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sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Operação F-39 Gripen: Ar!

 


Decolou na manhã desta sexta-feira (15/12), do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes/SC, o mais novo caça F-39E Gripen recebido pela FAB. O avião havia chegado ao Brasil na manhã de domingo, a bordo do navio cargueiro MV Florijngracht, adentrando o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes no final da tarde de segunda-feira. Já na madrugada de quarta-feira, a aeronave foi transportada pelas ruas da cidade até um hangar privado nas dependências do Aeroporto, onde foi preparada pelos técnicos da Saab, a fabricante do avião, colocando-a em condições para realizar seu primeiro voo em céus brasileiros. O site Aviação em Floripa esteve presente em Navegantes, acompanhando e registrando todos os detalhes da operação. A matéria que você vai ler a partir de agora, encerra mais uma cobertura a respeito do processo de entrega desses caças para a Força Aérea Brasileira.




FAB 4107 no táxi, em direção à cabeceira 07 de NVT.

O trabalho realizado no período de permanência no aeroporto, compreende basicamente a instalação do kit de sobrevivência, do assento ejetável e das cargas explosivas que o integram. Por questões de segurança, esses dispositivos são retirados durante a viagem marítima. Além disso, diversos testes e verificações em todos os sistemas de voo também são realizados, atividade essencial após a aeronave permanecer mais de três semanas inerte dentro do navio. No final da manhã de ontem, o avião foi trazido para fora do hangar e abastecido. Durante a tarde, o FAB 4107 foi acionado pela primeira vez e realizou um breve taxiamento até a cabeceira 07 de Navegantes. Este procedimento, chamado de teste de solo, é de suma importância e tem o objetivo de confirmar se o motor e demais sistemas da aeronave estão em perfeito funcionamento. 

Teste de solo do FAB 4107. Todas as fotos: Marcelo Lobo da Silva

Nestas operações de entrega, estão sempre presentes um ou mais Pilotos de Prova da Força Aérea Brasileira. São eles os responsáveis pela execução do teste de solo e por conduzir o avião até o seu destino. Com grande experiência, as opiniões e avaliações destes profissionais sobre o comportamento da aeronave durante esta etapa, têm um peso importante na decisão sobre o ato final, a decolagem. Antes dela efetivamente acontecer, uma reunião é realizada, com a presença de técnicos da Saab, militares responsáveis pelo Programa F-39 Gripen na FAB e demais envolvidos. Na oportunidade, são discutidos se os parâmetros operacionais e de segurança de voo estão em conformidade para o prosseguimento da operação. Se tudo estiver de acordo, então a aeronave recebe o sinal verde para voar.

Tenentes-Coronéis Abdon e Cristiano (no alto da foto), os Pilotos de Prova da FAB que estiveram em Navegantes para conduzir os testes e a decolagem.

E eis que finalmente chegou o momento pelo qual todo o trabalho foi conduzido e o mais aguardado: a decolagem. Precisamente às 10h36, o FAB 4107 enfim, ganhou os céus brasileiros pela primeira vez. A partir de agora, este será o seu habitat natural pelas próximas décadas. Após a decolagem, a aeronave prosseguiu em voo direto para a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, local onde fica sediado o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), a primeira e, até agora, única Unidade Aérea operadora do modelo na FAB. Com a chegada deste F-39 Gripen, o Grupo passa a contar com sete exemplares monopostos operacionais. 

Livre decolar! O "Prova Uno Zero Oito" inicia a corrida para a decolagem.


Esta foi a quinta operação de recebimento desses aviões pela FAB, representando o mais importante programa de reequipamento da Aviação de Caça brasileira em todos os tempos e um enorme ganho de conhecimento e de transferência de tecnologia para a Indústria Aeronáutica e de Defesa do nosso país. Segundo apuramos, no início do próximo ano, está prevista a chegada de mais um exemplar a Navegantes, seguido por mais dois, no segundo semestre de 2024. Quando isso acontecer, restarão apenas mais duas aeronaves monopostas, designadas na FAB como F-39E, para serem enviadas da Suécia, fechando a quantidade estabelecida em contrato de 13 exemplares, fabricados pela Saab. Os outros 15 deste tipo, serão montados no Brasil, com o primeiro deles neste momento, estando na linha de produção da Embraer, em Gavião Peixoto/SP, com previsão de entrega  para 2025. Além desses 28 aviões, a FAB tem sob encomenda, mais oito aeronaves de dois assentos para Conversão Operacional. Esse modelo, será exclusivo do Brasil e construído integralmente na Suécia. O primeiro deles está em desenvolvimento e espera-se seu primeiro voo para o segundo semestre do próximo ano. Ainda não foi informada a forma como essas aeronaves serão enviadas ao país. 

