de flores sobre o túmulo do Brigadeiro do Ar Nero Moura, primeiro Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça e Patrono da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. O ato foi realizado pelo Tenente-Brigadeiro Farcic, Major Freitas, Brigadeiro Veterano Quírico (Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça) e pela Sra. Leonor Moura (filha do Brigadeiro Nero Moura).



A Cerimônia encerrou-se com o hasteamento da "Flâmula do Jambock", utilizada nos acampamentos durante a Campanha da Itália e com a canção "Carnaval em Veneza", uma paródia feita na Itália pelos pilotos do Grupo de Caça e que acabou se tornando o Hino da Aviação de Caça, entoada com entusiasmo por todos os presentes.

Após a Cerimônia, aconteceu a Formatura Militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça, realizada no pátio oeste, junto ao Hangar do Zeppelin. Durante o evento, ocorreu a entrega de troféus, prêmios e medalhas aos Pilotos de Caça que se destacaram durante o ano de 2024. A Solenidade encerrou-se com um grande Desfile Militar, ao som da música "Carnaval em Veneza", liderado pela tropa formada por Veteranos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, Pilotos de Caça da ativa e da reserva e ex-integrantes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça. O desfile contou ainda com efetivos de todas as Organizações Militares que estão sediadas na Base Aérea de Santa Cruz. Acompanhe a partir de agora, os principais momentos do cerimonial.

Palanque de autoridades.

O assento ejetável e o capacete, representam o Brigadeiro Nero Moura.

Estandartes de todas as Unidades Aéreas de Caça da FAB.

Tropa do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), Unidade Aérea da Aviação de Caça da FAB, sediada na Base Aérea de Santa Cruz.

Tropa do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAv), Unidade Aérea da Aviação de Patrulha da FAB, sediada na Base Aérea de Santa Cruz.

Tropa do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAv), Unidade Aérea da Aviação de Asas Rotativas da FAB, sediada na Base Aérea de Santa Cruz.




Entrega de troféus aos pilotos mais eficientes do ano de 2024, que se destacaram nos campos operacional, intelectual e desportivo em suas respectivas Unidades Aéreas.


Entrega do Prêmio Pacau/Magalhães Motta do ano de 2024, ao Major Aviador Paulo Roberto Falcão. A distinção foi entregue pelo Sr. Fernando Magalhães Motta (irmão do Patrono do Prêmio), acompanhado pelo Brigadeiro do Ar Veterano Teomar Fonseca Quírico (Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça). O Prêmio tem por finalidade, estimular o estudo e a pesquisa de assuntos referentes ao emprego da Aviação de Caça, através da apresentação de trabalhos escritos ou audiovisuais. 



Formações de caças da FAB realizaram passagens durante o evento.


Os trajes de época, deram um ar de nostalgia à Solenidade.

Pavilhão Nacional se deslocando para ocupar lugar de destaque, durante a Imposição da Medalha Operacional Brigadeiro Nero Moura.

A Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi instituída pelo Decreto nº 7.085, de 29 de janeiro de 2010, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento do Brigadeiro Nero Moura, com o objetivo de enaltecer a figura, sem par, do Líder e do Comandante Operacional. É uma distinção concedida a militares do Comando da Aeronáutica que exerceram ou exerçam o cargo de Comandante de Unidade Aérea e aos Veteranos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, pela conduta em prol da operacionalidade da sua Organização e da Força Aérea Brasileira. A Medalha é alceada por um passador de prata, constando de uma miniatura do brevê de Oficial Aviador


Este ano, foram agraciados com a Medalha, os seguintes militares (da esquerda para a direita): Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos FórneasComandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (Esquadrão Jaguar); Tenente-Coronel Aviador Primo Antônio Corral de MedeirosComandante do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (Esquadrão Joker); Tenente-Coronel Aviador Felipe Luís de Oliveira Vilela, Comandante do Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (Esquadrão Flecha); e o Tenente-Coronel Aviador Edgar Barcellos Carneiro, Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (Esquadrão Poker) e do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (Esquadrão Centauro).


O momento mais aguardado por todos, aconteceu no final da Solenidade, com o tradicional Desfile Militar, liderado pela tropa formada pelos Veteranos e ex-integrantes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, além de Pilotos de Caça em atividade e da reserva. O desfile também aconteceu no ar, com o sobrevoo das aeronaves de caça. Seguindo os Veteranos, estavam contingentes de todas as Organizações Militares sediadas na Base Aérea de Santa Cruz, além dos componentes da Banda de Música que abrilhantou o evento.










O site Aviação em Floripa agradece à Diretoria da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), ao Comando e à Comunicação Social da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), ao Comando e à Comunicação Social do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), por todo o apoio dado à realização dessa matéria. Agradecimento também ao colaborador e amigo, Ângelo dos Santos Melo, pela contribuição essencial de suas fotos, que ajudaram a enriquecer este conteúdo. Desde já, informamos nossos leitores que na próxima semana, estaremos publicando uma matéria especial sobre a Reunião da Aviação de Caça.