Também estuda-se a utilização de uma cláusula prevista no contrato, para a aquisição de um número maior de unidades, ainda dentro das normas e condições vigentes, ou seja, sem a necessidade de um novo acordo. Essa quantidade pode chegar a até catorze F-39 adicionais, elevando para 50, o total de caças contratados. Caso isso se confirme, essas aeronaves seriam fabricadas no Brasil, mantendo a linha de produção e a cadeia produtiva ativas, além da manutenção dos postos de trabalho diretos e indiretos. Para o futuro, não se descarta também a compra de um segundo lote de aviões. Por enquanto, essa ideia está apenas no campo das conjecturas, sem prazos e número de aeronaves definidos.


Missão Cumprida! Com esta matéria, o site Aviação em Floripa encerra a cobertura de mais um processo de entregas de caças Gripen para a Força Aérea Brasileira. Para este Editor, é motivo de satisfação e orgulho poder ter participado presencialmente de todas as cinco operações realizadas até agora, acompanhando, registrando e, principalmente, divulgando e trazendo para perto dos nossos leitores, este momento histórico, traduzido em palavras e imagens. A La Chasse...Esquadrão Jaguar! A La Chasse...Aviação de Caça! A La Chasse...Brasil!


quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Operação F-39 Gripen: Terra!

 


Aconteceu no início da madrugada desta quarta-feira (13/12), o traslado entre a Portonave e o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes/SC, do caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira que havia chegado no fim da tarde de segunda-feira, a bordo do navio cargueiro MV Florijngracht. Durante a operação de retirada da aeronave do porão de cargas da embarcação, realizada ainda na noite de segunda, realmente se confirmou a informação de que se travava de apenas um avião e também a sua matrícula, FAB 4107, mantendo o padrão sequencial dos F-39E Gripen recebidos até agora. 

Nota Editorial: Desde antes da partida do navio na Suécia, o site Aviação em Floripa vem acompanhando e informando seus leitores sobre todos os passos da presente operação de recebimento de mais um caça F-39 Gripen para a FAB, através da produção de matérias autorais, incluindo informações divulgadas em primeira mão, como por exemplo, o nome da embarcação que estava trazendo o avião. Para uma leitura mais dinâmica e atualizada com o acontecimento dos fatos, dessa vez, a cobertura está sendo dividida em três momentos específicos: Mar! Terra! e Ar! A matéria que você vai ler a partir de agora, a segunda da trilogia, além de muitas informações, traz imagens exclusivas, feitas durante o traslado pelas ruas de Navegantes. Boa leitura!

Aeronave no pátio da Portonave, aguardando o momento para ser transportada até o Aeroporto. Crédito da imagem: rurikdrone

Finalizada a retirada do avião do navio, a terça-feira foi dedicada para a verificação de toda a sua documentação, tarefa que é feita pela Receita Federal, afinal de contas, trata-se de uma carga como qualquer outra que está entrando no Brasil e, por esse motivo, precisa passar por esse procedimento padrão. Também foi o momento de organizar todas as questões referentes ao traslado, uma operação que envolve os técnicos da Saab, alem de militares da FAB. Embora já corriqueira, por se tratar da quinta vez que acontece, o transporte do avião pelas ruas de Navegantes sempre envolve muitos detalhes e cuidados que precisam ser observados e conta com o apoio dos Órgãos de Trânsito e de Segurança Pública locais. São cerca de 2 km de trajeto, vencidos em aproximadamente 30 minutos, separando a Portonave do Aeroporto de Navegantes. Essa é uma das principais razões pelas quais a cidade catarinense foi escolhida como a porta de entrada desses aviões no Brasil. Ter essas duas instalações localizadas tão próximas entre si e ligadas por avenidas largas, sem a presença de obstáculos, fazem toda a diferença na logística. Além disso, o reduzido número de voos do Aeroporto Ministro Victor Konder, (se comparada com outros aeroportos brasileiros), permite que os testes de solo e a decolagem possam ocorrer sem grandes percalços ou atrasos.

Localização da Portonave e do Aeroporto em Navegantes. Imagem: elaboração própria a partir do Google Earth.

Trajeto entre a Portonave e o hangar nas dependências do Aeroporto. Imagem: elaboração própria a partir do Google Earth.

O traslado iniciou logo após a meia noite com o caça deixando o portão principal que dá acesso ao pátio da Portonave. Embora seja feito durante a madrugada (para não impactar o trânsito e as operações do porto) e sem aviso prévio (para restringir a presença de curiosos), de uma forma ou outra, todos ficam sabendo e o cortejo pelas ruas da cidade é sempre acompanhado com grande interesse pela população, algo justificável, pois não é sempre que se tem a oportunidade de estar a poucos metros de uma aeronave de combate sofisticada. Todo o trajeto é feito sob a escolta dos Grupos de Segurança e Defesa (GSD) das Bases Aéreas de Florianópolis e Canoas. O acesso do avião ao Aeroporto se dá por um portão construído em 2020 especialmente para a operação. A partir deste ponto não é possível mais acompanhar o restante do traslado. Dentro do Aeroporto, a aeronave ficará abrigada em um hangar particular, onde será preparada para ganhar os céus brasileiros pela primeira vez. Mas isso é assunto para a terceira e ultima parte desta cobertura.














segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Operação F-39 Gripen: Mar!

 

Atracou a poucos instantes nas instalações da Portonave em Navegantes/SC, o navio de bandeira holandesa MV "Florijngracht", em mais uma operação de entrega de caças F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira. A embarcação havia chegado na manhã de ontem (10/12) e ficou fundeada nas imediações do canal que leva ao Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, aguardando o momento de sua atracação. No início da tarde desta segunda-feira, foi dada a autorização, com a entrada no navio ocorrendo por volta das 17hs. Ao contrário das últimas três remessas, compostas por duas aeronaves, desta vez, especula-se que apenas um avião está sendo trazido nesta oportunidade. Caso se confirme essa informação, tudo indica, de acordo com o padrão sequencial de matrículas adotadas pela FAB para estas aeronaves, que seja o FAB 4107. A embarcação partiu do porto sueco de Norrköping no dia 20 de novembro, percorrendo quase 12 mil quilômetros de navegação ate chegar ao seu destino.

Rota percorrida pelo MV Florijngracht a partir da saída do Canal de Kiel (Alemanha), quando foi confirmado o destino de Navegantes/SC. Fonte: print de tela do site Vessel Finder.

MV Florijngracht fundeado próximo ao canal de entrada do Complexo Portuário de Itajaí/Navegantes, na tarde de domingo. Foto: Marcelo Lobo da Silva/Aviação em Floripa

Agora a expectativa se volta para a retirada da aeronave do porão de cargas do navio e o traslado para o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, o que talvez ocorra já na próxima madrugada. No Aeroporto, o caça terá seu assento ejetável instalado e passará por uma verificação completa em todos os seus sistemas, preparando-o para a decolagem, que deve acontecer possivelmente entre quarta ou quinta-feira desta semana. O destino do avião será a Base Aérea de Anápolis/GO, sede do 1º Grupo de Defesa Aérea, a Unidade Aérea que opera o modelo na FAB. Este é o oitavo F-39 Gripen que chega ao Brasil, todos por via marítima, sempre tendo a cidade de Navegantes como porta de entrada. Com este avião, serão sete F-39E em operação com a FAB. Existe ainda uma outra aeronave, a primeira a chegar, em setembro de 2020, servindo como plataforma de testes e desenvolvimento do Programa Gripen, em Gavião Peixoto/SP.


sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Revisitando o Museu da Aviação Naval

 

Durante nossa recente passagem pela cidade de São Pedro da Aldeia/RJ, tivemos a oportunidade em fazer uma nova visita ao único Museu no Brasil, dedicado em contar e preservar a história da Aviação Naval. Em maio de 2016, o site Aviação em Floripa havia realizado uma matéria sobre o local e agora retornamos para mostrar as novidades e também apresentar o Museu para aqueles que ainda não o conheciam.

O Museu foi criado em 23 de agosto de 2000, como parte das comemorações pelos 84 anos da Aviação Naval, com o objetivo de resgatar e preservar a memória da aviação na Marinha junto à sociedade civil, de forma a difundir a história da Aviação Naval para as gerações futuras, além de promover a integração entre a Marinha do Brasil, o Comando da Força Aeronaval e as diversas Organizações Militares vinculadas a ela. O acervo conta com algumas aeronaves expostas na área externa, utilizadas em diferentes épocas pela Marinha. Por sua vez, o interior do prédio abriga uma diversidade de objetos, fotos, documentos históricos, maquetes, entre outros, distribuídos pelos dois andares da edificação. 

Entrada principal do museu.

O Museu, visto de cima. Fonte da imagem: Google Earth

Em 2019, o local passou por uma grande reforma, com o interior do prédio sendo totalmente remodelado e reorganizado de forma a contar a história da Aviação Naval através de suas diferentes fases. Também foram adicionados dois simuladores, um de helicóptero AH-11A Super Lynx e outro do caça AF-1 Falcão, nos quais o público pode conhecer em detalhes a cabine de comando das aeronaves, experimentando a sensação de ser um Aviador Naval por alguns instantes. No dia de nossa visita (uma terça-feira), o Museu encontrava-se em manutenção programada, entretanto, foi especialmente aberto para que o site Aviação em Floripa pudesse realizar esta matéria. Fomos acompanhados pelo Sr. Marco Antônio, Servidor Público da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e Curador do Museu, um profundo conhecedor da história da Aviação Naval da Marinha do Brasil. Venha conosco, a partir de agora, através de imagens, conhecer o Museu da Aviação Naval.



Atualmente seis aeronaves encontram-se expostas na área externa do Museu.




Westland WS-51/2 Widgeon, primeiro modelo de helicóptero utilizado pela Aviação Naval, operado entre os anos de 1958 a 1968.



Bell Jet Ranger II, utilizado entre os anos de 1974 a 1986, na formação dos futuros Aviadores Navais.



Westland WS-55 Whirlwind Series 3, conhecido na Marinha como "Vaca", helicóptero utilizado nas funções de Transporte, Emprego Geral e Busca e Salvamento, operado entre os anos de 1966 a 1982.


Agusta-Sikorsky ASH-3D Sea King, helicóptero Antissubmarino, utilizado em diferentes versões pela Marinha entre os anos de 1970 a 2012. O exemplar exposto no Museu pode ser visitado internamente pelo público.


Pilatus P-3.04, avião de treinamento de fabricação suíça, utilizado entre os anos de 1963 a 1965, na formação dos Aviadores Navais para a asa fixa.



Westland Wasp Series 3, helicóptero de Emprego Geral, utilizado na Marinha entre os anos de 1966 a 1991 e conhecido entre os Pilotos pelo nome de "Abelha".

Sistema de luzes de pouso pertencente ao Navio-Aeródromo (NAe) A-12 "São Paulo", dispositivo empregado para auxiliar no procedimento de pouso a bordo. Este equipamento é recente no Museu e não se encontrava exposto em 2016.



Aérospatiale AS332F1 Super Puma, helicóptero utilizado nas funções de Emprego Geral, Transporte e Busca e Salvamento, entre os anos de 1987 a 2018. O exemplar exposto foi incorporado após a última reforma no Museu em 2019, logo após dar baixa do serviço ativo com a Marinha. Assim, como o Sea King, o Super Puma também pode ser conhecido por dentro, em dias de visitação.


Em breve o Museu irá ganhar mais uma aeronave para a exposição ao público. Trata-se de um Kawasaki-Bell 47G, helicóptero operado pela Aviação Naval entre os anos de 1958 a 1970 em missões de Emprego Geral e Instrução. O modelo encontra-se atualmente em fase de restauração.

O interior do Museu guarda uma grande coleção de objetos que mostram a história da Aviação Naval desde 1916, ano de sua criação, até os dias atuais. São fotos, documentos históricos, maquetes, vestimentas de voo, motores e uma diversidade de outros itens dispostos nos dois andares do prédio, distribuídos e organizados de forma cronológica, de acordo com as distintas fases da Aviação da Marinha. Cada Esquadrão também tem seu espaço próprio, onde são apresentadas as peculiaridades e as missões de cada um. O espaço também rende homenagens aos pioneiros da Aviação Naval, assim como a Santos Dumont, às mulheres na Aviação e também aos Aviadores Navais que perderam sua vida no cumprimento do dever. A reforma de 2019 incorporou duas cabines reais de aeronaves, nas quais os visitantes podem visualizar em detalhes o seu funcionamento. Também foi inaugurado no andar superior, um pequeno auditório, onde os visitantes podem conhecer, através de vídeos ou palestras, a história da Aviação Naval brasileira.

Vista geral do andar térreo, com destaque para o de Havilland Tiger Moth, avião de treinamento utilizado pela Marinha entre os anos de 1933 a 1941.














107 anos de uma rica e gloriosa história, contada através de uma infinidade de objetos.


Espaço em memória dos que perderam a vida no cumprimento da missão, com destroços de algumas aeronaves acidentadas.


Auditório localizado no andar superior. Uma curiosidade, os assentos foram retirados do Navio Aeródromo A-12 "São Paulo".



Cabine de comando de aeronave AH-11 Super Lynx.



Seção dianteira da aeronave AF-1 Falcão com a matrícula N-1014, exposta no museu. Para os mais atentos a detalhes, o painel de instrumentos aqui mostrado, pertencia originalmente ao AF-1A (modelo biposto) com a matrícula N-1022, exemplar que foi modernizado e atualmente encontra-se em serviço com o Esquadrão VF-1.

Para quem tiver interesse em conhecer o Museu, ele fica localizado no interior da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), próximo ao portão principal de entrada da Base e anexo ao prédio do Comando da Força Aeronaval. Funciona de quarta a sexta-feira, no período de 09h30 às 11h30 e 13h15 às 16h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. A entrada é franca, porém, o visitante deve se identificar na recepção da Base e, por se tratar de uma Repartição Pública, deve ficar atento também à vestimenta, não sendo permitida a entrada com roupas de praia ou trajes curtos. Para mais informações, acesse o website oficial do Museu, clicando no banner abaixo.


Além das aeronaves expostas em torno do Museu, o Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia tem outros três exemplares preservados em suas dependências, um Westland UH-2 Wasp, em frente ao prédio do Esquadrão HU-1, um Bell IH-6 Jet Ranger, localizado defronte ao Esquadrão HI-1 e um McDonnell Douglas AF-1 Falcão, em uma área gramada junto à avenida que leva aos hangares e instalações das Unidades Aéreas.  O interior da Base também apresenta alguns locais que buscam homenagear a Aviação Naval e a memória daqueles que tiveram participação importante na sua criação e desenvolvimento. Tanto as aeronaves quanto as praças e monumentos não estão disponíveis para visitação, podendo ser acesssadas e vistas pelo público, apenas em ocasiões especiais. O site Aviação em Floripa esteve nesses espaços e traz para seus leitores, imagens e informações sobre eles.




AF-1 Falcão, N-1003, exposto em área gramada.




UH-2 Wasp, N-7040 preservado em frente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (Esqd.HU-1), Unidade Aérea que o utilizou. A base do monumento faz referência ao convoo do Contratorpedeiro D-30 "Pernambuco", um dos navios da Marinha em que o helicóptero operava.



IH-6 Jet Ranger II, N-5021, em exposição em frente ao prédio do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (Esqd.HI-1).

Próximo ao portão principal de entrada do Complexo Aeronaval e localizados em frente ao prédio do Comando da Força Aeronaval, existe um Obelisco, inaugurado em 2016, em homenagem aos 100 anos de história da Aviação na Marinha. Ao seu lado, está o Memorial da Aviação Naval, trazendo o nome dos 83 Oficiais e Praças que perderam sua vida em cumprimento do dever. Situada entre os prédios dos Esquadrões HA-1 e HS-1, está a Praça dos Pioneiros, local inaugurado em agosto de 2020, por ocasião dos 104 anos da Aviação Naval, com o objetivo de reverenciar e perpetuar os nomes dos precursores que contribuíram para a implantação e desenvolvimento das Asas da Marinha. Aqui estão eternizados os bustos, a biografia e os feitos do Vice-Almirante Protógenes Pereira Guimarães, Patrono da Aviação Naval; Almirante de Esquadra Renato de Almeida Guillobel; Vice-Almirante Alexandrino Faria de Alencar; Tenente Raymundo Vasconcelos de Aboim; Suboficial Antônio Joaquim da Silva Júnior e; Capitão de Corveta Médico Mário Pontes de Miranda.



Obelisco


Memorial da Aviação Naval

Localização dos dois monumentos. Fonte da imagem: Google Earth





Vista de cima, a Praça dos Pioneiros tem a sugestiva forma de uma âncora. Fonte da imagem: Google Earth

Junto à Praça dos Pioneiros, existe um mural, grafitado com aeronaves pertencentes às distintas fases da Aviação Naval.

Localização de todos os locais que o site Aviação em Floripa visitou para a elaboração desta matéria. Fonte da imagem: Google Earth

O site Aviação em Floripa gostaria de agradecer ao Comando da Força Aeronaval e a sua Assessoria de Imprensa, pela oportunidade dada para a produção desta matéria, permitindo o acesso ao Museu da Aviação Naval em um dia que o local encontrava-se fechado para visitação. Agradecimentos especiais ao Sr. Marco Antônio, pela paciência e boa vontade em nos acompanhar, mostrar e fornecer informações sobre o acervo do Museu.